Edição digital
PUB
Alimentar

Bacalhau: tradição, inovação e estratégias para este natal

O bacalhau é rei na mesa de Natal. Quais são as tendências que moldam o consumo de bacalhau? Como é que as marcas se preparam para responder à crescente procura nesta época festiva?

Ana Rita Almeida
Alimentar

Bacalhau: tradição, inovação e estratégias para este natal

O bacalhau é rei na mesa de Natal. Quais são as tendências que moldam o consumo de bacalhau? Como é que as marcas se preparam para responder à crescente procura nesta época festiva?

Sobre o autor
Ana Rita Almeida
Artigos relacionados
“A transição para uma produção neutra exige enormes investimentos”
Entrevista
Campanha de Natal da Missão Continente angariou 1,5 milhões de euros
Retalho
ERP Portugal quer portugueses a reciclar mais pilhas até ao final do ano
ESG
Burger King Portugal e EDP instalam 180 pontos de carregamento elétrico em todo o país
Retalho
Baoli alarga portefólio com o novo modelo KBP 14-20
Logística
Feliz natal
Hipersuper
Mercadona sobe salários de todos os colaboradores em 8,5% em 2025
Retalho
Lusifrota garante 3,4 M€ de euros para projeto de automatização de transportes
Logística
Vendas nos Centros Comerciais cresceram 31,5% em relação a 2023
Retalho
Adega de Palmela comemora no próximo ano 70 anos com evento especial
Bebidas

Por detrás do prato de eleição da Consoada, há um mercado dinâmico e desafiante, marcado por oscilações de preços, preocupações com a sustentabilidade e novas exigências dos consumidores. Quais são as tendências que moldam o consumo de bacalhau? Como é que as marcas se preparam para responder à crescente procura nesta época festiva? Paulo Amaral, corporate product director-coldfish da Brasmar Group, João Feteira, diretor comercial da Caxamar, Joselito Lucas, administrador da Lugrade e Ricardo Alves, administrador da Riberalves, respondem.

Inovação e oferta diversificada

O Natal é tradicionalmente a época de maior procura de bacalhau em Portugal, e a Caxamar, empresa de referência no sector, prepara-se para responder a este aumento com uma estratégia robusta e inovadora. Em declarações ao Hipersuper, João Feteira, diretor comercial da Caxamar, revelou que a empresa prevês “uma procura robusta e antecipada de bacalhau durante esta época natalícia, um período em que o nosso produto assume um papel preponderante nas tradições festivas portuguesas”.

Para responder a esta elevada procura, a empresa implementou “uma estratégia de reposição de stock com uma considerável antecedência, assegurando a disponibilidade necessária para satisfazer as exigências dos nossos clientes”. Além disso, a Caxamar investiu em novas referências de produto, adaptadas às preferências dos consumidores, com foco em inovação. “Destacamos o nosso novo Lombo de Bacalhau com Cachaço de 1,1 kg, o produto estrela para a mesa de Natal dos portugueses”, disse João Feteira. Este produto distingue-se, segundo o responsável, “não apenas pela sua grandiosidade, mas também pelo seu sabor marcante, convertendo-se num elemento distintivo na mesa na noite de Natal e evocando a magia intrínseca desta época festiva”.

Num mercado altamente competitivo, a empresa portuguesa reforçou a sua estratégia de comunicação. “Este ano, a Caxamar aposta numa estratégia de comunicação abrangente, reforçando a presença em diversos pontos de venda, outdoors, redes sociais e, de forma especial, numa campanha televisiva com o Chef Rui Paula”, afirmou João Feteira.

O foco na qualidade e autenticidade dos produtos é central para a marca. “Com um leque mais alargado de opções, garantimos que cada cliente encontra o bacalhau ideal, especialmente ‘para quem gosta mesmo de bacalhau’ e aprecia o sabor autêntico que só a Caxamar oferece”, sublinhou o diretor comercial.

Acompanhando as tendências emergentes, João Feteira confirma que a Caxamar que há um interesse crescente por novas formas de cozinhar o bacalhau e por receitas inovadoras. “Em resposta a esta tendência, lançámos uma gama de produtos que permite aos consumidores explorar novas receitas e sabores, mantendo a autenticidade do bacalhau Caxamar”, referiu João Feteira. Entre as novidades estão “ovas de bacalhau, samos, línguas e bochechas, prontas a cozinhar”, produtos que refletem a versatilidade e a inovação da marca.

Esta diversificação de portefólio demonstra o compromisso da empresa fundada por Manuel Mendes Bastos em 1989, em “assegurar que a nossa oferta se adapta aos gostos contemporâneos, proporcionando aos nossos clientes a versatilidade e qualidade que esperam de uma marca de confiança”, concluiu João Feteira.

