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Prendas Personalizadas: garrafas que se distinguem por terem um toque pessoal e único

Quando o assunto em cima da mesa é uma campanha de marketing, nem tudo tem de passar por dezenas de folhas de Excel com os números de vendas a atingir num determinado período ou guiões promocionais complicados.

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Quando o assunto em cima da mesa é uma campanha de marketing, nem tudo tem de passar por dezenas de folhas de Excel com os números de vendas a atingir num determinado período ou guiões promocionais complicados.

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Há um lado de soft marketing a explorar e que passa, por exemplo, pela oferta de brindes promocionais.

Das tradicionais canetas, passando pelos porta-chaves, pens USB ou garrafas, tudo pode ser personalizado e oferecido em determinados contextos: eventos empresariais, festivais de música, feiras e congressos, além de poderem integrar ações de endomarketing nas empresas.

Neste artigo vamos focar-nos num brinde promocional que se tem vindo a afirmar como um símbolo de identidade e inovação, e um excelente veículo de marketing: as garrafas personalizadas.

Contudo, antes de abordarmos tudo sobre este brinde promocional, nomeadamente as tecnologias de personalização usadas, os benefícios para as marcas, os diferentes tipos de garrafas, entre outros, há toda uma história por contar.

História e Evolução das Garrafas Personalizadas

Tal como aconteceu com a agricultura ou a escrita, as primeiras garrafas conhecidas, construídas em argila para armazenarem azeite, perfumes ou vinho, nasceram na Mesopotâmia há cerca de 5500 anos.

Ao longo dos séculos, as rústicas garrafas mesopotâmicas passaram à história e, no seu lugar, apareceram as ânforas e as primeiras garrafas de vidro, cortesia dos egípcios.

Egípcios: pioneiros na personalização de garrafas

Além de terem sido a primeira civilização a utilizar o vidro no fabrico de garrafas de vinho, os egípcios foram também os primeiros a compreender o poder da personalização, gravando nos rótulos o conteúdo, o nome do produtor e o ano de produção do vinho. Este conhecimento foi levado pelos romanos para a Europa, ajudando à disseminação das garrafas no mundo ocidental.

Surgimento da litografia

Em 1796, a litografia permitiu imprimir várias cópias da mesma etiqueta, iniciando a massificação das garrafas personalizadas. Com a Revolução Industrial em pleno vapor, Henri-Marc, da Maison de Venoge, em 1840, personalizou garrafas de champanhe com rótulos ilustrados, semelhantes aos de hoje. A litografia e os rótulos ilustrados democratizaram e globalizaram a personalização de garrafas, tornando-se uma importante estratégia de marketing que agrega valor às marcas e ajuda a criar uma conexão mais profunda com os clientes.

Tecnologias associadas à Personalização

Como vimos, a tecnologia teve e tem um papel determinante na democratização e acessibilidade da personalização de garrafas. 

Entre estas tecnologias, destacam-se atualmente a:

Serigrafia

Introduzida no início do século XX, a serigrafia permitiu a impressão de designs complexos diretamente nas garrafas e continua a ser utilizada para criar rótulos com maior durabilidade e qualidade.

Impressão Digital

Surgida no início do século XXI, a impressão digital veio permitir a criação de  designs mais detalhados e coloridos a um menor custo. Sublinhe-se, ainda, que a impressão é particularmente interessante para quem procura designs personalizados exclusivos.

Impressão 3D

A segunda década do século XXI trouxe consigo a impressão 3D que, apesar de ainda se encontrar em fase embrionária, já está a ser utilizada para criar formatos de garrafas únicos e personalizadas. 

Esta tecnologia permite uma personalização extrema, onde cada garrafa pode ser projetada e produzida para atender às necessidades específicas de um cliente.

Gravação a Laser

A gravação a laser permite a personalização precisa e permanente de garrafas, adicionando logotipos, textos ou designs diretamente no vidro ou metal. Esta técnica é popular para criar presentes corporativos e garrafas comemorativas.

Graças a todo este know how acumulado, é hoje possível criar garrafas personalizadas acessíveis em preço e de alta qualidade, o que permite que empresas das mais diversas dimensões e áreas de atuação possam utilizar esta poderosa ferramenta de marketing em proveito das suas operações e da satisfação dos seus clientes.

Benefícios das Garrafas Personalizadas para a sua Marca

Quer se tratem de ações de marketing mais direcionadas e limitadas, como, por exemplo, um evento empresarial ou uma campanha de angariação de novos sócios de um ginásio, quer se trate de uma ação promocional massiva em festivais de verão, a aposta em garrafas personalizadas irá trazer inúmeros benefícios à sua marca, entre os quais se destacam:

Maior visibilidade da marca

Tal como acontece com outros brindes promocionais, as garrafas personalizadas permitem à sua marca obter uma maior visibilidade junto dos consumidores, uma vez que vão ser utilizadas uma e outra vez em vários momentos.

