Alimentar

Charcutaria: Marcas adaptam-se às novas exigências do consumidor

Quinta de Jugais, Primor, Prisca Alimentação, Nobre e Izidoro têm ajustado as suas estratégias para responder às novas exigências dos consumidores portugueses, cada vez mais preocupados com a sustentabilidade, a alimentação saudável e a valorização dos produtos tradicionais.

Ana Rita Almeida
Alimentar

Charcutaria: Marcas adaptam-se às novas exigências do consumidor

Quinta de Jugais, Primor, Prisca Alimentação, Nobre e Izidoro têm ajustado as suas estratégias para responder às novas exigências dos consumidores portugueses, cada vez mais preocupados com a sustentabilidade, a alimentação saudável e a valorização dos produtos tradicionais.

Sobre o autor
Ana Rita Almeida
Artigos relacionados
Setor cervejeiro quer reforço da produção nacional de cevada
Bebidas
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Alimentar
José Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Alimentar
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Retalho
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Alimentar
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
ESG
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Exportação
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
Bebidas
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Alimentar
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Alimentar

Orgulhosos produtores de enchidos regionais da Serra da Estrela/Beira Alta Artur Moreira, diretor comercial da Quinta de Jugais, reconhece a evolução do perfil do consumidor português, que agora demonstra maior preocupação com a sustentabilidade. “72% procuram consumir produtos mais sustentáveis e 87% consideram importante consumir produtos acondicionados em embalagens sustentáveis”, explica. A procura por produtos tradicionais e de origem nacional ou regional também tem crescido, refletindo uma preocupação crescente com a saúde e o bem-estar.

Artur Moreira, diretor comercial da Quinta de Jugais

Ao Hipersuper, Artur Moreira destaca o lançamento da marca “Pata Negra – Charcutaria de Porco Preto” como resposta a esta mudança de paradigma, onde os consumidores valorizam alimentos saudáveis com benefícios organoléticos, mesmo com preços mais elevados. “Temos vindo a inovar e a lançar soluções, marcadamente, saudáveis e sustentáveis com lançamento de produtos sem a utilização de nitratos, nitritos e fosfatos – a nossa Gama ‘Natura’”, refere, enaltecendo a redução de 35% no uso de plásticos nos últimos quatro anos e o investimento em painéis solares nas fábricas.
A Quinta de Jugais tem implementado várias mudanças nas fábricas, como o reaproveitamento de águas e a reciclagem de plásticos e cartão. “Volto a destacar o lançamento, em 2021 da nossa Gama “Natura” que se caracteriza pela não utilização de fosfatos, nitritos e nitratos, resultando em Produtos mais saudáveis e sustentáveis”, afirma. A valorização dos enchidos tradicionais da Serra da Estrela também faz parte da estratégia da empresa, que opta por comercializar apenas produtos com raízes na região, resistindo a expandir o portefólio para outros enchidos não típicos. Como resultado desta estratégia, lançaram recentemente o Chouriço de Carne com Pimenta e Alho e a Farinheira Doce, fruto do trabalho de investigação da Engª. Lúcia Ribeiro. “A nossa ligação à nossa Região é algo que nos é intrínseco”, garante.
Sobre o impacto das marcas próprias (MDD) das grandes cadeias de distribuição, admite que estas representam uma fatia significativa da faturação da empresa. No entanto, lamenta a falta de abertura da distribuição moderna para a inovação no setor, o que impede que os consumidores tenham acesso a novos produtos. “A nossa empresa foca-se na diferenciação, apostando em sabores e receitas “fora do comum”, como referi anteriormente, mas também disponibilizando formatos e apresentações menos convencionais”, explica, acrescentando que a Quinta de Jugais continua a produzir os enchidos regionais da forma ancestral, utilizando fumeiro natural com lenha de azinho, o que resulta em produtos únicos.
No que diz respeito à exportação, destaca a importância da diáspora portuguesa nos mercados internacionais, especialmente em países como França, Alemanha, Inglaterra e Suíça, onde os enchidos de qualidade são apreciados. A Quinta de Jugais tem participado em grandes eventos internacionais, como a Anuga e a SIAL Paris, onde este ano irá apresentar um stand totalmente dedicado à charcutaria regional, promovendo as marcas Quinta de Jugais e Salsicharia Beira Serra. A grande aposta será na promoção da marca Pata Negra, lançada em 2022, que tem sido um sucesso. “A grande aposta passa pela promoção e divulgação da nossa Marca de Charcutaria de Porco Preto – Pata Negra, que lançámos em 2022 e que tem sido um sucesso. A estratégia de médio prazo passa por, sem nunca descurar os nossos enchidos tradicionais, implantar e fazer crescer a Marca Pata Negra no exterior, para além do Mercado Nacional, como é óbvio, procurando aliar e oferecer produtos nobres e de alta qualidade a uma Marca fortíssima, por si só definidora da própria categoria.”, conclui.