Brasmar aposta em edição especial e qualidade premium

A Brasmar Group, referência na comercialização de bacalhau e outros produtos do mar, responde ao aumento da procura com uma oferta diversificada e uma estratégia de comunicação multicanal. Em declarações ao Hipersuper, Paulo Amaral, corporate product director – codfish da Brasmar Group, afirma que “as expectativas mantêm-se elevadas, já que o bacalhau é um produto tradicionalmente associado à consoada, em Portugal”.

Segundo Paulo Amaral, a empresa tem verificado que “o bacalhau seco regista uma procura acentuada nesta época, enquanto o bacalhau demolhado mantém um consumo constante ao longo do ano”. Para garantir a satisfação dos consumidores, a Brasmar reforçou os seus stocks, com uma especial atenção às opções premium que, como destaca o responsável, “ganham especial destaque durante a época festiva”.

Para se destacar num mercado competitivo, a Brasmar aposta numa estratégia de comunicação focada em tradição e qualidade superior. “Estamos a apostar numa comunicação multicanal e focada na nossa Edição Especial de 2024, disponível em lojas da Brasmar – Trofa e Famalicão – e em superfícies comerciais selecionadas”, explica Paulo Amaral.
Esta edição especial inclui “variedades de origem Faroé – o Bacalhau Salgado Seco Jumbo e os Lombos de Bacalhau Demolhado – e o emblemático Bacalhau Cura Amarela Salgado Seco”, revelou. Estes produtos, segundo o responsável, são promovidos com destaque para o método de cura superior a 12 meses, que “garante lascas consistentes e suculentas”. Esta abordagem reforça o compromisso da marca com “os apreciadores que procuram tradição e um sabor premium na época natalícia”.

A Brasmar também tem acompanhado a evolução dos hábitos de consumo e as novas tendências gastronómicas. Paulo Amaral refere que há “um interesse crescente por receitas inovadoras e formas alternativas de preparar bacalhau”. Para responder a esta procura, a empresa introduziu, na sua Edição Especial de 2024, duas novas referências face ao ano anterior. “Incluímos uma de bacalhau demolhado, que responde à procura por conveniência e praticidade, especialmente valorizada pelas gerações mais jovens”, destaca.

Para complementar esta oferta, a Brasmar investiu na criação de conteúdos que apelam à inovação na cozinha. “Desenvolvemos conteúdos com sugestões de receitas contemporâneas, criativas e práticas, que destacamos tanto no nosso site como nas redes sociais”, afirma Paulo Amaral, sublinhando o papel crescente da digitalização na interação com os consumidores.

Lugrade aposta na tradição, inovação e parcerias de excelência

O Natal é uma época de grande significado para a Lugrade, empresa especializada em bacalhau de cura prolongada, que se prepara para responder à procura elevada de consumidores nacionais e internacionais. Joselito Lucas, administrador da Lugrade, destaca ao nosso jornal que “nesta época do ano o consumidor nacional procura sempre o melhor e maior bacalhau. É assim todos os anos, este não será exceção”.

A Lugrade tem registado uma procura particularmente acentuada por produtos premium, como o “Especial da Islândia Vintage – 20 meses de cura” ou o “Especial da Islândia Seleção Chef Diogo Rocha – 9 meses de cura”. Entre as preferências dos consumidores também se destaca o “Especial Jumbo da Noruega Magnus – 6 meses de cura”, que, segundo Joselito Lucas, “se caracteriza pelos seus lombos extra generosos”.

Para responder a esta procura, a Lugrade apostou numa preparação cuidadosa e antecipada. “Preparamo-nos efetivamente durante o ano para ter capacidade de resposta às solicitações dos clientes no último trimestre do ano. Tivemos as nossas câmaras cheias, graças à boa rede de fornecedores. Mas quando os exemplares de maior cura ou calibre começam a escassear, não há nada a fazer! Não podemos ligar uma máquina para produzir bacalhau de calibres superiores, a nossa máquina é o oceano e não é programável! Felizmente!”, explica o administrador.

A empresa de Coimbra tem uma abordagem abrangente e diversificada na sua comunicação, adaptando-se à concorrência e às exigências de diferentes públicos. “O nosso maior investimento comercial é nas feiras internacionais do nosso sector. Neste momento comercializamos o nosso produto em todos os continentes, portanto a nossa presença em algumas destas feiras é quase ‘obrigatória’!”, afirma.