Por exemplo, ao contrário de um flyer, uma garrafa tem uma vida para além do momento em que o consumidor a recebe, já que é extremamente útil e prática para transportar diariamente para qualquer lugar, prolongando desta forma a exposição da marca.

Identificação com a marca

Além da visibilidade, a oferta de uma garrafa personalizada, um objeto altamente funcional, vai aumentar o grau de identificação dos seus clientes com a marca. Isto acontece porque o consumidor perceberá a oferta como uma ação genuína de gratidão da marca para consigo.

A conversão de algo comercial em emocional entra no campo da psicologia do consumidor, nomeadamente na Lei da Reciprocidade. 

Sinteticamente, esta lei diz-nos que o subconsciente desempenha um papel de relevo na relação com um cliente e que este, quando recebe algo grátis de uma marca, fica com a sensação de que, em algum momento, deverá devolver esse “mimo”.

Isto fará com que o cliente acabe por nutrir um sentimento positivo em relação à marca que lhe entrega algo útil, gratuito e personalizado como uma garrafa.

Sustentabilidade

Com cada vez mais pessoas a usarem garrafas personalizadas, pode despertar um maior sentimento de poupança ou sustentabilidade nos outros e criar uma maior consciencialização no consumo de garrafas de água, grande parte destas produzidas com plástico, adquiridas nas lojas e supermercados.

Este facto faz com que as marcas, que têm uma responsabilidade e um compromisso para com o ambiente, possam oferecer este brinde promocional único, útil e económico, promovendo os seus valores e princípios, associando-se às causas que defendem.

Por outro lado, com a larga oferta de materiais reutilizáveis (aço ou alumínio, por exemplo) para a construção de garrafas, há uma redução da utilização de plástico e, consequentemente, uma diminuição da pegada ecológica das marcas e dos clientes ou consumidores que as recebem.

Casos de Sucesso de campanhas de marketing com garrafas personalizadas

Um pouco por todo o mundo, não faltam exemplos bem conseguidos da utilização de garrafas personalizadas como suporte para campanhas de marketing.

Um desses casos vem dos Estados Unidos da América onde a FreeWater, ONG que se dedica a fornecer água potável a populações mais vulneráveis, consegue angariar apoios financeiros personalizando garrafas de água com os logos de empresas e organizações.

Entre as marcas que se juntaram à FreeWater contam-se a Netflix, o programa America’s Got Talent ou a rede de ginásio Orangetheory que, através dos vídeos produzidos e colocados nas redes sociais por esta ONG, aumentam a sua visibilidade e passam a mensagem de que têm consciência social, algo que cai particularmente bem junto dos consumidores do séc. XXI.

Outro dos casos mais conhecidos da utilização das garrafas personalizadas enquanto veículo de marketing é o da Coca-Cola, marca de refrigerantes que, como a maioria de nós já teve a oportunidade de ver, personalizou as suas garrafas com nomes próprios que ajudam o cliente a identificar-se com a marca.

Tipos de Garrafas Personalizadas

Atualmente, existem diversos tipos de garrafas promocionais diferentes no mercado, o que equivale a dizer que o difícil será escolher.

Para facilitar a sua tarefa, vamos dar-lhe a conhecer alguns dos tipos de garrafas mais utilizados:

Garrafas de alumínio

Com um corpo e tampa inteiramente em alumínio, estas garrafas permitem manter a água ou os sumos sempre frescos, o que as tornam particularmente adequadas para eventos promocionais em festivais ou acontecimentos desportivos.

Garrafas de aço

Tal como as suas congêneres em alumínio, as garrafas de aço são outras das soluções promocionais mais utilizadas, não só pelas suas propriedades térmicas e anti-bacterianas, mas também porque o seu corpo se apresenta como um excelente suporte para uma personalização criativa e atraente.

Garrafas de vidro

Além de bloquearem a ação do oxigénio e manterem as propriedades organoléticas das bebidas, as garrafas de vidro são uma opção sustentável e ecológica.

Garrafas rPET

Com o plástico a passar de moda, no seu lugar aparecem as garrafas rPET que juntam o poliéster reciclado ao aço (na tampa) para formarem um combinado elegante e, acima de tudo, sustentável.

Como personalizar as suas Garrafas?

Para que possa beneficiar das vantagens associadas à personalização das suas garrafas promocionais, é importante encontrar um parceiro de negócios fiável e com larga experiência na área.

Depois de uma pesquisa online, descobrimos a Signa, empresa que oferece um variado leque de garrafas, todas com possibilidade de personalização de acordo com as necessidades e/ou desejos.

E porque a inovação é uma das pedras basilares da Signa, a personalização das suas garrafas está entregue a uma tecnologia de impressão de vanguarda que garante a qualidade do produto final.

