Crédito: Nielsen
Ajustar a oferta, reforçar entregas e capacitar equipas: estratégias do retalho para o Natal
A análise é da Manpower, que apontou estas três estratégias como fundamentais na preparação das empresas de retalho para a época de Natal.
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O aumento significativo na procura iniciou-se com a Black Friday e a Cyber Monday, tendencialmente épocas de maior consumo: em 2023, as vendas globais durante a Black Friday e Cyber Monday aumentaram 6% em relação ao ano anterior, segundo dados da Salesforce, citados pela Manpower, que aponta três estratégias para ajudar os retalhistas a responder da melhor forma às exigências sazonais.
Analisar vendas anteriores e ajustar a oferta
“Analisar o desempenho de períodos anteriores, como a Black Friday ou o Natal do ano passado, ajuda as empresas a identificar estratégias eficazes e necessidades de melhoria. Com base nestes dados, os retalhistas podem otimizar as suas abordagens, focando-se em produtos e estratégias de elevado desempenho”, aponta a Manpower. Ao mesmo tempo, as empresas de retalho alimentar devem também preparar-se para fazer ajustes nas suas estratégias, “com base nos dados de vendas e acompanhando os níveis de stock em tempo real”. “Desta forma podem responder prontamente a mudanças na procura e garantir uma comunicação mais clara com o cliente sobre a disponibilidade dos produtos, melhorando a experiência de compra”, acrescenta.
Reforçar as operações de entrega
Com o aumento do volume de encomendas, “é necessário que as empresas de retalho otimizem a logística de entregas, desenvolvendo planos de contingência para lidar com potenciais interrupções e mantendo uma comunicação clara com parceiros de expedição e com os seus clientes”. O objetivo é garantir entregas atempadas e fiáveis é fundamental para responder às elevadas expectativas dos clientes nesta época, evitando atrasos e assegurando um serviço de qualidade.
Prontidão operacional e capacitar as equipas
A preparação das equipas de logística, de loja e de serviço ao cliente “é essencial para os retalhistas conseguirem responder eficazmente à procura elevada”. “Neste contexto, garantir uma operação preparada para contingências, através de um planeamento contínuo, da antecipação do recrutamento e do reforço das equipas, vem permitir maior agilidade na resposta, sobretudo tendo em conta que durante estes períodos a procura por talento qualificado aumenta”, defende a Manpower. Neste sentido, a aposta em serviços de recrutamento temporário “poderá ajudar a tornar este processo mais eficiente, contribuindo para garantir equipas corretamente dimensionadas e formadas, capazes de ajudar a maximizar os resultados desta temporada”.