No mercado interno, a marca aposta numa forte presença online e em parcerias com figuras públicas, como Hugo Van Der Ding e Falso Tacho. “Mantemos ainda parcerias digitais com alguns dos melhores nomes da atualidade”, acrescenta. Contudo, a tradição também permanece um eixo importante da comunicação: “Mantemos esse registo nos nossos órgãos de comunicação social tradicionais a nível nacional, através de diferentes canais de rádio e imprensa escrita”. A Lugrade reforçou ainda a visibilidade com campanhas de rua, “em outdoors nas principais vias de circulação do nosso país”.

Para responder à procura por novas formas de cozinhar o bacalhau, a Lugrade aposta na parceria com o Chef Diogo Rocha, embaixador da marca. Joselito Lucas destaca a experiência do chef, afirmando que “para além de ser um dos melhores Chefs da atualidade, ter Estrelas Michelin Vermelha e Verde (da Sustentabilidade) e ser jurado de conceituados programas de gastronomia, ele é um dos melhores conhecedores de bacalhau”.

O Chef Diogo Rocha tem desempenhado um papel central na inovação culinária da Lugrade, criando “receitas inovadoras, reinventando receitas tradicionais e adaptando-as a públicos iniciantes”. Em colaboração com a marca, desenvolveu até “um livro de receitas direcionado ao público infantil e juvenil”.

Além disso, a Lugrade promove showcookings, divulga receitas através dos seus meios digitais e cria reels para alcançar públicos mais jovens. Joselito Lucas frisa a importância de ensinar o básico antes de inovar: “O público de facto vai procurando receitas inovadoras, mas antes de chegar a esse nível é importante começarem pelo mais básico, como o simples ato de bem cozer o bacalhau. E aí também temos a intervenção do nosso Chef Diogo Rocha, com as suas úteis dicas de como demolhar, conservar e cozer bacalhau”.

Consolidar liderança no Natal

O Natal é um período de grande importância para a Riberalves. Ricardo Alves, administrador da Riberalves, sublinha ao Hipersuper que as expetativas para esta época são “as melhores”, lembrando que “o Bacalhau assume um papel ainda mais central na mesa dos portugueses”.


Apesar do aumento da matéria-prima nos últimos anos, Ricardo Alves refere que esta época continua a representar “cerca de 30% das vendas”, mantendo-se um consumo estável. Para garantir a qualidade esperada pelos consumidores, a Riberalves prepara-se com antecedência. “Começamos a preparar o Natal muito cedo, com mais de um ano de antecedência, quando iniciamos o processo produtivo com a cura portuguesa, para que tenhamos agora no mercado o melhor bacalhau, de longa maturação no sal, com a qualidade e sabor que os portugueses tanto valorizam”, explica.

Entre as novidades, o administrador destaca “a caixa familiar de Natal, com 12 meses de cura” e a nova linha Iguarias, que inclui “Cachaços, Bochechas, Línguas e Ovas de Bacalhau”. Esta diversificação de produtos visa proporcionar “a melhor e mais completa experiência do bacalhau”.

A Riberalves reforçou a sua estratégia de comunicação nesta época, com uma campanha que visa destacar a praticidade do Bacalhau Pronto a Cozinhar. “Damos ainda mais visibilidade à nossa mais recente campanha, que vem destacar que, com o Bacalhau Riberalves, é fáááácil!”, afiança Ricardo Alves.

O foco está na promoção do Bacalhau Pronto a Cozinhar, já demolhado e disponível em diversas referências, garantindo praticidade e qualidade tanto para celebrações como para o dia-a-dia. “A demolha e o Bacalhau Salgado Seco são passado. Com o Bacalhau Pronto a Cozinhar, temos uma refeição deliciosa e saudável, baseada numa proteína de origem 100% selvagem, feita numa questão de minutos”, explica.

A campanha utiliza uma abordagem transversal, com presença em tv, digital, out of home e, sobretudo, no ponto de venda, onde promotoras ajudam a desmistificar a compra e confeção do produto. Ricardo Alves destaca também o esforço da marca para atrair públicos mais jovens: “O nosso foco está na transferência de consumidores do bacalhau seco para o congelado e na captação do público mais jovem para a categoria. E, nesse sentido, nas redes sociais as nossas campanhas chegam inclusivamente ao TikTok”.

O bacalhau mantém-se como símbolo da consoada, mas também como uma opção versátil para o dia-a-dia, segundo Ricardo Alves. “O Bacalhau é a celebração da Consoada, mas também pode ser a salada ou a marmita do dia-a-dia. Garante sabor, é saudável, 100% selvagem e rico em proteína”, afirma.

A Riberalves aposta na reinvenção constante, tanto em produtos como em receitas. “Partilhamos nas nossas redes sociais novos vídeos que inspiram sabor e simplicidade. E dicas, também em torno da confeção, alertando por exemplo para a questão da cozedura, onde ainda se cometem muitos erros”, explica, acrescentando que um lombo congelado “precisa apenas de dez minutos depois de iniciar fervura e o bacalhau fica sempre perfeito”.

