Economia mundial deverá crescer 4% em 2010
De acordo com as contas do Fundo Monetário Internacional (FMI), prevê-se um crescimento mais equilibrado da economia mundial, com os países industrializados a registar uma maior evolução.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Para o conjunto dos países desenvolvidos, o FMI calcula um crescimento de 2,1%, recuperação que contrasta com a previsão de crescimento de 6% para os países em desenvolvimento.
“Não podemos apontar sinais de solidez na procura privada, a não ser nas economias avançadas”, refere o documento do FMI. Não obstante, “reavivou-se o apetite pelo risco, os mercado de crédito variável melhoraram e os mercados de capitais voltaram a funcionar. A estabilidade financeira segue, contudo, fraca em muitas economias avançadas e nalguns mercados emergentes. A prioridade máxima passa por melhorar a saúde do sistema bancário e o crédito”, admite o organismo.
As previsões apontam para que na zona euro a evolução seja positiva em 1%, em 2010, contra os 0,3% calculados no passado mês de Outubro, prevendo-se ainda um crescimento de 1,6%, em 2011.
Entre os grandes países europeus, destaque para os crescimentos previstos para a Alemanha (+1,5%), França (+1,4%), Itália (+1%) e Reino Unido (+1,3%).
Para os EUA, o FMI aumentou, igualmente, as suas estimativas para este ano, passado dos 1,5% de Outubro de 2009 para os 2,7%, avançando com um possível crescimento de 2,4% para 2011.
Já os BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) constituem os países com maior potencial de crescimento. Para a China, o FMI prevê uma evolução de 9 a 10%, em 2010, enquanto para a Índia e Brasil os crescimentos previstos rondem os 7,7% e 4,7%, respectivamente. No caso da Rússia e em função da grave recessão de 2009, o FMI prevê um crescimento de 3,6%.