Alberto Martins, diretor comercial da Primor Charcutaria Prima

“Ingredientes mais saudáveis, mais naturais e sustentáveis”
Com uma aposta contínua na inovação, na sustentabilidade e na adaptação às novas tendências de consumo, a Primor Charcutaria Prima está a posicionar-se como uma marca de referência, tanto em Portugal como no mercado internacional.
Alberto Martins, diretor comercial da empresa que nasceu em 1961 em Vila Nova de Famalicão pelas mãos de Joaquim Moreira Pinto e Ana Amélia, destaca a evolução do perfil do consumidor português, que está cada vez mais atento à saúde e à sustentabilidade. Os consumidores continuam preocupados com aumento dos preços, mas tendencialmente estão a mudar a perceção dos alimentos e consumo, tendo uma preferência por alimentos com ingredientes mais saudáveis, mais naturais e sustentáveis, que contribuam para cuidar da sua saúde e bem-estar”, afirma, sublinhando que as marcas precisam, hoje, de ir além da conveniência e do preço competitivo. Esta mudança tem levado a Primor a ajustar a sua oferta, inovando com novas gamas de produtos que respondem a estas exigências. O lançamento da gama Primor Puro é um exemplo. Alberto Martins explica que “foi elaborada a partir de ingredientes de origem natural, sem corantes nem conservantes”. Este tipo de produto reflete a preocupação da Primor em desenvolver opções mais saudáveis e inovadoras no segmento da charcutaria. No entanto, o diretor comercial reconhece que há desafios neste caminho: “um grande exemplo desta dificuldade foi o lançamento da nossa Gama Primor Puro, uma gama elaborada a partir de ingredientes de origem natural, sem corantes nem conservantes, uma versão mais saudável e inovadora no segmento da charcutaria. O resultado são produtos de valor acrescentado, com preços mais elevados e com validades mais reduzidas (pelo facto de não terem conservantes artificiais), produtos para os quais, os nossos consumidores, ainda não estão preparados para assumir a um preço mais elevado”, expõe.
Paralelamente, a Primor tem acompanhado outras tendências do setor, nomeadamente a procura crescente por charcutaria de carnes brancas, como frango e peru. “A charcutaria de aves já representa mais de 30% do segmento total de charcutaria”, revela. A marca foi uma das primeiras a identificar esta oportunidade, apostando, desde 2007, na gama Balance, que inclui peitos e fiambres de frango e peru, mortadela e até bacon de peru. “Hoje é reconhecida e procurada como referência neste segmento”, evidencia.
Quanto à diferenciação da marca face às marcas próprias das grandes cadeias de distribuição, o diretor comercial da Primor Charcutaria Prima é claro: a inovação é uma das nossas principais prioridades. A empresa tem apostado em novos lançamentos, como o Bacon tipo inglês e a gama Clean Label, que oferecem produtos mais saudáveis e com menor teor de sal e gordura. Além disso, refere o papel da planta piloto da Primor, uma unidade produtiva de pequena escala que permite testar novos produtos e reduzir o tempo de lançamento no mercado. “ A uma escala muito reduzida, conseguimos obter protótipos para a validação de provas de conceito de cada novo produto. Permite-nos reproduzir todo o processo industrial, que antecede o scale-up, reduzindo o time-to-market dos novos produtos.  Aporta conhecimento e uma vantagem competitiva à Primor, ao nível do serviço aos nossos clientes que muito nos desafiam, a inovar e a apresentar projetos de desenvolvimento de novos produtos.”, enaltece.
No que toca à exportação, revela que o Grupo Primor já exporta para 23 países. ”Na Primor Charcutaria os cinco países que mais volume fazem são: Bélgica, Reino Unido, Moçambique, Alemanha e França. Na ICM os seis países que mais volume fazem são: Espanha, França, Bulgária, Brasil, China e Angola.”, explica. A estratégia para o futuro passa por consolidar a presença internacional e continuar a adaptar a oferta às exigências dos mercados externos.
Quanto às práticas sustentáveis, Alberto Martins destaca o investimento de 9,3 milhões de euros nos últimos dois anos, com metade deste valor destinado a projetos de inovação e sustentabilidade. Entre as iniciativas, menciona a instalação de unidades de produção de energia solar fotovoltaica (UPAC), que ajudarão a reduzir a pegada de carbono do grupo em 1.550 toneladas anuais.
Outro ponto essencial para a Primor é a redução do uso de plásticos e a aquisição de materiais com uma maior taxa de reciclagem. Estamos a tornar as nossas embalagens mais sustentáveis, sem comprometer a qualidade e a segurança alimentar, assegura. A automatização de processos produtivos também tem sido uma prioridade, com o objetivo de aumentar a eficiência, reduzir o desperdício e garantir a padronização dos produtos. E garante: “Para 2024 está previsto um investimento de aproximadamente 2 milhões de euros”.

Vanda Serrumbia, responsável da direção comercial da Prisca Alimentação

“Continua a haver espaço para o consumo de enchidos tradicionais portugueses”
Vanda Serrumbia, responsável da direção comercial da Prisca Alimentação, explica que o perfil do consumidor de charcutaria em Portugal tem-se mantido relativamente estável, especialmente no que diz respeito aos artigos tradicionais e industriais. No entanto, “devido à retração económica, tem procurado soluções económicas que satisfaçam as suas necessidades, em especial na oferta das MDD”. A diretora reconhece que, apesar da crescente preocupação com a alimentação, “continua a haver espaço para o consumo de enchidos tradicionais portugueses, em especial nas épocas festivas”.
Em termos de práticas sustentáveis, a Prisca tem feito esforços significativos para melhorar o seu impacto ambiental. “A Prisca tem integrado várias práticas sustentáveis na produção, em especial na utilização de embalagens mais ‘amigas do ambiente’ (fatiados leaf skin – menos plástico e mais cartão), assim como em outras vertentes”, afirma Serrumbia. Além disso, a marca continua a valorizar os produtos locais e as tradições regionais, algo que considera essencial para a sua identidade. “A valorização de produtos locais e tradições regionais, mantem-se, uma vez que somos produtores centenários de enchidos regionais e assim mantemos a nossa génese”, reforça.
Sobre a crescente presença das marcas próprias das grandes cadeias de distribuição, admite que “as marcas próprias das grandes cadeias de distribuição vão proliferando, também no nosso segmento, e têm ocupado um espaço significativo da oferta”. No entanto, destaca que a Prisca mantém o foco na “manutenção da qualidade e excelência da nossa marca, assim como na inovação, que tem sido o grande motor do nosso crescimento”. Um exemplo dessa inovação é o recente lançamento do kit para francesinhas, que espera “que seja um sucesso de vendas nesta reta final do ano”.
Relativamente à exportação, sublinha que este é “um desafio constante, que enfrentamos diariamente e com uma expressão cada vez mais significativa no nosso volume de negócios”.
A Prisca já está presente em mais de 60 países, o que é um marco de orgulho para a empresa. Neste campo, quanto às estratégias adotadas, a responsável destaca que “as estratégias para promover os nossos produtos têm sido marcadas pela presença em feiras deste certame e as oportunidades identificadas para o crescimento neste segmento são a capacidade de adaptação às necessidades dos clientes internacionais e a manutenção da qualidade de excelência de toda a nossa oferta”.