O site da marca é atualizado mensalmente com novas receitas e conteúdos criativos, reforçando a missão de “levar sabor, saúde e ideias facilitadoras ao dia-a-dia dos portugueses”. Ricardo Alves conclui que, “a ideia de que existem 1001 receitas de bacalhau talvez seja modesta, porque a reinvenção é permanente”.

Este artigo foi publicado na edição 428

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Artigos relacionados
“A transição para uma produção neutra exige enormes investimentos”
Entrevista
Campanha de Natal da Missão Continente angariou 1,5 milhões de euros
Retalho
ERP Portugal quer portugueses a reciclar mais pilhas até ao final do ano
ESG
Burger King Portugal e EDP instalam 180 pontos de carregamento elétrico em todo o país
Retalho
Baoli alarga portefólio com o novo modelo KBP 14-20
Logística
Feliz natal
Hipersuper
Mercadona sobe salários de todos os colaboradores em 8,5% em 2025
Retalho
Lusifrota garante 3,4 M€ de euros para projeto de automatização de transportes
Logística
Vendas nos Centros Comerciais cresceram 31,5% em relação a 2023
Retalho
Adega de Palmela comemora no próximo ano 70 anos com evento especial
Bebidas
Entrevista

“A transição para uma produção neutra exige enormes investimentos”

Na indústria do vidro de embalagem, a mudança para energias verdes renováveis e a crescente incorporação de vidro reciclado na produção das novas embalagens, são algumas das medidas importantes para a meta de produção totalmente neutra em carbono, até 2050, avança Beatriz Freitas, secretária-geral da AIVE.

O setor do vidro de embalagem tem como meta a produção totalmente neutra em carbono até 2050. Que investimentos tem feito a indústria vidreira de embalagens para alcançar esse objetivo?
A indústria já percorreu, um longo caminho na descarbonização da sua produção. Atualmente, consome 70% menos energia, emite 50% menos CO2 e as embalagens de vidro são 30% mais leves, do que há cinquenta anos. No entanto, são necessárias agora mudanças significativas, com desafios estruturais e tecnológicos associados, para atingir o objetivo de zero emissões de carbono.
A transição para uma produção neutra em termos climáticos exige enormes investimentos, tanto de capital como operacionais e o apoio financeiro do setor público são, por conseguinte, imprescindíveis para apoiar a indústria a implantar as novas tecnologias inovadoras e assim ser possível cumprir os objetivos de descarbonização para 2050 estabelecidos pela Lei do Clima da UE.
A redução e otimização do seu consumo energético e a mudança para energias verdes renováveis, assim como a redução da utilização de matérias-primas virgens, aumentando a incorporação de vidro reciclado na produção das novas embalagens – para reduzir os impactos ambientais globais e os custos associados ao fabrico das embalagens de vidro – é sem dúvida o caminho para até 2050, a indústria do vidro de embalagem transformar a sua produção e oferecer soluções de embalagem totalmente neutras em termos de carbono, para além de totalmente circulares.

O que é o RODIV2050?
O Roteiro para a Descarbonização do Vidro em Portugal (RODIV2050), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é um projeto liderado pela AIVE, com o apoio de consultores externos, com o objetivo de divulgar potenciais estratégias e tecnologias que possam contribuir para a redução das emissões de GEE associadas à produção de vidro, alinhando assim este setor com as metas de neutralidade carbónica estabelecidas pela União Europeia para 2050.
Este roteiro visa alavancar a descarbonização da indústria do vidro e promover uma mudança na utilização dos recursos, através da  promoção de um conjunto de ações que vão desde a identificação de áreas de melhoria, de trajetórias custo-eficazes de redução de emissões e identificação de soluções tecnológicas de baixo carbono, bem como a promoção da economia circular, através da reciclagem das embalagens de vidro usadas e a utilização de biocombustíveis como o hidrogénio verde ou o biometano, promovendo a inovação em áreas que conduzam esta indústria às metas da neutralidade carbónica mas ainda posicionar o setor vidreiro nacional como um líder em práticas sustentáveis, promovendo uma indústria mais sustentável e preparada para os desafios futuros.
De uma forma clara serão apresentados também os vários desafios estruturais e tecnológicos com que este setor industrial se depara, desde a implementação de soluções tecnológicas para o uso de energias verdes, alternativas aos combustíveis fósseis, não só nos fornos, mas nos demais equipamentos do processo, que ainda requer investimentos avultados em infraestruturas e redes de distribuição; até ao aumento dos níveis de recolha das embalagens de vidro usadas para reciclagem, atualmente insuficientes para suprir as necessidades de uma produção mais sustentável, quando Portugal é líder europeu, na produção de vidro de embalagem per capita.


