Conselho dos Notáveis
1. O que marcou mais o sector da distribuição moderna em Portugal nos últimos 19 anos? a) A abertura do primeiro hipermercado 45.0% b) A entrada de retalhistas internacionais 5.0% […]
Hipersuper
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
1. O que marcou mais o sector da distribuição moderna em Portugal nos últimos 19 anos?
a) A abertura do primeiro hipermercado 45.0%
b) A entrada de retalhistas internacionais 5.0%
c) A entrada dos discounts 20.0%
d) As Marcas Próprias 30.0%
2. O sector da distribuição moderna acompanhou os mercados mais avançados a nível internacional?
Sim 66.7%
Não 5.0%
Faltou-lhe, no início, a componente tecnológica 5.0%
O que se faz em Portugal é do melhor que se faz em qualquer mercado internacional. 23.3%
3. Qual foi o conceito que melhor se desenvolveu nos últimos anos?
Retalho de base alimentar 34.5%
Retalho de base não alimentar 10.3%
Grossistas 0.0%
Centros Comerciais 55.2%
4. E a nível de formato, qual deles registou um maior e melhor desenvolvimento
Hipermercados 15.0%
Supermercados 30.0%
Discounts 28.3%
Centros Comerciais 26.7%
5. A oferta na distribuição moderna cresceu muito nos últimos anos. Qual considera ser a maior conquista dos distribuidores?
A entrada no negócio dos Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica 5.1%
A exploração directa do negócio dos combustíveis 6.8%
A aposta no comércio electrónico 3.4%
O lançamento da Marca Própria 84.7%
6. A distribuição moderna deve privilegiar o comércio de produtos nacionais?
Sim 31.7%
Não 6.7%
Sim, desde que essa opção não signifique produtos finais mais caros 25.0%
Operamos num mercado livre, pelo que criar barreiras aos produtos internacionais é uma medida perigosa 36.6%
7. A tensa relação entre fabricante e distribuidor no próximo ano vai …?
Manter-se 60.0%
Diminuir 3.3%
Agudizar-se 25.0%
Não há relações tensas entre distribuição e produção 11.7%
8. Qual o factor que mais poderá contribuir para a diferenciação entre marca Própria e Marca de Fabricante?
Qualidade 8.3%
Preço 21.7%
Criatividade/Inovação 65.0%
Tradição/Confiança 5.0%
9. No próximo ano, o ritmo de aberturas de novas lojas vai…?
Ser mais intenso 34%
Diminuir 42.4%
Manter-se igual a este ano 45.8%
Cair. A tendência é para fechar lojas 8.4%
10. Acredita que no próximo ano as lojas com mais de 2.000 m2 vão abrir aos Domingos e Feriados à tarde?
Não 37.3%
Sim 16.9%
No próximo ano não, mas nesta legislatura sim 42.4%
Em Portugal, isso nunca vai acontecer 3.4%
11. No futuro, acha credível a entrada de novos players internacionais no mercado da distribuição moderna em Portugal
Sim 46.7%
Não 30.0%
O mercado português não tem peso para esses players 10.0%
Depende dos formatos 13.3%
12. E a expansão dos operadores nacionais para o exterior?
Não 16.7%
Sim 58.3%
Depende dos mercados: África sim, outros mercados não 20.0%
Não temos em Portugal grupo de retalho com capacidade de expandir-se internacionalmente 5.0%
Fonte: Dados recolhidos e trabalhados pelo Jornal Hipersuper; Universo de 76 pessoas, 60 respostas