Indústria da cortiça prepara campanha de 20 milhões
A indústria da cortiça prepara-se para lançar uma campanha de publicidade e promoção num valor calculado em 20 milhões de euros.
Victor Jorge
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A indústria da cortiça prepara-se para lançar uma campanha de publicidade e promoção num valor calculado em 20 milhões de euros, financiada pelo Governo português, utilizando o know-how científico para convencer o público dos benefícios da cortiço.
De Abril de 2010 a Junho de 2011, a Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR) promoverá a cortiça via televisão, rádio, imprensa, feira de vinhos e Internet, revelando Jean-Marie Aracil, porta-voz para a campanha ao decanter.com que “queremos convencer o público com a ajuda de know-how científico”.
A APCOR também irá lançar um programa de reciclagem para as rolhas de cortiça através de uma parceria com restaurantes, supermercados, lojas e unidades de reciclagem.
Dos 20 milhões totais, 12 milhões serão alocados a mercados como o Reino Unido, França, Alemanha, Itália e EUA, possuindo cada país a sua própria campanha, com mensagens comuns de que a cortiça é um produto tradicional, mas inovador e proveniente de uma indústria sustentável.
Os restantes 8 milhões de euros destinam-se à promoção da cortiça como produto utilizável na construção e indústria aeronáutica.
De referir que a cortiça tem imensas aplicações, incluindo solos, design, calçado, indústria automóvel, militar e farmacêutica.
Aliás, a agência Reuters avança com a possibilidade da companhia francesa DynAero, detentora de uma fábrica no Alentejo, avançar com o desenvolvimento de aviões de dois e quatro lugares, utilizando para a construção da aeronave precisamente a cortiça em substituição de outros materiais compósitos nas asas do avião.
No que diz respeito às garrafas e ao sistema de capsulamento, enquanto os sistemas alternativos, nomeadamente as screwcap estão em crescendo, os dados revelam que a cortiça tem vindo a perder quota de mercado.
O decanter.com avança que as receitas da indústria da cortiça atingiram os 2,09 mil milhões de euros, em 2007/2008, dos quais as rolhas de cortiça representaram cerca de 1,7 mil milhões de euros, ou seja, 80%.
Em 2009, o website especializado em vinhos indica que existiam 3,1 mil milhões de screwcaps em todo o mundo, representando um crescimento de 500 milhões por ano.
Estima-se que a quota de mercado para as rolhas de cortiça tenha caída do 90% nos início dos anos 1990 para cerca os actuais 75% . Em 2009, foram vendidas 11,3 mil milhões de unidades, contra 11,7 mil milhões em 2008, correspondendo a uma quebra de 3,5%.