Prendas Personalizadas: garrafas que se distinguem por terem um toque pessoal e único
Quando o assunto em cima da mesa é uma campanha de marketing, nem tudo tem de passar por dezenas de folhas de Excel com os números de vendas a atingir num determinado período ou guiões promocionais complicados.
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Há um lado de soft marketing a explorar e que passa, por exemplo, pela oferta de brindes promocionais.
Das tradicionais canetas, passando pelos porta-chaves, pens USB ou garrafas, tudo pode ser personalizado e oferecido em determinados contextos: eventos empresariais, festivais de música, feiras e congressos, além de poderem integrar ações de endomarketing nas empresas.
Neste artigo vamos focar-nos num brinde promocional que se tem vindo a afirmar como um símbolo de identidade e inovação, e um excelente veículo de marketing: as garrafas personalizadas.
Contudo, antes de abordarmos tudo sobre este brinde promocional, nomeadamente as tecnologias de personalização usadas, os benefícios para as marcas, os diferentes tipos de garrafas, entre outros, há toda uma história por contar.
História e Evolução das Garrafas Personalizadas
Tal como aconteceu com a agricultura ou a escrita, as primeiras garrafas conhecidas, construídas em argila para armazenarem azeite, perfumes ou vinho, nasceram na Mesopotâmia há cerca de 5500 anos.
Ao longo dos séculos, as rústicas garrafas mesopotâmicas passaram à história e, no seu lugar, apareceram as ânforas e as primeiras garrafas de vidro, cortesia dos egípcios.
Egípcios: pioneiros na personalização de garrafas
Além de terem sido a primeira civilização a utilizar o vidro no fabrico de garrafas de vinho, os egípcios foram também os primeiros a compreender o poder da personalização, gravando nos rótulos o conteúdo, o nome do produtor e o ano de produção do vinho. Este conhecimento foi levado pelos romanos para a Europa, ajudando à disseminação das garrafas no mundo ocidental.
Surgimento da litografia
Em 1796, a litografia permitiu imprimir várias cópias da mesma etiqueta, iniciando a massificação das garrafas personalizadas. Com a Revolução Industrial em pleno vapor, Henri-Marc, da Maison de Venoge, em 1840, personalizou garrafas de champanhe com rótulos ilustrados, semelhantes aos de hoje. A litografia e os rótulos ilustrados democratizaram e globalizaram a personalização de garrafas, tornando-se uma importante estratégia de marketing que agrega valor às marcas e ajuda a criar uma conexão mais profunda com os clientes.
Tecnologias associadas à Personalização
Como vimos, a tecnologia teve e tem um papel determinante na democratização e acessibilidade da personalização de garrafas.
Entre estas tecnologias, destacam-se atualmente a:
Serigrafia
Introduzida no início do século XX, a serigrafia permitiu a impressão de designs complexos diretamente nas garrafas e continua a ser utilizada para criar rótulos com maior durabilidade e qualidade.
Impressão Digital
Surgida no início do século XXI, a impressão digital veio permitir a criação de designs mais detalhados e coloridos a um menor custo. Sublinhe-se, ainda, que a impressão é particularmente interessante para quem procura designs personalizados exclusivos.
Impressão 3D
A segunda década do século XXI trouxe consigo a impressão 3D que, apesar de ainda se encontrar em fase embrionária, já está a ser utilizada para criar formatos de garrafas únicos e personalizadas.
Esta tecnologia permite uma personalização extrema, onde cada garrafa pode ser projetada e produzida para atender às necessidades específicas de um cliente.
Gravação a Laser
A gravação a laser permite a personalização precisa e permanente de garrafas, adicionando logotipos, textos ou designs diretamente no vidro ou metal. Esta técnica é popular para criar presentes corporativos e garrafas comemorativas.
Graças a todo este know how acumulado, é hoje possível criar garrafas personalizadas acessíveis em preço e de alta qualidade, o que permite que empresas das mais diversas dimensões e áreas de atuação possam utilizar esta poderosa ferramenta de marketing em proveito das suas operações e da satisfação dos seus clientes.
Benefícios das Garrafas Personalizadas para a sua Marca
Quer se tratem de ações de marketing mais direcionadas e limitadas, como, por exemplo, um evento empresarial ou uma campanha de angariação de novos sócios de um ginásio, quer se trate de uma ação promocional massiva em festivais de verão, a aposta em garrafas personalizadas irá trazer inúmeros benefícios à sua marca, entre os quais se destacam:
Maior visibilidade da marca
Tal como acontece com outros brindes promocionais, as garrafas personalizadas permitem à sua marca obter uma maior visibilidade junto dos consumidores, uma vez que vão ser utilizadas uma e outra vez em vários momentos.
Por exemplo, ao contrário de um flyer, uma garrafa tem uma vida para além do momento em que o consumidor a recebe, já que é extremamente útil e prática para transportar diariamente para qualquer lugar, prolongando desta forma a exposição da marca.
