Custos do regresso às aulas preocupam 41% dos encarregados de educação
As compras online de material escolar estão a aumentar entre os portugueses que procuram poupar dinheiro.

Hipersuper
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Em 2023, 41% dos encarregados de educação mostravam preocupações no que toca às despesas relacionadas com material escolar. Estes dados foram apurados através de um inquérito realizado pelo Observador e pela Cetelem referente às ‘Expectativas e Intenções de Consumo no Regresso às Aulas’, e, refletindo o aumento do custo de vida nos últimos anos, 27% dos inquiridos considera que os gastos com a educação são uma fonte de stress.
Segundo o mesmo inquérito, 62% dos encarregados de educação procuram mais promoções, sendo que mais de metade (55%) opta por reutilizar material escolar ou por produtos mais baratos (41%), uma vez que a sua situação financeira se encontra igual ou pior quando comparada ao ano anterior.
Apesar de a aquisição de material escolar continuar a ser maioritariamente feita em lojas físicas, como super e hipermercados, livrarias e lojas especializadas, o padrão atual de consumo dos portugueses revela uma transição cada vez maior para as compras online, de forma a encontrar as melhores ofertas.
“As famílias acabam por procurar as melhores ofertas online, comparando os preços de todos os produtos que os seus filhos podem precisar para a escola, como livros, tecnologia de consumo, mochilas, moda e calçado, etc”, afirma Eduardo Esparza, VP general manager da Webloyalty Ibéria & Brasil.
Para além da simplicidade de encontrar promoções para otimizar o orçamento familiar, existem também outras soluções na Internet para obter poupanças extra em todas as compras que fizer, como o cashback. “Programas como o Compra e Poupa permitem reduzir as despesas com livros, vestuário ou material escolar, oferecendo pelo menos 10% de cashback em todas as compras online em lojas online de confiança”, exemplifica o responsável.