Inês Silva, brand manager da Izidoro/Grupo Montalva

Consumidor está cada vez mais atento ao impacto dos alimentos na saúde e bem-estar
Inês Silva, brand manager da Izidoro/Grupo Montalva, aponta duas tendências distintas no perfil do consumidor em Portugal. “Por um lado, há um consumidor mais racional, que, face à perda de poder de compra, adota uma postura mais cautelosa, valorizando sobretudo a relação qualidade-preço e procurando sempre a melhor opção”, observa. Contudo, há também “um consumidor mais flexível e camaleónico, que alterna entre decisões racionais e emocionais, dependendo da categoria do produto e da sua ligação emocional à marca”. Neste cenário, apenas as marcas que conseguirem criar “uma ligação forte e autêntica com os seus consumidores” e oferecer “uma proposta de valor realmente diferenciadora e relevante” terão sucesso.
Segundo Inês Silva, a Izidoro tem como missão “democratizar o consumo nas categorias de fiambre e salsichas”, sempre com um foco na qualidade e no sabor. Para isso, a marca ajusta o seu portefólio às novas tendências de consumo, pensando sempre “na nutrição e conveniência”. Já a marca Damatta, com presença nas categorias de presunto e enchidos, tem um posicionamento diferente “preservando o melhor da tradição portuguesa” e é pensada para “momentos de indulgência e partilha à mesa”.
Nos últimos anos, Inês Silva nota que o consumidor está cada vez mais atento “ao impacto dos alimentos na saúde e bem-estar”. Em resposta a esta procura por produtos mais saudáveis, a Izidoro melhorou as fórmulas do Fiambre Perna Extra, reduzindo os níveis de sal e gordura e eliminando aromas artificiais, mantendo o sabor autêntico. A marca também aumentou as gramagens na gama de fatiados, oferecendo +30g grátis, e expandiu a oferta de receitas tradicionais com a nova gama de Porco Bísaro da Damatta.
A empresa tem-se focado igualmente na inovação e responsabilidade social. “ , lançámos uma edição limitada em parceria com o Manicómio, para sensibilizar para a temática da saúde mental. Além disso, reforçámos a gama Izidoro Veggie Lovers e introduzimos novos picados congelados, em resposta à crescente procura por alternativas vegetais e refeições já temperadas”, revela.
“Com um consumidor mais consciente e simultaneamente com menor poder de compra, temos ajustado a nossa estratégia, oferecendo produtos que combinam qualidade, bem-estar e valor, adaptando-nos continuamente às exigências de um mercado em rápida transformação.”, acrescenta.
Em termos de sustentabilidade, Inês Silva destaca que o Grupo Montalva combina “as mais avançadas tecnologias com as receitas tradicionais, sempre com um foco na sustentabilidade e na circularidade em todas as fases da produção, seguindo o princípio ‘Do Prado ao Prato’.”. A marca foi pioneira em Portugal ao obter a certificação de bem-estar animal para toda a cadeia de valor da carne de suíno. A empresa também investiu em painéis fotovoltaicos para reduzir a pegada carbónica e criou a PetAqua, uma unidade de transformação de subprodutos que promove a economia circular. “ “Introduzimos as novas embalagens ‘skin’, que reduziram em 70% o uso de plástico e são 100% recicláveis, reforçando o nosso compromisso com práticas mais sustentáveis. Com a marca Damatta, damos especial atenção à valorização das tradições regionais, preservando a autenticidade da charcutaria portuguesa e celebrando o que de melhor a nossa gastronomia tem para oferecer.”, reforçando o compromisso da marca com práticas mais sustentáveis.
Quanto ao impacto das marcas próprias das grandes cadeias de distribuição, a responsável reconhece que “representam entre 60 a 70% do mercado nas nossas categorias”, tornando o mercado mais competitivo. No entanto, destaca que a principal diferenciação da Izidoro “vai além do preço”, alicerçada na confiança e qualidade dos produtos, resultado de “um know-how consolidado”. A marca distingue-se pelo controlo integral da cadeia de valor, oferecendo carne “100% portuguesa com certificação em bem-estar animal”, algo que atrai consumidores que valorizam produtos éticos e sustentáveis. “A inovação tem sido um dos principais motores do nosso desenvolvimento”, salienta, referindo o investimento contínuo em novas tecnologias, processos e produtos.
“Embora as marcas próprias das grandes cadeias de distribuição tenham ganho terreno”, Inês Silva assegura que a Izidoro continua a diferenciar-se pela sua “história, expertise e compromisso com a qualidade e inovação. “Estes fatores, juntamente com o controlo integral da cadeia de valor e o foco na sustentabilidade, permitem-nos oferecer uma proposta verdadeiramente única.”, conclui.

Paulo Camoezas, diretor comercial da Salsicharia Limiana

“Já competimos de igual para igual nalgumas gamas com os espanhóis, por exemplo”
Paulo Camoezas, diretor comercial da Salsicharia Limiana, considera que o perfil do consumidor português se tem tornado cada vez mais exigente no momento da compra, valorizando produtos mais saudáveis e de maior qualidade. “O consumidor atual é extremamente exigente no ato de compra, e escolhe produtos essencialmente mais saudáveis, com maior qualidade. Exigem melhor qualidade a um preço competitivo”, afirma.
Com o surgimento das marcas próprias das grandes cadeias de distribuição, o responsável da empresa fundada em 1981 e com origem em Ponte de Lima, reconhece que houve uma verdadeira transformação no mercado: “Com o aparecimento das marcas próprias houve a primeira revolução, preços mais económicos, e na maior parte das vezes a mesma qualidade do fabricante”. No entanto, sublinha que, atualmente, as marcas se querem vender “têm de competir com as marcas próprias, às vezes coexistindo, e muitas das vezes com preços ainda mais competitivos”. Na Salsicharia Limiana, a resposta a esta concorrência tem passado por “trabalhar e investir muito na imagem do produto, na qualidade do mesmo, e principalmente na eficácia e eficiência de serviço”.
Quanto ao futuro da alimentação, Paulo Camoezas acredita que estamos a dar os primeiros passos para um paradigma de consumo mais saudável. “Produtos cada vez mais saudáveis, com menos sal, com menos gordura, com elevado teor cárnico e proteico” serão fundamentais, e a preocupação com o ambiente terá um peso crescente. “O consumidor dos próximos 10 anos vai olhar para a qualidade do produto, para o sabor, para o preço, mas também para a embalagem, se é amiga do ambiente ou não”. Na Salsicharia Limiana, já foi iniciada esta transição: “Já iniciámos esse caminho com a alteração de caixas e embalagens, utilizando menos cartão e menos plástico, e em muitos produtos já com embalagens de plástico e cartão reciclado e principalmente reciclável”.
“Estamos a reduzir a utilização de plásticos redesenhando as embalagens de forma a consumir menos recursos”, explica. Além disso, a empresa está a implementar energia fotovoltaica nas suas duas unidades de produção. “Estamos agora a meio de um projeto de colocação nas duas unidades de energia fotovoltaica 100% limpa”, revela.
Os produtos tradicionais são um dos pilares da Salsicharia Limiana. “Um dos pilares da nossa estratégia é precisamente manter os produtos o mais tradicionais possível, mantendo o sabor do antigamente”, explica Paulo Camoezas que refere: embora seja difícil conjugar a produção moderna com a tradição, esse equilíbrio é conseguido. “Fazer também o tradicional numa indústria que tem linhas de produção do mais moderno que existe atualmente é uma equação difícil, mas que conseguimos manter”. O foco principal da empresa é “o sabor característico do produto”, e a partir daí, tudo é desenvolvido.
Sobre a crescente presença das marcas próprias, Paulo Camoezas diz que a Salsicharia Limiana sabe coexistir bem com elas. “Estamos muito à vontade com marcas próprias, sabemos viver com elas, e por isso mesmo somos, em algumas cadeias de distribuição, a marca escolhida para esse efeito com resultados extremamente positivos para ambas as partes, mas principalmente para o consumidor”. O responsável destaca que, mesmo quando a empresa produz para outras marcas, mantém o mesmo nível de exigência. “Fazemos produto para a nossa concorrência, que reconhece em nós essa qualidade e competitividade que eles não conseguem obter”. Esta abordagem permitiu que a Salsicharia Limiana fosse líder em algumas cadeias de distribuição no fornecimento de marcas próprias.
No que diz respeito à exportação, destaca que a empresa tem consolidado a sua presença a nível internacional, embora enfrente desafios como os “aspetos cada vez mais burocráticos de alguns mercados” e a “localização geográfica periférica”, que encarece os custos logísticos. “O custo logístico de Espanha para França, por exemplo, é metade daquele que existe em Portugal”, o que reduz a competitividade em relação a outros países. Para promover os seus produtos no mercado internacional, a Limiana tem marcado presença em feiras importantes. “Temos ido a importantes feiras, dando posterior seguimento, não só dos potenciais clientes fornecedores de produtos portugueses para o chamado mercado da saudade, mas cada vez mais empresas locais para consumidores locais”.
Paulo Camoezas destaca o reconhecimento crescente dos produtos portugueses a nível internacional, notando que a diferença de qualidade entre os produtos portugueses e os de outros países, como Itália ou Espanha, está a desaparecer. “Hoje diria que em qualidade e apresentação já competimos de igual para igual nalgumas gamas com os espanhóis, por exemplo”, afirma, acrescentando que isso oferece uma “perspetiva de futuro fabulosa” para a Salsicharia Limiana e o setor alimentar português.

