Orçamento do Ministério da Agricultura aumentou 3,5%
O Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas (MADRP), salientou hoje, Quinta-feira, que o orçamento de 2010 do MADRP teve um “aumento de 3,5%”.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas (MADRP), salientou hoje, Quinta-feira, que o orçamento de 2010 do MADRP teve um “aumento de 3,5%”, ou seja, “se à despesa total consolidada no valor de 1.271,4 milhões de euros somarmos os 848,1 milhões de euros, respeitante a financiamento comunitário, obter-se-á um valor total de 2.119,5 milhões de euros”.
No comunicado, o MADRP esclarece ainda que, “como no Orçamento de 2009 a despesa total consolidada foi de 2.047,4 milhões de euros, facilmente se percebe que a verba para o MADRP não registou um acentuado decréscimo como tem sido comentado”.
No que se refere ao Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC), o MADRP vai dispor para o ano corrente de 200 milhões de euros, o que significa um aumento de 17,6%, destacando que “é a primeira vez, em três anos, que o PIDDAC do MADRP aumenta”.
Quanto ao Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) também terá em 2010 um acentuado reforço – mais 32 milhões de euros, a que corresponde um aumento das verbas disponíveis para comparticipação nacional de 29,6% – permitindo atingir um dos objectivos do MADRP para o presente ano: “fazer com que a taxa de execução do PRODER suba, alavancando um investimento próximo dos 600 milhões de euros de despesa pública”.
Nas pescas, foram destinados 9 milhões de euros de comparticipação nacional para o Programa Operacional de Pesca (PROMAR), o que permitirá, segundo o MADRP, “alavancar um investimento de 58 milhões de euros. No ano passado tal valor era de 1,3 milhões de euros”.