Reciclado infinitamente sem perder propriedades

Beatriz Freitas assegura que há poucos materiais tão circulares como o vidro de embalagem e que a sua indústria orgulha-se de produzir “embalagens, saudáveis, reutilizáveis e infinitamente recicláveis em circuito fechado”. “O vidro é um material permanente, o que significa que pode ser reciclado infinitamente sem perder nenhuma propriedade ou matéria constituinte” e as suas embalagens “são as únicas que garantem, não só todo o sabor e odor, como a qualidade e características originais dos produtos, independentemente do número de vezes que é reciclado”, assegura.

Apesar disso, a secretária-geral da AIVE lamenta que tenha um valor ainda não entendido por todos. “De acordo com os últimos dados oficiais (Eurostat), em Portugal foram recicladas 55% de todas as embalagens de vidro usadas em 2021 e todo esse vidro foi utilizado para fazer novas embalagens de vidro”, sublinha. Para que Portugal atinja níveis de reciclagem semelhantes aos de outros países europeus, precisa de “mais infraestruturas adequadas para a recolha deste material no canal Horeca, proliferação de vidrões e uma aposta na educação para a reciclagem”, alerta.

Artigo publicado na edição 428

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Retalho

Campanha de Natal da Missão Continente angariou 1,5 milhões de euros

A campanha de Natal da Missão Continente angariou 1,5 milhões de euros, o valor mais alto de sempre desta iniciativa. O Continente agradece a todos os clientes “que contribuíram para o tremendo êxito desta angariação, que vai ajudar mais de 750 instituições locais, distribuídas por todo o país”.

A campanha de Natal da Missão Continente angariou 1,5 milhões de euros para apoiar pessoas e animais em situação de desamparo, iniciativa que vai ajudar mais de 750 instituições locais, distribuídas por todo o país.

O Continente enaltece toda a iniciativa e o envolvimento de todos os clientes, avançando que as lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia vão entregar, já em janeiro, o valor angariado às instituições locais de proximidade associadas ao projeto, em Cartão Dá Apoio, para que possam garantir a aquisição de bens alimentares a pessoas e animais em situação de desamparo, seja alimentar, financeiro, social ou psicológico.

Durante a campanha ‘Quando ajudamos, todos recebem mais’, os clientes tiveram a oportunidade de selecionar a causa que mais admiram, produzindo um impacto direto na sua comunidade. A angariação teve início a 1 de novembro de 2024 e deu origem ao maior movimento de apoio às comunidades em Portugal, angariando o valor mais elevado entre todas as campanhas de Natal da Missão Continente.

Além da compra de vales nas lojas Continente, os clientes podiam também optar por fazer as doações através do Continente Online e da app Cartão Continente. Nestes dois casos, o valor total angariado será partilhado, equitativamente, entre todas as instituições, garante o Continente em comunicado de imprensa.

Através das mais de 750 instituições locais integradas nesta iniciativa, serão alcançados cerca de 80 mil pessoas e 20 mil animais, refere ainda. “Todas as instituições foram recomendadas pela ENTRAJUDA, para garantir que o apoio chega mesmo onde é preciso”, acrescenta.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

ERP Portugal quer portugueses a reciclar mais pilhas até ao final do ano

A ERP Portugal, enquanto Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Baterias (RB) lançou o desafio aos portugueses: “o problema nacional já não é novo, mas continua a persistir: é preciso recolher e enviar mais pilhas para reciclar para atingir as metas definidas pela União Europeia”.

Hipersuper

Com esta premissa em mente, a ERP Portugal, enquanto Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Baterias (RB) lançou o desafio aos portugueses de procurem pilhas nas gavetas, armários e arrecadações de casa, nas empresas ou nas escolas, e reciclarem.

“Se cada português reciclar 10 pilhas até ao final do ano, 100 milhões de pilhas poderão ser recicladas, ou seja, cerca de 2.000 toneladas de pilhas poderiam ser corretamente encaminhadas com leve esforço neste final de ano”, assinala num comunicado.

Para fomentar hábitos de entrega de pilhas em fim de vida, a ERP Portugal junta a todos os seus projetos uma música que pretende sensibilizar a população para o correto encaminhamento de pilhas para a reciclagem. Com a assinatura da produtora Barulho e com composição, autoria, voz e instrumental de Joaquim Albergaria e Ivo Costa, a música visa promover o eureciclo.pt e os milhares de pontos de entrega disponíveis em todo o país.

A música vem juntar-se a outras iniciativas da entidade que visam sensibilizar a população e aumentar os valores de recolha de REEE e RB em Portugal. Entre elas, destaca-se a colaboração com a Refood numa campanha de recolha que vai decorrer até 17 de janeiro de 2025, bem como programas como a Geração Depositrão e o Junta na Freguesia, que promovem ativamente a reciclagem e a correta gestão destes resíduos.