Lia Oliveira, diretora de marketing e de comunicação externa da Nobre

“Um dos pilares é continuar a reduzir a nossa pegada ambiental”
Lia Oliveira, diretora de marketing e de comunicação externa da Nobre, confirma que, nos últimos anos, “existe uma maior preocupação com os hábitos alimentares” por parte dos consumidores portugueses. Segundo a responsável, “os consumidores estão cada vez mais informados na hora de escolher produtos”, procurando opções mais equilibradas que permitam seguir “uma dieta flexitariana e um estilo de vida equilibrado”. Perante este cenário, a Nobre tem vindo a ajustar o seu portefólio de produtos, apostando em soluções inovadoras e adaptadas às novas tendências de consumo. “A Nobre Cuida-t+ e Nobre Vegalia são dois exemplos desta adaptação”, explica Oliveira, destacando a importância de oferecer produtos com “teor de sal e gordura reduzido” e opções com proteínas alternativas, como forma de diversificar a alimentação.
A inovação tem sido uma prioridade para a marca, sendo o lançamento da Nobre Omelete um exemplo disso. “Esta nova gama, à base de ovo e produzida com ovos de galinha criadas ao ar livre, é ideal para os portugueses que pretendem diversificar o tipo de proteína que consomem nas suas refeições”, explica Oliveira. A marca introduziu ainda um produto inovador na gama Nobre Cuida-t+: “o fatiado de peito de peru com cenoura”, que combina “um legume com proteína numa solução muitíssimo saborosa” e que é também “uma fonte de fibra”. Para Lia Oliveira, o objetivo da Nobre é claro: “O bem-estar individual e uma alimentação equilibrada, flexível e conveniente será cada vez mais uma necessidade”.
No que diz respeito à sustentabilidade, salienta que a Nobre tem vindo a desenvolver práticas consistentes ao nível ambiental. “Um dos pilares é continuar a reduzir a nossa pegada ambiental”, refere, acrescentando que a marca tem investido na melhoria das suas embalagens, procurando soluções mais sustentáveis. “Substituímos as mangas de plástico dos frascos de salsichas por rótulos de papel”, exemplifica, sublinhando também a alteração dos rótulos das latas para “papel 100% reciclado” e a incorporação de plástico reciclado nas embalagens de fiambres. Além disso, a marca tem intensificado o apelo à reciclagem, tanto através da comunicação nas redes sociais como no aumento do tamanho dos ícones visuais das embalagens.
A Nobre também promove a economia circular, incentivando os consumidores a reutilizarem as suas embalagens. “Nas redes sociais da Nobre mostramos aos portugueses que é possível a reutilização das nossas embalagens”, explica Oliveira, destacando ideias criativas como a utilização de frascos de salsichas como pequenos vasos para plantas ou porta-lápis.
Sobre o impacto das marcas próprias das grandes cadeias de distribuição, Oliveira reconhece que estas “têm vindo a ganhar o seu espaço no mercado”, especialmente tendo em conta o contexto económico atual. No entanto, a Nobre mantém a sua posição firme no setor alimentar, continuando a ser “a marca top of mind no momento da compra”. A confiança dos consumidores na marca é justificada pela “variedade e qualidade” dos produtos, assim como pelo investimento contínuo em “comunicação, inovação e certificações de qualidade alimentar”.
A exportação também é um canal importante para a Nobre, permitindo alcançar novos mercados e consumidores. “Sabemos que diferentes mercados apresentam diferentes hábitos e preferências de consumo”, afirma Oliveira, destacando a adaptação dos produtos às necessidades dos consumidores locais. Contudo, a marca garante que mantém “o nosso selo de qualidade em todos os produtos que exportamos”, com o objetivo de estabelecer relações de confiança, tanto com os portugueses no estrangeiro como com novos consumidores.
“A inovação faz parte do nosso ADN”, refere Lia Oliveira, sublinhando que a Nobre continuará a expandir o seu portefólio de produtos, tanto no mercado nacional como nos mercados internacionais. “Estamos empenhados em apresentar os melhores produtos, como temos vindo a fazer em Portugal”, assegura, destacando o compromisso da marca em continuar a desenvolver soluções inovadoras e adaptadas às preferências regionais. A marca continuará a expandir-se internacionalmente, “com a garantia de que os produtos que disponibilizamos mantêm a qualidade a que a Nobre está associada”, conclui.

Este artigo faz parte da edição 426 do Hipersuper

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Artigos relacionados
Setor cervejeiro quer reforço da produção nacional de cevada
Bebidas
José Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Alimentar
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Alimentar
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Retalho
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Alimentar
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
ESG
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Exportação
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
Bebidas
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Alimentar
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Alimentar
Foto : Pedro Melim
Bebidas

Setor cervejeiro quer reforço da produção nacional de cevada

O setor defende um diálogo interno com o Governo para garantir um quadro fiscal que não discrimine negativamente a cerveja. E desafia os decisores a tomar medidas concretas no que respeita ao aumento de produção de cevada.

Hipersuper

O setor cervejeiro português quer o reforço da produção nacional de cevada, alertando para a forte dependência de matérias-primas importadas, num momento em que Portugal regista uma das mais baixas taxas de aprovisionamento de cereais da Europa.

A mensagem foi transmitida durante a Assembleia Geral dos Cervejeiros de Portugal, que decorreu a 10 de abril, e que reuniu representantes da indústria, decisores políticos e membros da sociedade civil. Rui Lopes Ferreira, presidente da associação, revelou que, em 2024, o setor consumiu cerca de 114 mil toneladas de cevada, das quais apenas 14% tiveram origem em território nacional. No caso do lúpulo, o cenário é semelhante: das 55 toneladas de ácidos alfa consumidas, apenas 15% foram de origem portuguesa.

Na sessão de encerramento do evento, o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, reconheceu a necessidade urgente de inverter esta tendência. “estamos entre os países europeus com menor taxa de aprovisionamento de cereais, que hoje se cifra em 19% quando em 1990 era de 50% das necessidades de consumo”, destacou.

Rui Lopes Ferreira, Presidente da Cervejeiros de Portugal, com o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, reconheceu a necessidade urgente de inverter esta tendência. Foto: Pedro Melim

Por forma a contrariar esses dados foi assinado no dia 9 de abril, um memorando de entendimento entre várias associações de produção, agrícolas, alimentares, distribuição, e ainda a Cervejeiros de Portugal, o +CEREAIS, com a ambição de criar uma organização interprofissional na área dos cereais como forma de valorizar a produção nacional em todos os elos da cadeia.