Identificação com a marca
Além da visibilidade, a oferta de uma garrafa personalizada, um objeto altamente funcional, vai aumentar o grau de identificação dos seus clientes com a marca. Isto acontece porque o consumidor perceberá a oferta como uma ação genuína de gratidão da marca para consigo.
A conversão de algo comercial em emocional entra no campo da psicologia do consumidor, nomeadamente na Lei da Reciprocidade.
Sinteticamente, esta lei diz-nos que o subconsciente desempenha um papel de relevo na relação com um cliente e que este, quando recebe algo grátis de uma marca, fica com a sensação de que, em algum momento, deverá devolver esse “mimo”.
Isto fará com que o cliente acabe por nutrir um sentimento positivo em relação à marca que lhe entrega algo útil, gratuito e personalizado como uma garrafa.
Sustentabilidade
Com cada vez mais pessoas a usarem garrafas personalizadas, pode despertar um maior sentimento de poupança ou sustentabilidade nos outros e criar uma maior consciencialização no consumo de garrafas de água, grande parte destas produzidas com plástico, adquiridas nas lojas e supermercados.
Este facto faz com que as marcas, que têm uma responsabilidade e um compromisso para com o ambiente, possam oferecer este brinde promocional único, útil e económico, promovendo os seus valores e princípios, associando-se às causas que defendem.
Por outro lado, com a larga oferta de materiais reutilizáveis (aço ou alumínio, por exemplo) para a construção de garrafas, há uma redução da utilização de plástico e, consequentemente, uma diminuição da pegada ecológica das marcas e dos clientes ou consumidores que as recebem.
Casos de Sucesso de campanhas de marketing com garrafas personalizadas
Um pouco por todo o mundo, não faltam exemplos bem conseguidos da utilização de garrafas personalizadas como suporte para campanhas de marketing.
Um desses casos vem dos Estados Unidos da América onde a FreeWater, ONG que se dedica a fornecer água potável a populações mais vulneráveis, consegue angariar apoios financeiros personalizando garrafas de água com os logos de empresas e organizações.
Entre as marcas que se juntaram à FreeWater contam-se a Netflix, o programa America’s Got Talent ou a rede de ginásio Orangetheory que, através dos vídeos produzidos e colocados nas redes sociais por esta ONG, aumentam a sua visibilidade e passam a mensagem de que têm consciência social, algo que cai particularmente bem junto dos consumidores do séc. XXI.
Outro dos casos mais conhecidos da utilização das garrafas personalizadas enquanto veículo de marketing é o da Coca-Cola, marca de refrigerantes que, como a maioria de nós já teve a oportunidade de ver, personalizou as suas garrafas com nomes próprios que ajudam o cliente a identificar-se com a marca.
Tipos de Garrafas Personalizadas
Atualmente, existem diversos tipos de garrafas promocionais diferentes no mercado, o que equivale a dizer que o difícil será escolher.
Para facilitar a sua tarefa, vamos dar-lhe a conhecer alguns dos tipos de garrafas mais utilizados:
Garrafas de alumínio
Com um corpo e tampa inteiramente em alumínio, estas garrafas permitem manter a água ou os sumos sempre frescos, o que as tornam particularmente adequadas para eventos promocionais em festivais ou acontecimentos desportivos.
Garrafas de aço
Tal como as suas congêneres em alumínio, as garrafas de aço são outras das soluções promocionais mais utilizadas, não só pelas suas propriedades térmicas e anti-bacterianas, mas também porque o seu corpo se apresenta como um excelente suporte para uma personalização criativa e atraente.
Garrafas de vidro
Além de bloquearem a ação do oxigénio e manterem as propriedades organoléticas das bebidas, as garrafas de vidro são uma opção sustentável e ecológica.
Garrafas rPET
Com o plástico a passar de moda, no seu lugar aparecem as garrafas rPET que juntam o poliéster reciclado ao aço (na tampa) para formarem um combinado elegante e, acima de tudo, sustentável.
Como personalizar as suas Garrafas?
Para que possa beneficiar das vantagens associadas à personalização das suas garrafas promocionais, é importante encontrar um parceiro de negócios fiável e com larga experiência na área.
Depois de uma pesquisa online, descobrimos a Signa, empresa que oferece um variado leque de garrafas, todas com possibilidade de personalização de acordo com as necessidades e/ou desejos.
E porque a inovação é uma das pedras basilares da Signa, a personalização das suas garrafas está entregue a uma tecnologia de impressão de vanguarda que garante a qualidade do produto final.
Além disso, a empresa oferece um conjunto distinto de soluções web à medida e conta com uma estrutura logística que assegura o cumprimento dos prazos de entrega, sendo possível expedir encomendas personalizadas a partir de apenas 24h.