EcoX é a vencedora do SME EnterPRIZE e vai representar Portugal na final europeia da competição
Os vencedores da final europeia do SME EnterPRIZE serão conhecidos no dia 26 de março, em Bruxelas.

Hipersuper
Concurso nacional de Mirtilo regressa a Sever do Vouga
Navigator distinguida no Reino Unido com o International Investment Award
Matinal lança nova assinatura e reposiciona marca com foco no autocuidado
Lidl investe mais de 6 milhões de euros em nova loja na Maia
Trás-os-Montes em Prova no Porto acontece já em maio
Prejuízos do apagão no setor do leite superam 3M€
Quinta do Gato estagia tinto Lugar do Gato 2022 em mina subterrânea
Costa Boal estreia-se na produção de azeite com 7 mil garrafas destinadas a Portugal, Brasil e Angola
Parras Wines reforça equipa com Pedro Luz como brand manager e head sommelier
Grupo Brasmar regressa à Seafood Expo Global que arranca dia 6
A EcoX, marca pioneira a nível mundial a produzir detergentes a partir de resíduos, é a grande vencedora da 3ª edição do SME EnterPRIZE e vai representar Portugal na final europeia da competição, em Bruxelas.
Esta iniciativa promovida pela Generali Tranquilidade distingue as PME mais sustentáveis em Portugal que incentivam a diminuição das emissões, a otimização dos recursos e consumo, a reciclagem, recuperação de matérias-primas e a economia circular. Para além disto, a vertente social também é valorizada tendo em conta o impacto positivo no bem-estar dos colaboradores e suas famílias e das comunidades/territórios em que a empresa atua.
“Ter a oportunidade de receber este prémio é o reconhecimento pelo trabalho que temos feito até hoje, com vista a limpar o futuro de cada casa e do nosso Planeta. A EcoX é mais do que detergentes: pretendemos ser uma experiência e um modo de vida com foco na proteção das pessoas, dos animais e do Planeta.”, refere César Henriques, CEO da empresa.
A EcoX tem uma tecnologia patenteada na Universidade de Coimbra para a valorização do óleo alimentar usado (OAU) em sabão que depois é incorporado em vários produtos de higiene e limpeza. Esta inovação única a nível mundial, começou a ser comercializada em 2021 com um conceito e uma embalagem diferenciadora (também ela protegida), produzida com 50% de plástico reciclado e que pode ser reenchida vezes sem conta.
A marca, nos últimos anos, tem crescido cerca de 20% ao ano, resultado da contante aposta em inovação. Em 2025, a empresa irá continuar a lançar novos produtos com o conceito de upcycling alargado a outros resíduos, para além do óleo alimentar usado. Como drivers futuros de crescimento a empresa está a olhar para novas áreas de negócio e para a expansão para novos mercados.
Os vencedores da final europeia do SME EnterPRIZE serão conhecidos no dia 26 de março, em Bruxelas.