“Caso houvesse uma maior garantia de produção por parte do setor agrícola nacional, bem como uma política fiscal que trate o setor cervejeiro de forma mais justa, o cenário seria diferente. Desde há muito tempo que sentimos um tratamento desigual em termos fiscais, em comparação a outro tipo de bebidas alcoólicas. Uma situação totalmente injustificada”, defendeu Rui Lopes Ferreira, Presidente dos Cervejeiros de Portugal.

Portugal lidera no consumo fora de casa

Portugal é o único país europeu no qual o mercado cervejeiro já recuperou os níveis de venda pré-pandemia. Esta dado foi partilhado por Julia Leferman, secretária-geral da Brewers of Europe, na mesma Assembleia Geral durante a 2ª parte pública deste evento, promovido com o objetivo de fomentar um diálogo entre o setor cervejeiro português, o poder político e a sociedade civil.

Julia Leferman, secretária-geral da Brewers of Europe Foto: Pedro Melim

De acordo com a secretária-geral da associação europeia, apesar de o consumo per capita português se fixar nos 60 litros por ano (contra os 128 litros da República Checa, que lidera a tabela), Portugal é o país da Europa que lidera o consumo fora de casa, com 67%. Atualmente, estima-se que o setor cervejeiro português seja representado por cerca de 120 empresas produtoras de cerveja que, juntas, representam 1,53% do PIB nacional (2.6 mil milhões de euros).

Também o setor cervejeiro europeu gera um impacto económico considerável, com 40 mil milhões de euros em receitas fiscais e 52 mil milhões de euros em valor acrescentado. Quanto à empregabilidade, em Portugal, o setor gera cerca de 98 mil empregos (2 milhões a nível europeu) e embora a sua produtividade seja duas vezes superior à média nacional, os níveis poderiam ser superiores, avança a Associação de setor, sem fins lucrativos, que representa as empresas que, em território nacional, exerçam a indústria da produção e/ou enchimento de cerveja.

O evento da Assembleia Geral dos Cervejeiros de Portugal contou ainda com um painel de discussão composto pelo economista e investigador João Duarte, a professora catedrática Conceição Calhau, a advogada e ex-presidente do GRACE Margarida Couto e a grã-mestre da Confraria da Cerveja, Teresa Apolónia, que debateram a cerveja sob os prismas da economia, saúde e bem-estar, sustentabilidade e cultura cervejeira.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

José Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries
José Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries
Alimentar

José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”

A Lotus Bakeries, empresa belga reconhecida pelas icónicas bolachas Biscoff, está a reforçar a sua presença em Portugal. Para compreender melhor o que implica esta mudança de estratégia da marca no nosso país, falámos com José Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries.

Como é que surgiu este desafio de trabalhar a presença da Lotus Bakeries em Portugal?
Sempre trabalhei no setor dos bens de consumo e passei por diversas multinacionais, como a Central de Cervejas, Prime Drinks e Philips. Fui contactado através de um processo de recrutamento para gerir a Lotus Bakeries diretamente em Portugal.
A marca já estava presente no país há alguns anos, através de um distribuidor. No entanto, a nossa estratégia global passa por assumir a gestão direta do negócio quando a marca atinge um certo nível de desenvolvimento. Foi nesse contexto que entrei para liderar este processo, após um exigente processo de entrevistas, e aceitei o desafio de consolidar a presença da Lotus Bakeries no mercado português.

osé Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries

José Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries

O que mudou com a transição da distribuição para uma gestão direta da marca?
Quando uma marca é gerida diretamente, conseguimos um foco maior e uma estratégia mais alinhada com os nossos objetivos. O distribuidor fez um excelente trabalho, mas, quando é a própria marca a gerir o conhecimento, os recuros e o foco naturalmente são superiores, com impacto directo nos resultados.
Antes de assumirmos a operação, realizámos uma análise ao mercado, avaliando fatores como o consumo per capita e o potencial de crescimento da categoria. Identificámos um forte potencial de expansão, o que nos levou a tomar a decisão de gerir diretamente a operação. Essa mudança já deu frutos: nos primeiros 8 a 9 meses, realizámos uma transição estruturada e, agora, estamos efetivamente a acelerar o crescimento do negócio.

Que impacto teve esta mudança nos resultados da empresa em Portugal?
Os primeiros números são bastante positivos. Nos primeiros dois meses de 2025, já crescemos mais de 200% face ao mesmo período do ano anterior.
Em 2024, temos seis meses com o distribuidor e seis meses independente. Portanto, temos um ano atípico. Mas se olharmos para 2023, o último ano completo com o distribuidor, e compararmos com 2025, vamos quadruplicar o nosso negócio.

Em que retalhistas podemos encontrar as bolachas Biscoff?
Neste momento, estamos em todos os principais retalhistas, exceto Lidl e Mercadona, onde, estrategicamente, não planeamos entrar no curto prazo. E estamos na Aldi a fazer alguns in and outs.
Estamos também a expandir a nossa presença através de inovação e a garantir que os consumidores têm mais oportunidades de experimentar os nossos produtos em diferentes momentos de consumo.

E as parcerias que têm com McDonald’s e Delta, por exemplo, são importantes?
É importantíssimo. Mantemos parcerias estratégicas com marcas como McDonald’s, KFC, Delta e Wheel Frozen Yogurt, entre outros, que são fundamentais para aumentar a notoriedade da marca e permitir que mais consumidores experimentem o sabor Biscoff.

Quais são os principais fatores para o sucesso da Lotus Bakeries a nível global?
A marca apresentou no mês passado os resultados globais na Bélgica. E voltámos a crescer a cerca de 16%. Vamos com uma média de crescimento dos últimos 10 anos muito perto dos 20%. Ou seja, a marca globalmente está de facto num momento muito saudável. E isso ajuda-nos a todos, pois cada vez mais vivemos num mundo global.
A Lotus Bakeries, nomeadamente com Biscoff tem três pilares fundamentais para o seu crescimento global. O primeiro é o produto. O nosso sabor, a nossa textura é muito forte. E, dentro do produto, destaco a versatilidade. Nascemos como uma marca cujo grande momento de consumo era o café. Se formos a países como a Bélgica e Holanda, o consumo do café é um momento fortíssimo.
Depois a marca evoluiu, e esse é um foco a curto prazo em Portugal, para um snack de consumo doméstico, onde somos cada vez mais fortes.
O segundo está relacionado com parcerias globais. Acreditamos que trabalhar com marcas como McDonald’s, KFC, Haagen dazs entre outras, tem sido um motor de crescimento, permitindo que os consumidores experimentem o nosso produto de forma natural e integrada no dia a dia.
Por último, a acessibilidade: a nossa estratégia passa por estar presente em vários momentos de consumo, tanto no retalho como em cafés e pastelarias, e oferecer um preço competitivo que facilite a experimentação.

