Vinhos DOC Douro e Porto vão estar em destaque no Vindouro Wine & History
Cerca de uma centena de produtores de vinhos DOC Douro e Porto vão dar a provar na Vindouro as suas novidades e os seus vinhos intemporais num evento com um variado programa de atividades.

Hipersuper
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Numa organização do município de São João da Pesqueira, o Vindouro – Festa Pombalina / Wine & History 2024 celebra 22 anos e regressa, de 30 de agosto a 01 de setembro, ao concelho que possui a maior área de vinhas no no Alto Douro Vinhateiro.
Considerado um dos mais tradicionais e impactantes eventos anualmente realizados no Alto Douro Vinhateiro, o Vindouro vai ter em destaque os vinhos DOC Douro e Porto da região classificada como Património Mundial pela UNESCO.
O programa contempla ainda concertos com nomes da música como Delfins e Matias Damásio e um variado número diário de atividades.
Segundo a organização, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai marcar presença no primeiro dia do evento, presidindo à sessão de abertura agendada para as 17h30, na Praça do Marquês, onde também estará presente o ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
Provas e concurso de vinhos
Cerca de uma centena de produtores de vinhos DOC Douro e Porto vão apresentar no certame as suas novidades, a par dos seus rótulos intemporais. Haverá ainda diversas sessões ‘Conversas Sobre Vinho’, orientadas por Manuel Moreira, sommelier e provador da Revista de Vinhos, com diferentes temas: ‘Vinho do Porto é muito mais que vinho de sobremesa’, ‘Rosados estão na moda. Um mundo de tonalidades e frescura a descobrir’, ‘Acha que não sabe provar vinhos? Não se acanhe e venha dai!’, ‘No Douro o vinho é tradição, mas também inovação e irreverência’ e ‘Harmonia à mesa. O vinho do Douro para o seu prato favorito’.
Já a Feira das Atividades Económicas vai promover oportunidades de negócio na região, estabelecendo-se como uma plataforma extra de contatos, e o V Concurso de Vinhos ‘Douro em Prova’, vai avaliar, em prova cega e sem conhecimento prévio das amostras, os vinhos submetidos a competição pelos produtores participantes no evento. O anúncio dos vencedores decorre na tarde de domingo, 01 setembro, com a atribuição das medalhas de ouro para o melhor vinho tinto, melhor vinho branco, melhor vinho rosé e melhor vinho fortificado. No final será entregue ao melhor vinho de todas as categorias o prémio principal, o Grande Medalha de Ouro.
No dia 01 de setembro acontece ainda o já habitual Leilão de Vinhos Generosos, “uma excelente oportunidade para adquirir vinhos raros, diretamente dos produtores do ‘Coração do Douro’”, convida a organização.
Um Cortejo Pombalino, o Mercado Pombalino e o Jantar Pombalino, no Palácio de Cidrô, com animação à época, são outros pontos altos do Vindouro, assim como a ‘Noite Branca’ que vai acontecer na Praça do Marquês, no domingo a partir das 22:30, com concertos a cargo dos Putzgrilla, dos Funk Boys e da DJ Fame.