Garland amplia certificação ambiental aos centros logísticos de Gaia e Aveiro
O Grupo conta com cinco centros logísticos com a norma ambiental internacional ISO 14001.

Hipersuper
Oreo cria campanha que oferece passes aos adeptos de futebol
MO reabre loja em São Félix da Marinha com novo design
Vinalda integra Ginja de Óbidos Oppidum no portefólio
Nivea e Cruz Vermelha Portuguesa unidas pela proteção solar das crianças nas escolas
Empresas reforçam aposta em IA: 86% já têm orçamento dedicado à tecnologia em 2025
Garland amplia certificação ambiental aos centros logísticos de Gaia e Aveiro
Trilho Saloio vende olival e concentra investimento na produção de nozes portuguesas
“Partilha uma Coca-Cola” regressa com mais nomes e foco na Geração Z
Campanhas do Continente e da Wells premiadas a nível internacional
RECAPS alarga aos Açores o seu sistema para reciclagem de cápsulas
Grupo Garland alcança um novo marco no seu percurso de sustentabilidade ao ampliar a certificação ambiental aos Centros Logísticos de Gaia (1 e 2) e de Aveiro (1). A mais recente auditoria combinada aos Sistemas de Gestão Integrados, abrangendo os referenciais ISO 9001 (qualidade) e ISO 14001 (ambiente), permitiu avaliar simultaneamente os dois sistemas e confirmar a maturidade e consistência dos processos implementados pela empresa.
Com este alargamento, a Garland passa a contar com cinco centros logísticos certificados segundo a norma ISO 14001, reforçando o seu compromisso com praticas logísticas ambientalmente responsáveis, informa o grupo.
Segundo Hugo Caraslindas, diretor de Infraestruturas, Sustentabilidade e Operações do Grupo Garland, “a integração das auditorias trouxe ganhos operacionais e estratégicos significativos, permitindo otimizar recursos, reduzir custos e consolidar uma cultura organizacional focada na sustentabilidade”. Para além disso, “esta conquista demonstra o esforço coletivo da Garland em evoluir continuamente, alinhando a nossa operação com os mais exigentes padrões internacionais de qualidade e ambiente”, acrescentou.
A Garland conta já com a certificação IFS Logistics, que assegura elevados padrões de segurança e qualidade na armazenagem e transporte de produtos alimentares, e foi reconhecida com a certificação ‘Coração Verde’, atribuída pela LIPOR, pelas boas práticas ambientais. No âmbito do seu compromisso ambiental, a empresa criou a Floresta Garland em parceria com a plataforma Tree-Nation, que permitiu compensar as emissões através da plantação de arvores.
Em paralelo, os resultados do projeto de reciclagem nos centros logísticos evidenciam uma redução nos consumos de energia e água, menor produção de resíduos, diminuição das emissões de CO₂ e uma aposta na economia circular, com a reutilização de materiais como papel siliconado e cintas de PP e PET.
A Garland tem metas ambientais bem definidas para os próximos anos, como a eliminação total da frota de ligeiros movida a combustíveis fosseis (atualmente 85% da frota já é híbrida ou elétrica), a otimização dos consumos energéticos e hídricos, o aumento da taxa de reciclagem e o reforço das respostas a emergências ambientais