A Lotus Biscoff posiciona-se como uma marca premium?
Não. Queremos afastar-nos dessa perceção. Não somos premium, somos mass market. É aí que nós queremos competir. Como sabe, nesta categoria, assistimos a uma série de subidas de preços e todos têm subido, de forma bastante relevante, os preços. Nós temos aguentado exatamente para nos posicionarmos com um preço médio mais competitivo.

Como têm acompanhado esta subida de preços das matérias-primas?
Optámos por manter um preço competitivo. Utilizamos promoções estratégicas para garantir que mais consumidores experimentam o nosso produto, uma tática essencial num mercado tão competitivo como o português. No curto prazo, o principal o principal KPI do nosso negócio, mais do que a quota de mercado, é a penetração. Ou seja, para nós é fundamental chegar à casa dos consumidores.
As promoções desempenham um papel fundamental no mercado português. Funciona muito bem e, portanto, temos tentado estar mais vezes em promoção, garantindo que o nosso posicionamento promocional é suficientemente atrativo para as pessoas experimentarem.

Como estão a trabalhar o crescimento e a inovação da marca?
A inovação é um fator-chave. O Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor, e o nosso objetivo é expandir esse sabor para novas categorias, como gelados, chocolates e cremes de barrar.
Biscoff não é só bolachas, Biscoff é um sabor. A inovação passa muito mais por dentro de outras categorias tendo o sabor Biscoff presente junto dos nossos consumidores e dos nossos shoppers. O grande foco da empresa é o desenvolvimento do sabor Biscoff, que é ligeiramente diferente do tradicional da FMCG das grandes empresas.

O mercado português tem alguma particularidade em relação a outros países que exija um trabalho específico da marca?
Sim, cada mercado tem as suas especificidades, e Portugal não é exceção. Em comparação com Espanha, por exemplo, onde a regionalização tem um peso significativo. Nós é quase tudo nacional.
Uma das principais particularidades do mercado nacional é o peso das promoções e a elevada concentração do retalho. Dois dos principais players representam quase 50% do mercado, o que é uma realidade pouco comum noutros países. Além disso, no mercado português as promoções têm um grande peso.
Outra especificidade relevante é a estrutura de distribuição para o canal Horeca. Em Portugal, os cash & carries são tipicamente route to market para o canal tradicional. Esta dinâmica obriga-nos a ter uma estratégia de pricing bem definida para os três canais principais: retalho, cash & carry e distribuidores.

A marca tem uma estratégia específica para diferentes faixas etárias?
Essa segmentação é essencial. Fizemos alguns estudos de consumidor e um dos insights mais interessantes foi perceber que o maior momento de consumo de bolachas em Portugal é ao pequeno-almoço, e que o maior grupo de consumidores tem menos de 35 anos.
Atualmente, o nosso produto é mais consumido por um público acima dos 35 anos, associado a momentos como o café, um snack indulgente à tarde ou um guilty pleasure ocasional depois do jantar. No entanto, para expandirmos o consumo a faixas etárias mais jovens, apostámos na inovação, lançando bolachas recheadas com chocolate, baunilha e creme Biscoff.
Nos mercados onde já introduzimos esta inovação, verificámos um aumento da penetração em consumidores mais jovens e um maior consumo ao pequeno-almoço. Acreditamos que essa tendência se repetirá em Portugal, o que nos permitirá aumentar a nossa base de consumidores e impulsionar o crescimento da marca.

Como está a evoluir a operação ibérica da Lotus Bakeries?
A nossa expansão em Espanha nos últimos anos foi impressionante: em 2017, faturávamos 3 milhões de euros e, em 2025, vamos fechar com cerca de 50 milhões de euros.
O nosso objetivo para Portugal é replicar esse sucesso, ajustando a estratégia às especificidades do mercado nacional, como a concentração do retalho e a forte dependência das promoções.

Quais são os planos futuros para a marca em Portugal?
A curto prazo, o foco está no crescimento das vendas e ponto de venda. Queremos garantir que os consumidores encontram os nossos produtos nos principais retalhistas e canais de consumo.
A médio prazo, vamos expandir a equipa e estruturar melhor as nossas operações, contratando Key Account Managers, especialistas em Category Management e equipas de vendas para fortalecer a nossa presença no mercado.

Sustentabilidade é uma prioridade para a Lotus Bakeries?
Sim, totalmente. A sustentabilidade é um pilar estratégico para o grupo e não abdicamos dele para crescer mais rapidamente.
Temos metas ambientais definidas, como a redução da pegada de carbono, e todas as nossas novas fábricas seguem critérios de sustentabilidade rigorosos. Este compromisso reflete-se também na forma como desenvolvemos os nossos produtos e embalagens.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Alimentar

Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow

A Planta acaba de anunciar uma nova parceria com o chef Gordon Ramsay, no âmbito da campanha internacional Skip the Cow, que convida os consumidores a experimentarem uma alternativa vegetal à manteiga tradicional.

Hipersuper

Nesta nova colaboração, Ramsay testa e aprova a Planta Planteiga, um produto 100% vegetal, feito com apenas sete ingredientes naturais e que promete o mesmo desempenho e sabor rico da manteiga de origem animal, mas com menos 75% de impacto climático. O objetivo da campanha é claro: ajudar os consumidores a elevarem os seus hábitos culinários de forma mais sustentável, sem comprometer o sabor.

“Acredito numa alimentação natural, com ingredientes de qualidade, e posso dizer com toda a sinceridade que a Planta Planteiga me surpreendeu. Desde ovos mexidos a bolos de chocolate, pus o produto à prova. Dá-me a cremosidade e o sabor rico que obtenho da manteiga, com a vantagem de ser mais sustentável. Convido as pessoas testarem este produto e verem o que conseguem criar nas suas casas!”, afirma Gordon Ramsay.

“Não podia estar mais orgulhosa de anunciar a nossa nova campanha Skip the Cow, que conta com a participação do icónico Gordon Ramsay. Esta campanha representa um ousado passo em frente na apresentação da versatilidade e sabor da Planta Planteiga para cozinhar. A paixão de Gordon por comida excecional alinha-se perfeitamente com o nosso compromisso com a inovação e a oferta de alternativas sustentáveis, sem lacticínios, que não comprometem o sabor ou o desempenho. E se Gordon Ramsay acha que é bom, quem somos nós para discordar?”, comenta Jessica Pita, Iberia Marketing Lead da Flora Food Group.

A parceria surge num momento em que, segundo um estudo da OnePoll, 57% dos portugueses que cozinham confiam nas mesmas cinco receitas, e 20% só experimentam uma nova receita de poucos em poucos meses. No entanto, 86% dizem querer melhorar as suas competências na cozinha.

A campanha Skip the Cow já está a ser lançada a nível mundial, com presença em televisão, canais digitais e outdoor, e chega agora também a Portugal.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus

A iniciativa decorre até 27 de abril e vai atribuir 3.000 euros a uma corporação por distrito, totalizando 54.000 euros em donativos.

