Foto: Rede Rural Nacional
Há três projetos empresariais portugueses finalistas nos prémios europeus ARIA 2024
A segunda edição dos ARIA 2024 procura os projetos mais ecológicos, inclusivos e inovadores e há três portugueses entre os finalistas. O voto popular está aberto até 01 de dezembro.
Hipersuper
Há três projetos empresariais portugueses finalistas nos prémios europeus ARIA 2024
Amálias Reserva Tinto 2022 da Adega Mayor lançado no Dia Mundial do Fado
Grupo PGS expande negócio para Portugal com investimento de 2,5 milhões de euros
Mais de 60% dos compradores online na Europa receberam encomendas danificadas em 2024
Fenazeites alerta para o futuro do olival tradicional
Sogrape distinguida por práticas inovadoras na gestão da água
Ifthenpay alavanca pagamentos instantâneos em Portugal com parceria para potenciar uso do Pix
Higiene do Lar: estabilidade sem estagnação
Checkpoint Systems quer transformar a indústria alimentar com embalagens reutilizáveis e etiquetagem RFID IML
Panificadora Costa & Ferreira lança Pão de Forma Brioche com Açúcar Neve para um natal mais doce
Os Prémios de Inspiração Agrícola e Rural (ARIA) 2024 têm por lema ‘Empowering young people’ (Empoderar os Jovens) e destacam os projetos que capacitam os jovens e as mulheres nas zonas rurais. Esta segunda edição foca-se “em projetos mais ecológicos, inteligentes, socialmente inclusivos, inovadores e resilientes da Política Agrícola Comum (PAC) implementados a nível local”, informa o Governo no site Rede Rural Nacional.
Nesta edição, há três projetos empresariais inovadores a concurso, em três categoria: a Bananika concorre na categoria ‘Agricultura Inteligente e Competitiva’, o Espaço Utopia em ‘Proteção do Ambiente’ e a Quinta da Moscadinha na categoria ‘Tecido Socioeconómico das Zonas Rurais’.
Promovidos pela EU CAP Network (Rede Europeia da PAC), os Prémios de Inovação Agrícola e Rural, têm o objetivo de reconhecer e incentivar a participação dos jovens na agricultura e no desenvolvimento das zonas rurais, através da distinção de projetos financiados pelos Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e/ou Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA).
Após a avaliação de mais de 100 candidaturas, foram pré-selecionados 24 projetos inspiradores, que concorrem agora ao prémio na sua categoria temática, mas também ao Prémio Igualdade de Género e ao Prémio Voto Popular. As votações do público já estão abertas e podem ser formalizadas até 1 de dezembro. Recorde-se que em 2023, o projeto português ‘The Landscape Farm’ venceu os prémios ARIA na categoria de ‘Proteção do Ambiente’.
A Rede Nacional PAC submeteu seis propostas para a edição de 2024 dos ARIA, resultado do trabalho colaborativo entre a RNPAC, a equipa dos projetos e os pontos focais. São estes três os finalistas:
Bananika: Categoria ‘Agricultura inteligente e competitiva’ Só na Ilha Terceira, estima-se que são desperdiçadas 100 toneladas/ano de bananas. A pensar no desperdício desta fruta, mas também no seu potencial de mercado, Tibério Barbeito e Leon Biermann, um produtor e um estudante, fundaram uma startup naquela ilha açoriana e criaram a Bananika, uma sidra sustentável pensada com o objetivo de reduzir o desperdício, valorizando a banana não aproveitada. Desde o início do projeto já conseguiram salvar três toneladas de banana e produzem 14 mil garrafas/ano destinadas essencialmente ao consumo local e nacional.
Espaço Utopia: Categoria ‘Proteção do ambiente’ Implantado na Póvoa de Lanhoso, o Espaço Utopia é uma empresa da tecnologia, um projeto pioneiro e inovador, que combina um espaço de co-working e um viveiro de plantas aromáticas e medicinais em modo de produção biológico. A inovadora construção do edifício principal, recorreu ao uso materiais reutilizados e reciclados – 2200 pneus usados, 11000 latas de refrigerantes, entre outros. Este projeto é focado na proteção do ambiente e no envolvimento com a comunidade, além das atividades com escolas e escuteiros, integram na sua equipa utentes da ASSIS Norte e um refugiado senegalense.
Quinta da Moscadinha: Categoria ‘Tecido socioeconómico das zonas rurais’ Revitalizar a Camacha é a motivação por detrás deste projeto. A Quinta da Moscadinha, remete para o passado, para as inúmeras quintas madeirenses do séc. XIX e para os passeios de domingo em que todos iam beber sidra à Camacha. A combinação do alojamento turístico, com o restaurante tradicional e a fábrica de sidra artesanal, fazem com que este seja um projeto da e para a população da Camacha, pelos postos de trabalho criados e por recuperar os pomares há muito abandonados que hoje são produtivos e fonte de rendimento.
“Ao votar e ajudar a divulgar os projetos portugueses, está a apoiar projetos inspiradores nacionais e a dar-lhes o reconhecimento e a visibilidade que merecem”, destaca a Rede Nacional PAC na comunicação sobre os projetos portugueses candidatos. Pode votar nos projetos portugueses neste site
A cerimónia de entrega dos ARIA 2024 realiza-se a 4 de dezembro, em Bruxelas e tem transmissão online. Nessa data são divulgados os seis vencedores do ARIA 2024: quatro de categorias temáticas, o vencedor do Prémio para a Igualdade de Género escolhido pelo júri e o vencedor do Prémio do Voto Popular.