Pinhais revive a história da indústria conserveira com lançamento de um garfo de sardinhas
Para a Pinhais, este é “um objeto que representa uma memória culinária e que combina a elegância da tradição com o design atual”.
Hipersuper
Grupo Totalmédia adota a marca Rhenus Logistics
Tetley lança passatempo em parceria com a SMEG
Bricomarché reconhecido como Marca Recomendada 2025
Nova máquina Super Bock à Pressão para uma cerveja em qualquer lugar
Salsa amplia presença na Índia
EcoX é a vencedora do SME EnterPRIZE e vai representar Portugal na final europeia da competição
Sophos completa aquisição da Secureworks
“Os CTT estão posicionados em toda a cadeia de comércio eletrónico”
24 empresas e organizações portuguesas na Fruit Logistica
Guylian lança caixa em forma de coração para o Dia dos Namorados
A Pinhais, centenária conserveira de Matosinhos e casa da Nuri, marca de conservas para o mercado internacional, apresenta o novo garfo de sardinha Nuri, “um objeto que representa uma memória culinária e que combina a elegância da tradição com o design atual”, como define a empresa.
O garfo de sardinha tem uma história rica que remonta à ascensão da indústria conserveira no século XIX. Com a popularidade do peixe enlatado, surgiu no início do século passado a necessidade de um utensílio especial: um garfo delicadamente trabalhado que pudesse retirar as frágeis sardinhas das latas sem as partir ou derramar o azeite. “Através do Garfo de Sardinhas Nuri vai ser possível sentir o sabor da história, fazendo com que cada refeição seja uma experiência gastronómica única. Esta é uma peça de particular beleza e elevada qualidade, criada para durar gerações e que honra tanto as antigas tradições como a modernidade e alegria de uma refeição requintada”, sublinha Patrícia Neves de Sousa, Global Brand & Business Development of Nuri Design.
O desenho do Garfo de Sardinha Nuri presta homenagem à cidade portuária de Matosinhos e faz homenagem à forma do tridente de Neptuno. É ainda decorado com os símbolos característicos da Nuri, como uma sardinha e um piripíri. A autoria é do designer Felix Muhrhofer, e é fabricado pela Herdmar, uma empresa familiar de Guimarães, produtora de cutelaria de mesa e com um legado de fino artesanato e louça exclusiva. Já está à venda no Museu-Vivo da Pinhais em Matosinhos, na loja Nuri de Viena (Áustria), e na boutique online, estando disponível em dois formatos: uma elegante caixa com um único garfo ou um conjunto com dois garfos, acompanhados de uma lata Nuri de Sardinhas em Azeite Picante.
Fundada em 1920, a Pinhais cresceu ao longo do último século mantendo-se fiel a um método tradicional de produção de conservas, que se mantém inalterado e garante a mais elevada qualidade e sabor aos seus produtos. Símbolo da indústria conserveira de Matosinhos, exporta atualmente para todo o mundo 90 por cento da sua produção e tem na NURI, a sua marca para o mercado de exportação. Em 2021 criou o Conservas Pinhais Factory Tour, um museu-vivo pioneiro, que visa preservar o legado da indústria conserveira para as gerações futuras.