Hipersuper

O Lidl Portugal acaba de lançar uma nova campanha solidária que reforça o apoio às Corporações de Bombeiros Portugueses, desafiando os seus clientes a contribuírem de forma simples, através da utilização da app Lidl Plus.

A campanha insere-se na estratégia de sustentabilidade da insígnia, ‘Mais Lidl’, que se estrutura em três eixos: Mais para o Planeta, Mais para a Comunidade e Mais para Si. Neste caso, a ação visa simultaneamente incentivar a digitalização de faturas, promovendo a redução do consumo de papel, e apoiar os bombeiros portugueses num momento em que se aproximam os meses críticos do verão.

A dinâmica é apresentada como simples: a loja Lidl de cada distrito que registar o maior número de faturas eletrónicas entre 14 e 27 de abril vai escolher a Corporação de Bombeiros local a quem será entregue o donativo. A campanha volta assim a mobilizar clientes para causas sociais, reforçando a parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, numa colaboração que já soma três campanhas consecutivas.

Desde 2016, o Lidl já doou mais de 200.000 bens alimentares, equivalentes a 154.000 euros, às corporações de bombeiros em Portugal. Estes apoios têm sido distribuídos através das lojas e entrepostos da insígnia, de Norte a Sul do país, especialmente durante os períodos mais críticos de combate a incêndios.

Apoio do Lidl aos Bombeiros


  • 200.000 bens alimentares doados desde 2016

  • +154.000 euros em valor total de apoio

  • 54.000 euros em donativos previstos na campanha de abril de 2024

  • 3.000 euros por corporação distrital

  • 18 corporações apoiadas diretamente nesta nova iniciativa

  • 3 campanhas já realizadas através da app Lidl Plus

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Alimentar

Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras

A nova embalagem destaca-se pelo seu sistema de abertura e fecho fácil, que permite o consumo gradual das bolachas, mantendo-as frescas por mais tempo.

Hipersuper
A Nacional acaba de lançar uma nova embalagem para a sua gama de bolachas Marinheiras, numa iniciativa que se insere no processo de rebranding da marca. Esta novidade chega ao mercado com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos consumidores.
Atualmente posicionada como uma das marcas de referência no segmento das Marinheiras, a Nacional continua a investir em inovação para consolidar a sua presença nos lares portugueses. A nova embalagem destaca-se pelo seu sistema de abertura e fecho fácil, que permite o consumo gradual das bolachas, mantendo-as frescas por mais tempo.
“Este lançamento representa um marco importante na evolução da nossa marca. Queremos oferecer aos consumidores produtos que aliam tradição, qualidade e praticidade. A nova embalagem das Marinheiras reflete o nosso compromisso com a inovação, sem nunca perder a essência que nos define há mais de 170 anos”, afirma Filipa Rosa, Biscuit Category Manager da Nacional.
Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

ESG

Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento

O país precisa de acelerar para aumentar a recolha em todos os materiais de embalagem, nomeadamente no vidro e ECAL, conseguir cumprir as metas de 2025, alerta a Sociedade Ponto Verde.

Hipersuper

Nos primeiros três meses de 2025, Portugal registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens, com mais 4.377 toneladas a serem enviadas para reciclagem, em comparação com o período homólogo do ano anterior.

O volume total recolhido supera as 116 mil toneladas, mas este ritmo de crescimento é insuficiente para Portugal conseguir cumprir as metas para este ano.

Em 2024, para o mesmo período, os serviços de recolha seletiva de resíduos de embalagens financiados ao SIGRE (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens), pela Sociedade Ponto Verde (SPV) e outras entidades gestoras, atingiram o montante de 26,4M€. Já em 2025 os custos destes mesmos serviços atingiram 47,7M€, após a decisão de novos valores de contrapartida pelo Ministério do Ambiente e Ministério da Economia, igualmente para o 1º trimestre.

“O país tem de garantir a recolha seletiva de 65% de todas as embalagens colocadas no mercado durante este ano. Nesta medida, a prioridade tem de passar por melhorar significativamente o nível de serviço que é prestado aos cidadãos por parte dos sistemas municipais e multimunicipais, dispondo o SIGRE  de mais recursos financeiros para realizar investimentos em gerem resultados e ajudem a alcançar esse objetivo”, defende a Sociedade Ponto Verde.

Turismo é um desafio

Os dados dos três primeiros meses deste ano mostram que o vidro continua a ficar aquém da performance das outras embalagens, já que foram recolhidas 48.568 toneladas dos vidrões, “o que significa uma estagnação em comparação com igual período de 2024 (0%)”, informa a SPV.  Em relação às embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL), foram recolhidas 2.247 toneladas (-5%), enquanto nos restantes materiais os dados do SIGRE, no mesmo período em análise, revelam que foram encaminhadas para reciclagem 38.157 toneladas de papel/cartão (+5%), 20.425 toneladas de plástico (+7%) e 467 toneladas de alumínio (+5%).

Nos três primeiros meses de 2025 a quantidade de vidro recolhido nos vidrões, estagnou em relação ao mesmo período de 2024

A SPV refere ainda o crescimento do turismo, impulsionado pelo aproximar do verão, como um desafio acrescido para a meta de recolha seletiva de 65% de todas as embalagens colocadas no mercado este ano. “Reduzir o impacto dos visitantes nos resíduos produzidos e na reciclagem de embalagens, torna ainda mais crucial acelerar a implementação de soluções tecnológicas inovadoras, em determinadas zonas do país, que permitam melhorar as redes de recolha junto do consumidor residencial e/ou do canal Horeca, onde existe uma maior pressão no consumo fora de casa”, alerta.

Para a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais, “estes dados mostram que continua a existir a necessidade de uma maior articulação e colaboração entre todos os agentes da cadeia de valor para tornar o sistema cada vez mais eficiente e o país conseguir cumprir a meta que está definida para a reciclagem de embalagens em 2025”. A SPV mantém não só a sua disponibilidade, mas também um investimento muito significativo ultrapassar os desafios. Em particular, no tema do vidro e com foco no Horeca, alocámos 600 mil euros para financiar projetos de comunicação integrados no nosso programa ‘Juntos a Reciclar ++’, um claro esforço para continuarmos a trazer inovação ao país, sempre em cooperação com os parceiros que estão no terreno, e de forma a gerar mais e melhor reciclagem de embalagens deste material”, exemplifica.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Exportação

CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA

“É tempo de olhar e reconhecer a importância estratégica da agricultura e abrir novos canais comerciais”, defende Idalino Leão, presidente da CONFAGRI.

Hipersuper

Para a CONFAGRI é “essencial” haver uma resposta concertada, “assente no diálogo, na união e na preparação estratégica do setor”.

Em causa está a “crescente incerteza gerada pelos mais recentes desenvolvimentos nas políticas comerciais internacionais”, aponta, em particular no que respeita à imposição de taxas de importação de 25% 25% sobre o aço, o alumínio e os automóveis e outras “recíprocas” de 20% para um leque alargado de outros bens e que deverão entrar em vigor a 15 ne julho.

