EcoX é a vencedora do SME EnterPRIZE e vai representar Portugal na final europeia da competição
Os vencedores da final europeia do SME EnterPRIZE serão conhecidos no dia 26 de março, em Bruxelas.

Hipersuper
Novo marketplace quer juntar todas as cervejas artesanais portuguesas num único espaço
InPost ultrapassa os dois mil lockers na Península Ibérica
Confagri quer que doença do fogo bacteriano seja reconhecida como catástrofe natural
Grupo Paulo Duarte investe 11M€ na renovação e ampliação da frota
Direct Wine Nacional distribui em exclusivo as marcas Quinta do Portal, Cazas Novas e Quinta do Mondego em Portugal
DHL Supply Chain leva à Fruit Logistica novos serviços de logística alimentar
Chegaram às lojas Lidl na Europa 31 mil toneladas de frutas e legumes nacionais em 2024
Portuguesa Bloop quer ser a primeira rede social de compras do mundo
Frutorra com nova identidade visual e novidades nos seus produtos
Celeste lança coleção exclusiva para um Dia dos Namorados mais doce
A EcoX, marca pioneira a nível mundial a produzir detergentes a partir de resíduos, é a grande vencedora da 3ª edição do SME EnterPRIZE e vai representar Portugal na final europeia da competição, em Bruxelas.
Esta iniciativa promovida pela Generali Tranquilidade distingue as PME mais sustentáveis em Portugal que incentivam a diminuição das emissões, a otimização dos recursos e consumo, a reciclagem, recuperação de matérias-primas e a economia circular. Para além disto, a vertente social também é valorizada tendo em conta o impacto positivo no bem-estar dos colaboradores e suas famílias e das comunidades/territórios em que a empresa atua.
“Ter a oportunidade de receber este prémio é o reconhecimento pelo trabalho que temos feito até hoje, com vista a limpar o futuro de cada casa e do nosso Planeta. A EcoX é mais do que detergentes: pretendemos ser uma experiência e um modo de vida com foco na proteção das pessoas, dos animais e do Planeta.”, refere César Henriques, CEO da empresa.
A EcoX tem uma tecnologia patenteada na Universidade de Coimbra para a valorização do óleo alimentar usado (OAU) em sabão que depois é incorporado em vários produtos de higiene e limpeza. Esta inovação única a nível mundial, começou a ser comercializada em 2021 com um conceito e uma embalagem diferenciadora (também ela protegida), produzida com 50% de plástico reciclado e que pode ser reenchida vezes sem conta.
A marca, nos últimos anos, tem crescido cerca de 20% ao ano, resultado da contante aposta em inovação. Em 2025, a empresa irá continuar a lançar novos produtos com o conceito de upcycling alargado a outros resíduos, para além do óleo alimentar usado. Como drivers futuros de crescimento a empresa está a olhar para novas áreas de negócio e para a expansão para novos mercados.
Os vencedores da final europeia do SME EnterPRIZE serão conhecidos no dia 26 de março, em Bruxelas.