“A degradação de pilhas e baterias na natureza contamina solos, lençóis freáticos, rios e mares porque são compostas por metais pesados, mas estas são recicláveis e muitos dos materiais recuperados podem dar origem a novas pilhas”, recorda Rosa Monforte, diretora Geral da ERP Portugal.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Burger King Portugal e EDP instalam 180 pontos de carregamento elétrico em todo o país

A EDP é a parceira escolhida pelo Burger King Portugal para instalar e operar os pontos de carregamento de veículos elétricos em 90 restaurantes da marca, de norte a sul do país. Cerca de 150 dos 180 pontos de carregamento previstos já se encontram em operação e os restantes vão entrar em funcionamento em 2025.

Hipersuper

No âmbito da sua aposta na mobilidade sustentável, o Burger King Portugal está a implementar um plano de introdução de Pontos de Carregamento (PC) de automóveis elétricos. A EDP foi escolhida pelo Burger King Portugal para instalar e operar os pontos de carregamento de veículos elétricos em 90 restaurantes da marca, de norte a sul do país. Cerca de 150 dos 180 pontos de carregamento previstos já se encontram em operação e os restantes vão entrar em funcionamento em 2025.

A parceria entre a EDP Comercial e o Burger King Portugal já garantiu cerca de 118 mil sessões de carregamento de veículos elétricos, que permitiram percorrer mais de 20 milhões de quilómetros apenas com o uso de eletricidade, evitando a emissão de cerca de 2.700 toneladas de CO2.

Estes equipamentos possibilitam o carregamento de até duas viaturas em simultâneo, fazem parte da rede de carregamento público MOBI.E e podem ser utilizados com qualquer cartão CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica). Desta forma, é oferecida maior conveniência e comodidade aos clientes Burger King Portugal, que podem carregar o seu veículo elétrico enquanto estão no restaurante. Na app da EDP (EDP Charge), e em outras aplicações, é possível verificar a localização e estado de disponibilidade dos carregadores, a fim de facilitar a utilização.

“Para o Burger King Portugal, este acordo representa mais um importante passo em frente no nosso compromisso com a sustentabilidade, com o objetivo de reduzir a pegada de carbono dos nossos restaurantes, que são o coração do nosso negócio. Estamos particularmente satisfeitos por podermos utilizar a nossa vasta rede de restaurantes para contribuir para a mobilidade sustentável em Portugal, juntamente com a EDP”, afirma Borja Hernández de Alba, diretor geral do Burger King Portugal, em comunicado.

“Esta parceria com o Burger King Portugal representa mais um avanço significativo na nossa missão de promover a mobilidade elétrica em todo o país. Estamos a instalar pontos de carregamento rápido e acessível, alinhados com a nossa visão de tornar a mobilidade sustentável uma opção prática e conveniente para todos os condutores de veículos elétricos em Portugal. Acreditamos que cada ponto de carregamento instalado é um passo importante para acelerar a transição para a mobilidade elétrica, e é com grande satisfação que contamos com o Burger King Portugal como parceiro neste percurso”, destaca Carlos Moreira, administrador da EDP Comercial com o pelouro da mobilidade.

 

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Baoli alarga portefólio com o novo modelo KBP 14-20

“O KBP 14-20 amplia a nossa oferta no segmento de movimentação compacta de materiais, fornecendo soluções versáteis para operações de carga média,” afirma Francesco Pampuri, diretor de gestão de marca da KION EMEA.

Hipersuper

A Baoli alarga o seu portefólio com o novo modelo KBP 14-20. Equipado com baterias de iões de lítio, a marca integrante do Grupo KION refere que este equipamento foi desenvolvido para facilitar o manuseio de materiais em curtas distâncias, combinando eficiência e praticidade.

Com um chassi compacto e capacidade de carga entre 1.400 e 2.000 kg, o KBP 14-20 é ideal para aplicações em lojas de retalho, supermercados e lojas de materiais de construção, acrescenta.

Entre os principais destaques do modelo a Baoli destaca as dimensões compactas e interruptor de velocidade de marcha lenta, ideais para operações em áreas reduzidas, chassis de 5 pontos, que proporciona maior estabilidade durante a utilização, chassis baixo, facilitando uma movimentação segura e eficiente das mercadorias, baterias de iões de lítio de 48 volts e até 30Ah, garantindo maior autonomia e praticidade, carregador integrado, permitindo carregamentos convenientes a qualquer momento e em qualquer lugar, braço longo do timão, que reduz o esforço necessário para manobrar e mantém o operador a uma distância segura, timão ergonómico e fácil de utilizar, assegurando maior conforto e eficiência e acesso com código PIN, eliminando o risco de utilização não autorizada e de perda de chaves.

