CAP leva comitiva de produtores à Vinexpo America
CAP e produtores nacionais consideram importante esta missão empresarial para promover o vinho português neste mercado. Estarão presentes 12 empresas nacionais.

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A Confederação dos Agricultores de Portugal regressa este ano às ações de promoção do vinho português no exterior e a primeira missão acontece já a 7 e 8 de maio. A comitiva organizada pela CAP é formada por 12 empresas portuguesas e vai marcar presença na Vinexpo America, feira que reúne os principais produtores mundiais de vinho e realiza-se no Miami Convention Center.
A iniciativa de promoção internacional do setor vitivinícola português no mercado norte-americano já estava prevista e agendada antes da eleição de Donald Trump e decorre “num clima de grande perturbação no mercado, com o anúncio de aplicação de tarifas pelos Estados Unidos”, destaca a CAP num comunicado.
Adega Cooperativa de Silgueiros, Barcos Wines, Casa Santos Lima, Caves da Montanha, DFJ Vinhos, Herdade Paço do Conde, Manuel Costa e Filhos, Mateus e Sequeira Vinhos, Quinta de São Sebastião, Quinta do Cume, Quinta dos Avidagos e Vallegre são empresas que compõem a comitiva nacional.

“Trata-se do principal mercado de exportação extracomunitário para o setor vinícola português”, sublinha Luís Mira, secretário-geral da CAP.
De acordo com Luís Mira, secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal, que acompanha esta missão, “a opinião unânime da CAP e da delegação portuguesa, apesar do anúncio de aumento de tarifas para os vinhos e da enorme incerteza que existe, foi a de manter esta missão empresarial”.
“Afinal, trata-se do principal mercado de exportação extracomunitário para o setor vinícola português. Os Estados Unidos são um mercado com uma enorme dimensão e, mesmo num contexto de potencial subida das taxas, há que compreender a margem que existe para os vinhos portugueses se manterem, e até conquistarem, se possível, quota neste mercado. São apreciados e têm procura por parte dos consumidores norte-americanos, pelo que é essencial que continuemos a estar presentes e a promovê-los nesta geografia”, defende.
Nos últimos anos, a CAP tem organizado diversas ações de promoção internacional do vinho português em variadas geografias mundiais, seja no aprofundamento das relações comerciais em mercados maduros, como é o caso dos Estados Unidos, seja na procura de novas oportunidades de negócio em mercados ainda pouco consolidados, nomeadamente no continente asiático. Na próxima semana, uma nova comitiva de produtores vitivinícolas liderada pela CAP dará a provar o vinho português em Hong Kong, Tailândia, Malásia e Singapura, avança a confederação.