Pinhais revive a história da indústria conserveira com lançamento de um garfo de sardinhas
Para a Pinhais, este é “um objeto que representa uma memória culinária e que combina a elegância da tradição com o design atual”.
Hipersuper
Sociedade Ponto Verde tem novos ecobags feitos de plástico marinho
“A transição para uma produção neutra exige enormes investimentos”
Campanha de Natal da Missão Continente angariou 1,5 milhões de euros
ERP Portugal quer portugueses a reciclar mais pilhas até ao final do ano
Burger King Portugal e EDP instalam 180 pontos de carregamento elétrico em todo o país
Baoli alarga portefólio com o novo modelo KBP 14-20
Feliz natal
Mercadona sobe salários de todos os colaboradores em 8,5% em 2025
Lusifrota garante 3,4 M€ de euros para projeto de automatização de transportes
Vendas nos Centros Comerciais cresceram 31,5% em relação a 2023
A Pinhais, centenária conserveira de Matosinhos e casa da Nuri, marca de conservas para o mercado internacional, apresenta o novo garfo de sardinha Nuri, “um objeto que representa uma memória culinária e que combina a elegância da tradição com o design atual”, como define a empresa.
O garfo de sardinha tem uma história rica que remonta à ascensão da indústria conserveira no século XIX. Com a popularidade do peixe enlatado, surgiu no início do século passado a necessidade de um utensílio especial: um garfo delicadamente trabalhado que pudesse retirar as frágeis sardinhas das latas sem as partir ou derramar o azeite. “Através do Garfo de Sardinhas Nuri vai ser possível sentir o sabor da história, fazendo com que cada refeição seja uma experiência gastronómica única. Esta é uma peça de particular beleza e elevada qualidade, criada para durar gerações e que honra tanto as antigas tradições como a modernidade e alegria de uma refeição requintada”, sublinha Patrícia Neves de Sousa, Global Brand & Business Development of Nuri Design.
O desenho do Garfo de Sardinha Nuri presta homenagem à cidade portuária de Matosinhos e faz homenagem à forma do tridente de Neptuno. É ainda decorado com os símbolos característicos da Nuri, como uma sardinha e um piripíri. A autoria é do designer Felix Muhrhofer, e é fabricado pela Herdmar, uma empresa familiar de Guimarães, produtora de cutelaria de mesa e com um legado de fino artesanato e louça exclusiva. Já está à venda no Museu-Vivo da Pinhais em Matosinhos, na loja Nuri de Viena (Áustria), e na boutique online, estando disponível em dois formatos: uma elegante caixa com um único garfo ou um conjunto com dois garfos, acompanhados de uma lata Nuri de Sardinhas em Azeite Picante.
Fundada em 1920, a Pinhais cresceu ao longo do último século mantendo-se fiel a um método tradicional de produção de conservas, que se mantém inalterado e garante a mais elevada qualidade e sabor aos seus produtos. Símbolo da indústria conserveira de Matosinhos, exporta atualmente para todo o mundo 90 por cento da sua produção e tem na NURI, a sua marca para o mercado de exportação. Em 2021 criou o Conservas Pinhais Factory Tour, um museu-vivo pioneiro, que visa preservar o legado da indústria conserveira para as gerações futuras.