Com um peso reduzido de apenas 175 kg e uma altura compacta que melhora a visibilidade das garfas e da carga, o KBP 14-20 oferece segurança e agilidade no manuseamento de paletes. A sua área de contacto reduzida permite que este equipamento opere em locais como cantos de lojas, sob prateleiras e até mesmo em plataformas de carga e elevadores de mercadorias, adaptando-se às mais variadas necessidades de utilização.

O modelo está equipado com controlos ergonómicos e acesso por código PIN, uma funcionalidade que elimina a necessidade de chaves físicas e garante que apenas utilizadores autorizados possam operar o equipamento.

O KBP 14-20 utiliza uma bateria de lítio de 48V, que pode ser carregada através do carregador rápido integrado ou numa tomada padrão de 230V e suporta dois tipos de baterias, oferecendo uma reserva de energia substancia.

Combinado com um consumo energético reduzido, o modelo apresenta uma autonomia significativamente melhorada em relação a versões anteriores.

“O KBP 14-20 amplia a nossa oferta no segmento de movimentação compacta de materiais, fornecendo soluções versáteis para operações de carga média,” afirma Francesco Pampuri, diretor de gestão de marca da KION EMEA. “É fácil de usar e armazenar, compacto, leve e seguro. O seu preço altamente competitivo, aliado a custos de manutenção reduzidos, proporciona uma economia substancial em todos os aspetos.”, acrescenta.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Mercadona sobe salários de todos os colaboradores em 8,5% em 2025

Medida entrará em vigor a partir do salário de janeiro de 2025. A cadeia de supermercados, que emprega mais de 6.000 pessoas em Portugal, decidiu igualmente distribuir um prémio adicional, que se soma ao já habitual prémio por objetivos, com a finalidade de “recompensar o esforço realizado e partilhar os lucros”.

Hipersuper

Em comunicado, enviado esta terça-feira, a cadeia de supermercados refere que aprovou o aumento do salário em 8,5% a todos os seus colaboradores com o objetivo de contribuir para o seu poder de compra.

“O Comité de Direção da Mercadona decidiu aumentar os salários de toda a sua equipa em 8,5%, com o objetivo de contribuir para o aumento do seu poder de compra. Este aumento salarial, que entrará em vigor a partir do vencimento de janeiro de 2025, inclusive, abrange os mais de 100.000 colaboradores que a empresa tem em Portugal e Espanha. A Mercadona tem vindo a aumentar os salários todos os anos de acordo com o Índice de Preços no Consumidor (IPC). Sobre esse valor, aplicará um extra adicional, elevando esse aumento a 8,5%”, pode ler-se.

A Mercadona explica que, com esta atualização salarial, o pessoal base da empresa passará a receber 1.247 euros brutos/mês no primeiro ano (com duodécimos incluídos), ou seja, 23% mais do que o salário Mínimo Nacional (SMN), e 1.705 euros brutos/mês após ultrapassados os quatro anos de atividade na empresa, ou seja, mais 68% mais do que o SMN.

A empresa decidiu igualmente, no âmbito da sua estratégia de partilha dos lucros (medida promovida pelos acionistas em 2001), distribuir um prémio adicional além do tradicional prémio de desempenho. O objetivo é recompensar o esforço realizado e partilhar os lucros.

A Mercadona refere ainda que, “como já vem sendo habitual”, os colaboradores que tenham completado pelo menos um ano de antiguidade na empresa, e caso sejam atingidos os objetivos e metas acordados no início do ano, receberão o equivalente a um salário extra, valor que ascende a dois salários depois de alcançados quatro anos de antiguidade. “Este ano, os colaboradores receberão adicionalmente um prémio extra correspondente a um salário mensal. Estes valores adicionais serão pagos em março”, acrescenta

A Mercadona termina o ano com 60 lojas em território nacional, após ter aberto 11 novas lojas ao longo deste ano.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Lusifrota garante 3,4 M€ de euros para projeto de automatização de transportes

No âmbito da aposta em tecnologia para alcançar o equilíbrio necessário entre o desenvolvimento da sua atividade e a sustentabilidade ambiental e social, a Lusifrota tornou-se um dos investidores na Meight.

Hipersuper

“O investimento realizado na empresa Meight e a incorporação da sua tecnologia nas operações permitem à Lusifrota continuar a evoluir nas suas plataformas informáticas, com base na inteligência artificial, poupando combustível, dinheiro e tempo”, assinala a empresa de logística.

