79% dos consumidores em Portugal acreditam que a inteligência artificial pode ajudar a decisões de compra mais sustentáveis
Segundo um estudo da Wallapop, 79% dos consumidores acreditam que ferramentas de Inteligência Artificial e realidade aumentada podem ser fundamentais para possibilitar escolhas de consumo mais informadas e responsáveis. E 9 em cada 10 inquiridos utilizariam estas ferramentas para calcular os ganhos potenciais de uma venda de um produto em plataformas de produtos reutilizados.
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Segundo um recente estudo realizado pela Wallapop, 79% dos consumidores acreditam que ferramentas de Inteligência Artificial e realidade aumentada podem ser fundamentais para possibilitar escolhas de consumo mais informadas e responsáveis perante o meio ambiente.
A crescente consciencialização ambiental entre os consumidores tem gerado uma procura por maior transparência sobre o impacto ambiental dos produtos que estes consomem. Segundo o mesmo estudo, 9 em cada 10 inquiridos manifestaram interesse em que os artigos incluíssem um rótulo “medidor de sustentabilidade”, para que fosse mais fácil para o consumidor comum identificar o nível de responsabilidade ambiental de cada produto.
Com o mesmo objetivo de facilitar as decisões de compra responsáveis, os consumidores acreditam que as ferramentas de realidade aumentada (RA) e Inteligência Artificial (IA) podem revolucionar a forma como compramos produtos atualmente, ao contribuírem para tornar mais transparente e facilmente compreensível o impacto ambiental das suas compras, fornecendo informações detalhadas e personalizadas.
Estas ferramentas não só seriam úteis para novas aquisições, mas também têm um potencial significativo para as plataformas de compra e venda de produtos reutilizados. Mais de 9 em cada 10 inquiridos utilizariam estas ferramentas para calcular os ganhos potenciais de uma venda de um produto em plataformas de produtos reutilizados ou se incorporassem simuladores de como produtos reutilizados à venda ficariam nas suas casas, como, por exemplo, peças de decoração ou móveis.
Para 90% dos consumidores, outro uso potencial para estas ferramentas seria ajudar a identificar os produtos que não utilizados nas suas casas, promovendo assim a venda destes artigos para capacitação económica, promovendo também a redução do desperdício.
O estudo “A Rede da Mudança” revela que os consumidores estão abertos à possibilidade de uma era onde a tecnologia não só facilita as suas vidas, mas também pode desempenhar um papel crucial na preservação do planeta.
Realizado pela 40db, entre 10 e 16 de abril de 2024, a uma amostra representativa da população portuguesa 1.000 pessoas com mais de 18 anos de idade, os resultados da análise foram analisados por género, idade e regiões NUTS.