Fruit Attraction acolheu exposição e lançamento da nova imagem dos WFPA
Lançado em 2011, o concurso, anteriormente conhecido como Pink Lady Food Photographer of the Year, passou a chamar-se World Food Photography Awards e na edição de 2025 passou a patrocinado pela Bimi Tenderstem Broccolini, marca global desta variedade de brócolos que pertence à Sakata, empresa multinacional japonesa de sementes.
Ana Grácio Pinto
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Os prestigiados World Food Photography Awards marcaram presença na edição 2024 da Fruit Attraction Madrid, evento líder para o setor de frutas e vegetais. A exposição, que reuniu um leque variado de fotografias galardoadas ao longo dos dez anos do concurso, chamou a atenção dos participantes da feira internacional, que foi ainda escolhida como local de apresentação da nova imagem dos WFPA.
A Fuit Attraction recebeu exposição dos World Food Photography Awards. Lançado em 2011, o concurso, anteriormente conhecido como Pink Lady Food Photographer of the Year, passou a chamar-se World Food Photography Awards e na edição de 2025 passou a patrocinado pela Bimi Tenderstem Broccolini, marca global desta variedade de brócolos que pertence à Sakata, empresa multinacional japonesa de sementes.
O mais importante prémio de fotografia gastronómica do mundo estreou-se na Fruit Attraction com uma galeria situada no corredor central, entre os pavilhões 6 e 8 do centro de congressos e feiras Ifema, numa cortesia do seu novo patrocinador principal. Teve a presença de chefes e fotógrafos de renome mundial, entre os quais os Hermanos Torres, chefs famosos galardoados com Estrelas Michelin, de María José Sánchez, diretora da Fruit Attraction, além de meios de comunicação nacionais e internacionais e foi apresentado pela sua fundadora, Caroline Kenyon, pelo presidente do júri, David Loftus, e por Dave Samuels, diretor global da Bimi.
Aos jornalistas, Caroline Kenyon revelou que aprendeu a gostar de fotografia há 30 anos atrás, quando teve que deixar o seu trabalho numa publicação jornalística e mudar-se com o marido para o condado de Lincolnshire, uma zona predominantemente agrícola. Criou com um amigo uma agência de relações públicas que tinha entre os seus clientes, vários fotógrafos especializados em alimentação. Em 2011, questionou-se sobre o facto de não existir, a nível mundial, nenhum concurso sobre fotografia de comida, “que contasse todas as histórias de imagens de alimentação”, e decidiu lançá-lo. “Sabia que era possível fazê-lo e criei um website, falei com jurados, contatei uma galeria no centro de Londres e possíveis patrocinadores, falei com amigos na área de agências de relações públicas e comunicação”, contou na apresentação da exposição e lançamento da nova imagem que vai acompanhar a edição de 2025, e que decorreu a 9 de outubro.
O resto, é história. O prémio começou por ter 14 categorias e envolver um painel de 20 jurados. Ao longo dos 10 anos de realização, a organização recebeu cerca de 110 mil fotografias.
Atualmente divide-se por mais de 25 categorias, com um júri composto por 70 especialistas, e criou uma parceira com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas e com a James P. Foundation, de Nova Iorque. Recebe milhares de imagens enviadas por fotógrafos, profissionais e amadores, de cerca de 100 países. “Tornou-se um concurso muito grande, estimulante, que está a sempre em mudança e evolução. É um projeto que me apaixona e à minha equipa”, sublinhou Caroline Kenyon.
Anónimo e aberto a profissionais e amadores
O concurso convida os fotógrafos, amadores ou profissionais, a mostrarem a sua criatividade na captação de histórias relacionadas com a alimentação em todo o mundo.
As fotografias são analisadas e escolhidas pelo júri de forma anónima, o que significa que os jurados não sabem se pertencem a um fotógrafo profissional ou amador, de renome ou desconhecido. As milhares de imagens passam por várias etapas de seleção até o júri chegar às 850 semifinalistas e depois às 180 finalistas, num processo que demora alguns meses.
“É um desafio presidir ao júri, por reunir profissionais de variadas áreas. Alguns membros exprimem mais a sua opinião do que outros e é sempre uma discussão que envolve muitas sensibilidades. O júri, com membros de países ao redor do globo, trabalha conjuntamente até à ultima fase de seleção”, explicou David Loftus, o mais conceituado fotógrafo de comida a nível mundial e presidente do júri há seis anos.
Referiu o caráter anónimo do concurso, facto que garante que não haja “nenhum favori tismo na escolha dos finalistas”. “É algo realmente especial, porque ninguém sabe se os vencedores serão profissionais com 30 anos de experiência ou fotógrafos amadores”, acrescentou, revelando que pessoalmente, as suas escolhas envolvem instinto “e coração”. “É o melhor e maior concurso mundial de fotografias de comida e o universo de imagens abarca tantos países e realidades, tantos momentos e significados, que na verdade trata-se de escolher com o coração e celebrar todos os aspetos relacionados com a partilha de comida”, sublinhou David Loftus, defendendo que, à partida, “são todos vencedores”.
Bimi patrocina “uma celebração única”
“Temos o prazer de anunciar o primeiro ano da Bimi como principal patrocinador do maior prémio de fotografia de comida do mundo, firmando a nossa posição como marca global de vegetais, apoiando todos os aspetos relacionados com a cultura da alimentação e ajudando a fazer brilhar a beleza dos alimentos e vegetais”, destacou Dave Samuels, diretor global da Bimi, na Fruit Attraction, no lançamento da nova imagem dos WFPA.
O responsável afirmou ainda que ao patrocinar este concurso, a Bimi pretende honrar estes “maravilhosos e cotidianos momentos”, que validam todo o trabalho realizado pelas pessoas nas várias etapas da indústria alimentar.
Num comunicado prévio ao evento na Fruit Attraction Madrid, Dave Samuels já tinha afirmado que estes prestigiados prémios “são uma celebração única da forma como a comida toca vidas em todo o mundo, e uma iniciativa que, como marca global de alimentos, é crucial que apoiemos”.
A Bimi está em Portugal, sobretudo na região Oeste. A área de produção passou de 10 hectares em 2021 para 80 hectares, com uma produção anual que já ascende aos 80 mil quilos. Cerca de 65% do Bimi produzido em Portugal é exportado e tem o Reino Unido como principal destino, refere a Sakata Ibérica. A marca tem como objetivo manter o crescimento de dois dígitos no mercado nacional e, ao mesmo tempo, diversificar as exportações para outros mercados internacionais, como França, Alemanha e Polónia.
Este artigo foi publicado na edição 427 do Hipersuper