Conselho dos Notáveis
A?representatividade das marcas brancas nas grandes superfícies, as exigências dos consumidores face à indústria alimentar e a publicidade comparativa e foram as primeiras questões colocadas ao Conselho dos Notáveis. O?painel […]

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A?representatividade das marcas brancas nas grandes superfícies, as exigências dos consumidores face à indústria alimentar e a publicidade comparativa e foram as primeiras questões colocadas ao Conselho dos Notáveis. O?painel também foi questinado relativamente às primeiras medidas por parte de um novo Executivo o investimento no cluster do Vinho do Porto.
1. As marcas brancas representam um terço das vendas nas grandes superfícies, segundo estimativas da Centromarca.
a) O número reflecte a crise que o País atravessa 6.6%
b) O consumidor aprecia a qualidade das marcas próprias e de acordo com a sua percepção está a fazer uma compra inteligente 31.7%
c) A cifra deve-se ao exagerado poder das marcas da distribuição e do espaço que atribuem às suas próprias marcas nos lineares em detrimento das marcas de fabricante 30%
d) O consumo de marcas brancas tem tendência a aumentar, tal como acontece um pouco por toda a Europa 31.7%
2. Um total de 9 em cada 10 distribuidores espanhóis realiza promoções das suas próprias marcas, conclui o estudo “Observatório de Consumo e da Distribuição Alimentar”, feito em Espanha. Esta estratégia é:
a) Legítima 27.1%
b) Anti-concorrencial 5.1%
c) Igual a tantas outras estratégias de marketing 67.8%
3. Um recente estudo da Ipsos Marketing conclui que são três as exigências que os consumidores esperam que a indústria alimentar cumpra: que os ingredientes sejam frescos, que traga benefícios para a saúde e que as embalagens respeitem o meio ambiente.
a) Estas são, fundamentalmente, as “novas” preocupações dos consumidores 35%
b) Numa altura de profunda crise, é curioso não surgir o item “preço” 48.3%
c) A componente ambiental marcará as preocupações futuras dos consumidores 15%
d) As conclusões parecem indicar que a conveniência e diferenciação do produtos passaram para segundo plano 1.7%
4. Depois da polémica entre o Lidl e Continente, surgiu recentemente a decisão do Instituto Civil da Autodisciplina da Publicidade (ICAP) a dar razão à Centromarca na questão do folheto publicitário do grupo E.Leclerc intitulado “Compare e poupe com a marca Guia” [marca própria do grupo retalhista].
a) A publicidade comparativa é vantajosa para o consumidor 15%
b) Desde que compare os mesmos produtos, a publicidade comparativa deve ser autorizada 33.3%
c) Os preços na publicidade comparativa estão sujeitos a campanhas, distorcendo, assim, a ética da publicidade e induzindo o consumidor em erro 43.3%
d) A publicidade comparativa não deveria ser autorizada 8.4%
5. A pouco mais de 15 dias das eleições legislativas, quais deverão ser as primeiras medidas do novo Executivo a nível económico?
a) Combate ao desemprego 43.1%
b) Apoio à exportação 8.6%
c) Apoio às PME 46.5%
d) Políticas sociais 1.8%
6. O Cluster dos Vinhos do Douro, que nasceu há cerca de um mês, tem 4,8 milhões para investir no Douro. Quais deverão ser as áreas prioritárias de actuação:
a) Aumentar qualidade dos vinhos 16.7%
b) Diminuir custos de produção para aumentar competitividade 28.3%
c) Apostar na investigação e desenvolvimento 45%
d) Dinamizar a cultura ecológica 10%