A Meight é atualmente líder em Plataformas Inteligentes de Transporte (ITP) e assegurou recentemente 3,4 milhões de euros numa ronda de financiamento, “o que lhe permitirá expandir por toda a Europa e acelerar o desenvolvimento do sistema de transporte em cloud mais rápido do mercado”. 

A Lusifrota estimulou o crescimento da Meight desde a sua fundação em 2018 por esta ir ao encontro da sua estratégia de sustentabilidade ambiental. A aposta feita na tecnologia para fortalecer a empresa visa sobretudo gerir o processo de condução de veículos pesados de carga, aumentado a sua eficiência e segurança, bem como, auxiliar os motoristas nas várias tarefas acessórias que estes realizam.

Ao incorporar a tecnologia da Meight, a Lusifrota estará bem posicionada para aumentar a eficiência na gestão da sua frota de mercadorias. Através deste impulso financeiro, a empresa tecnológica tem como objetivo ser o primeiro operador de tráfego automatizado, oferecendo planeamento e monitorização das operações sem intervenção humana.

Esta simplificação de processos e otimização da utilização de recursos terá um efeito transformador na atividade desenvolvida pela Lusifrota, especialmente no que diz respeito aos procedimentos sustentáveis, diminuindo a pegada de carbono.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Vendas nos Centros Comerciais cresceram 31,5% em relação a 2023

A Moda foi a categoria com maior peso no montante total das compras em centros comerciais (29,7%), seguida da categoria “Hipers&Supers” (17,6%) e da “Electrodomésticos&Tecnologia” (12,1%).

Hipersuper

Segundo um estudo da REDUNIQ Insight sobre as vendas com meios de pagamento eletrónico, desenvolvido para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), cada dia do Black Weekend + Cyber Monday (de 29 de novembro a 2 de dezembro) teve um crescimento de 31,5% relativamente à faturação média diária registada no mesmo período de promoções de 2023.

O estudo conclui também que se registou um aumento do número de clientes, com mais 30,8% relativamente à média diária do Black Weekend + Cyber Monday do ano passado.

Na Black Friday, dia 29, as vendas no horário pós-laboral (depois das 18h) representaram 38,2% do total desse dia. Neste fim-de-semana, o domingo, dia 01, representou 25,4% da faturação, revela também o estudo.

O valor médio de cada compra no período do Black Weekend + Cyber Monday, este ano, foi de 45,78€. Olhando cada um dos dias, o gasto médio por cartão foi de 64,14€ na Black Friday; de 60,51€ no sábado; de 59,57€ no domingo e de 49,81€ na Cyber Monday.

A Moda foi a categoria com maior peso no montante total das compras em centros comerciais (29,7%), seguida da categoria Hipers&Supers (17,6%) e da Electrodomésticos&Tecnologia (12,1%).

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Adega de Palmela comemora no próximo ano 70 anos com evento especial

A Adega de Palmela celebra 70 anos de atividade com o lançamento de um trio edição comemorativa composto por vinho, moscatel e aguardente.

Hipersuper

A Adega de Palmela celebra 70 anos de atividade com o lançamento de um trio edição comemorativa composto por vinho, moscatel e aguardente e no dia 24 de maio de 2025 vai realizar o evento de comemoração que reúne associados, profissionais, especialistas e entidades do setor.

A Adega de Palmela comemora no próximo ano 70 anos de presença no mercado com evento que reúne profissionais, empresas da região e especialistas. Marcada para o dia 24 de maio de 2025, nas instalações da Adega, esta celebração, que conta já com o apoio oficial da Câmara Municipal de Palmela, vai contar com o lançamento da edição limitada de um trio comemorativo composto pelo Moscatel Roxo 15 anos, o Vinho Tinto Reserva Comemorativo 70 anos Adega de Palmela e a Aguardente Vínica Velha ADP XO, que representa as sete décadas de história da marca com uma forte representatividade na região de Setúbal.

Para assinalar este marco histórico, a Adega de Palmela anuncia que vai proporcionar um dia para todas as famílias e gerações, com palestras, atividades, uma visita guiada imersiva à Adega com a participação dos associados e famílias ligadas à cooperativa e de entidades da região, nomeadamente, da Orquestra da Sociedade de Instrução Musical da Quinta do Anjo.

“Esta data representa um momento de viragem da Adega de Palmela e simboliza a história e tradições que têm passado de geração em geração. São 70 anos de investimento na modernização da área produtiva, para obtermos vinhos de qualidade e para que possamos representar da melhor forma a nossa região quer a nível nacional, quer a nível internacional. Acreditamos que abraçar a região são os ingredientes de sucesso nesta história de setenta anos e, por isso, queremos reunir todos os que dela fazem parte neste dia especial.”, sublinha o presidente da Adega de Palmela, Ângelo Machado.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.