Em respostas, a União Europeia avançou, a 9 de abril, com a decisão de cobrar tarifas sobre importações a bens agrícolas e industriais norte-americanos.  São cerca de 1700 produtos, que vão passar a pagar pelo menos 25% para entrarem no espaço da UE.

Partilhando a legítima preocupação dos produtores e empresas agroalimentares nacionais, Idalino Leão, presidente da CONFAGRI sublinha que “este é o momento para agir com bom senso e serenidade, sendo importante alavancar medidas que visem mitigar as dificuldades dos setores agrícolas mais afetados direta e indiretamente pelas tarifas”.

Para a CONFAGRI é “essencial” haver uma resposta concertada “assente no diálogo, na união e na preparação estratégica do setor”

Nesse sentido, e ainda que afirme manter “a esperança de que se consiga alcançar um bom entendimento entre os líderes mundiais”, a CONFAGRI está a propor a criação de um grupo de trabalho que congregue os representantes de todos os elos da cadeia de abastecimento e produção agroalimentar, “com o objetivo de monitorizar, de modo articulado e permanente, os desenvolvimentos e negociações internacionais, de forma a agir, atempadamente, em prol da defesa da estabilidade económica e da soberania alimentar de Portugal”.

Para Idalino Leão, “é tempo de olhar e reconhecer a importância estratégica da agricultura e abrir novos canais comerciais.”, sendo necessário garantir que, perante contextos de crise, o setor agroalimentar dispõe dos instrumentos necessários para assegurar estabilidade aos produtores, às empresas e aos consumidores portugueses”.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão

Este sabor vem complementar a gama Pedras Sabores, onde já constam limão, tangerina, maracujá e frutos vermelhos.

Hipersuper

A edição limitada Pedras Ananás, que estará disponível durante a época mais quente do ano, é apresentada como uma bebida com “equilíbrio perfeito entre a doçura e a acidez”.

Vem complementar a gama Pedras Sabores, onde já constam os sabores de limão, tangerina, maracujá e frutos vermelhos e está disponível em garrafa 25 cl no canal on-trade e no formato 4x25cl nos hiper e supermercados de norte a sul do país.

Integrada no portefólio do Super Bock Group, Pedras Sabores é uma gama de bebidas com ingredientes naturais que tem na sua base Água das Pedras, uma água mineral natural gasocarbónica rara por ter gás 100% natural que é captada nas profundezas do subsolo granítico da região de Trás-os-Montes.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Luis Bás, secretário-geral da ADIPA
Alimentar

ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo

“Desde o primeiro momento, considerámos que a ausência de uma Secretaria de Estado do Comércio no atual Executivo não foi uma decisão acertada. A dimensão e o impacto económico do comércio justificam plenamente a existência de uma tutela específica”, defende Luís Brás, secretário-geral da ADIPA.

Hipersuper
tagsADIPA

O Conselho Coordenador da ADIPA – Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares –, órgão consultivo da Direção que integra algumas das principais empresas do comércio alimentar independente, que se reuniu no passado dia 10, defende a necessidade de o próximo Governo, a ser eleito nas legislativas de 18 de maio, criar uma Secretaria de Estado dedicada exclusivamente ao Comércio.

O setor do comércio e serviços representa uma parcela significativa do PIB nacional e é responsável por centenas de milhares de postos de trabalho. A ADIPA considera, por isso, que é fundamental que estas atividades económicas tenham, no seio do Governo, uma estrutura própria, capaz de lhes dar a devida atenção estratégica e de promover políticas públicas que reforcem a competitividade e a sustentabilidade do setor.

“Desde o primeiro momento, considerámos que a ausência de uma Secretaria de Estado do Comércio no atual Executivo não foi uma decisão acertada. A dimensão e o impacto económico do comércio justificam plenamente a existência de uma tutela específica. A criação desta Secretaria de Estado seria um importante sinal político e uma medida concreta para reforçar um setor que é essencial para o desenvolvimento económico e para a coesão social do país.”, afirma Luís Brás, secretário-geral da ADIPA.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Campos da Vitacress
Alimentar

Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa

A Corteva assegurou os direitos de distribuição exclusiva do produto solubilizante de fósforo, da Simbiose, na Europa.

Hipersuper

A Simbiose, empresa brasileira de desenvolvimento de produtos microbiológicos para a agricultura, prepara-se para lançar no mercado europeu uma tecnologia de solubilização biológica de fósforo. Comercializado pela Simbiose no Brasil desde 2019, o produto foi desenvolvido com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e “deve chegar a mais de 20 países através da colaboração com a Corteva Agriscience, empresa global de ciência e tecnologia agrícola”, informam os dois parceiros.

Numa nota conjunta, referem que o bioproduto é capaz de aumentar a produtividade e a resiliência das culturas. “A solução quebrou paradigmas entre os produtores rurais do Brasil ao tornar-se o primeiro produto biológico de fósforo, baseado em micro-organismos solubilizadores de fosfato. Foi desenvolvido após mais de 20 anos de pesquisa realizada pela Embrapa Milho e Sorgo, sob a liderança da investigadora Christiane Paiva”, indicam.

A participação da Simbiose nos estudos da Embrapa começou no momento da validação dos testes com inoculantes e micro-organismos na cultura, a chamada fase de campo. Citada na nota, Christiane Paiva explica que a tecnologia do solubilizador biológico de fósforo atua desde o início do cultivo, quando bactérias aplicadas nas sementes ou no solo iniciam o processo de colonização que facilita a libertação do fósforo para as plantas, permitindo assim que as raízes absorvam mais nutrientes e aumentem a produtividade.

A Corteva assegurou os direitos de distribuição exclusiva do produto solubilizante de fósforo, da Simbiose, na Europa. “Estamos continuamente à procura de inovações que possam ajudar os agricultores a adaptarem-se aos desafios ambientais e de produtividade”, afirma Frederic Beudot, vice-presidente de Produtos Biológicos da Corteva Agriscience. “A combinação da qualidade do portfólio da Simbiose com as nossas capacidades de I&D e de agronomia local vai aproximar-nos mais deste objetivo”, acrescenta.
Na Europa, o produto será rebatizado com um novo nome, que será determinado pela Corteva.

“Com muitos estudos e avanços tecnológicos, a Simbiose estabeleceu-se no Brasil como uma empresa inovadora, sinónimo de qualidade e parceira dos produtores”, diz por sua vez Marcelo de Godoy Oliveira, CEO da Simbiose. “Em parceria com a Corteva, vamos abrir o mercado europeu à Simbiose, exportando um dos seus produtos mais inovadores e disruptivos. Esta colaboração tem tudo para responder a um mercado exigente, que procura cada vez mais a produtividade, com soluções sustentáveis e tecnologia de alta qualidade”, define.
A Simbiose e a Corteva esperam que o produto esteja disponível já em 2026, enquanto se aguarda a aprovação regulatória e a conclusão do processo de rebranding da marca no mercado local.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.