Vinhos DOC Douro e Porto vão estar em destaque no Vindouro Wine & History
Cerca de uma centena de produtores de vinhos DOC Douro e Porto vão dar a provar na Vindouro as suas novidades e os seus vinhos intemporais num evento com um variado programa de atividades.

Hipersuper
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio
Numa organização do município de São João da Pesqueira, o Vindouro – Festa Pombalina / Wine & History 2024 celebra 22 anos e regressa, de 30 de agosto a 01 de setembro, ao concelho que possui a maior área de vinhas no no Alto Douro Vinhateiro.
Considerado um dos mais tradicionais e impactantes eventos anualmente realizados no Alto Douro Vinhateiro, o Vindouro vai ter em destaque os vinhos DOC Douro e Porto da região classificada como Património Mundial pela UNESCO.
O programa contempla ainda concertos com nomes da música como Delfins e Matias Damásio e um variado número diário de atividades.
Segundo a organização, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai marcar presença no primeiro dia do evento, presidindo à sessão de abertura agendada para as 17h30, na Praça do Marquês, onde também estará presente o ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
Provas e concurso de vinhos
Cerca de uma centena de produtores de vinhos DOC Douro e Porto vão apresentar no certame as suas novidades, a par dos seus rótulos intemporais. Haverá ainda diversas sessões ‘Conversas Sobre Vinho’, orientadas por Manuel Moreira, sommelier e provador da Revista de Vinhos, com diferentes temas: ‘Vinho do Porto é muito mais que vinho de sobremesa’, ‘Rosados estão na moda. Um mundo de tonalidades e frescura a descobrir’, ‘Acha que não sabe provar vinhos? Não se acanhe e venha dai!’, ‘No Douro o vinho é tradição, mas também inovação e irreverência’ e ‘Harmonia à mesa. O vinho do Douro para o seu prato favorito’.
Já a Feira das Atividades Económicas vai promover oportunidades de negócio na região, estabelecendo-se como uma plataforma extra de contatos, e o V Concurso de Vinhos ‘Douro em Prova’, vai avaliar, em prova cega e sem conhecimento prévio das amostras, os vinhos submetidos a competição pelos produtores participantes no evento. O anúncio dos vencedores decorre na tarde de domingo, 01 setembro, com a atribuição das medalhas de ouro para o melhor vinho tinto, melhor vinho branco, melhor vinho rosé e melhor vinho fortificado. No final será entregue ao melhor vinho de todas as categorias o prémio principal, o Grande Medalha de Ouro.
No dia 01 de setembro acontece ainda o já habitual Leilão de Vinhos Generosos, “uma excelente oportunidade para adquirir vinhos raros, diretamente dos produtores do ‘Coração do Douro’”, convida a organização.
Um Cortejo Pombalino, o Mercado Pombalino e o Jantar Pombalino, no Palácio de Cidrô, com animação à época, são outros pontos altos do Vindouro, assim como a ‘Noite Branca’ que vai acontecer na Praça do Marquês, no domingo a partir das 22:30, com concertos a cargo dos Putzgrilla, dos Funk Boys e da DJ Fame.