Além disso, a empresa oferece um conjunto distinto de soluções web à medida e conta com uma estrutura logística que assegura o cumprimento dos prazos de entrega, sendo possível expedir encomendas personalizadas a partir de apenas 24h.

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HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns

Portugal foi o país escolhido pelo Grupo Havi para receber este projeto-piloto, pela dimensão adequada e qualificação das suas equipas

A Havi, empresa global de soluções de cadeia de abastecimento para o setor da restauração, está a implementar o primeiro sistema de gestão de armazéns (WMS) da Infor, no seu centro de distribuição do Porto. “Este projeto-piloto implementado em Portugal representa um marco significativo na estratégia de transformação digital global da empresa”, destaca a multinacional, que refere ser este “um sistema avançado que ajuda na standadização”. “Utiliza ferramentas para melhorar a precisão do inventário, maximizar a utilização do espaço disponível, aumentar a eficiência do trabalho e melhorar a qualidade do serviço ao cliente. Para além disso, acompanha e controla o fluxo físico de mercadorias e o fluxo de informações à medida que os produtos circulam pelo armazém”, explica.

As características do centro de distribuição do Porto levaram a que fosse escolhido como instalação pioneira para testar este sistema, já que tem capacidade de servir como modelo para futuras implementações. Para a empresa, a implementação deste sistema no centro de distribuição do Porto “é um marco fundamental na jornada de transformação da Havi, e resulta da colaboração excecional, dedicação e trabalho árduo de todas as equipas envolvidas”, sublinha Luís Ferreira, Managing Director da Havi Portugal. “Este é um passo estratégico para reforçar a segurança das TI, simplificar operações e continuar a definir os padrões de referência do setor. Para além disso, com esta solução colocamos Portugal na vanguarda da mudança e tornamo-nos um exemplo a seguir por outros países”, conclui.

Fundada em 1974, a empresa serve mais de 300 clientes em mais de 100 países, com soluções na aquisição, no armazenamento ou na entrega de produtos.

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Retalho

Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social

O Grupo Jerónimo Martins foi integrado no FTSE Diversity & Inclusion Index – Top 100, um índice de referência que lista as empresas cotadas em bolsa com melhor desempenho na promoção de locais de trabalho diversos e inclusivos.

O FTSE Diversity & Inclusion Index analisa mais de 15.500 empresas cotadas em bolsa em todo o mundo e que integram índices como S&P 500, ASX300, MSCI World, MSCI Emerging Markets, FTSE100 ou Bovespa. A Jerónimo Martins ocupa a 46ª posição a nível mundial, sendo a única empresa portuguesa, bem como a única da indústria ‘supermercados e lojas de conveniência’, a figurar neste índice, informa o Grupo num comunicado.

A metodologia utilizada tem por base a recolha de 24 indicadores de entre os pilares Diversidade, Inclusão, Desenvolvimento de Pessoas e Controvérsias, recorrendo a informação pública e a uma equipa de mais de 700 analistas. “As 100 empresas mais bem classificadas são selecionadas para o índice, sendo organizadas de acordo com a pontuação global de Diversidade e Inclusão, numa escala de 0 a 100 pontos. O Grupo Jerónimo Martins conquistou uma avaliação de 74,25 pontos”, informa ainda.

A existência de serviços de apoio aos filhos dos colaboradores, como creches em Portugal, a existência de políticas que contribuem para o equilíbrio da vida pessoal e profissional, a percentagem de mulheres em cargos de gestão e a percentagem de colaboradores com deficiência e/ou incapacidade são alguns dos indicadores analisados.

As políticas de inclusão do Grupo Jerónimo Martins têm merecido distinções nacionais e internacionais de referência. Desde 2021 que a holding tem a distinção ‘Marca Entidade Empregadora Inclusiva’ atribuída pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), tendo subido ao nível de Excelência em 2023. Também o Recheio Cash & Carry é ‘Marca Entidade Empregadora Inclusiva’ desde 2021 e o Pingo Doce tem esta distinção desde 2023.

O Grupo viu também o seu Programa Incluir ser premiado na primeira edição dos European Commerce Awards, do EuroCommerce, como a melhor prática na categoria ‘Qualificação e Inclusão’. Mais recentemente, foi o Fórum Económico Mundial também a distinguir o Programa Incluir como um de oito case-studies em destaque no ‘Diversity, Equity and Inclusion Lighthouses 2025 Insight Report’, que revela iniciativas empresariais de grande impacto social desenvolvidas em todo o mundo.

 

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Bebidas

Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores

De 20 a 23 de fevereiro, no Palácio da Bolsa, a Essência do Vinho – Porto vai ainda acolher um concurso e várias provas comentadas.

De acordo com a organização, durante os quatro dias, vão ser dados a provar cerca de 4.000 vinhos de 400 produtores representados. Do programa, destaca-se a ‘Revista de Vinhos – TOP 10 Vinhos Portugueses by Cork Supply’, prova com júri internacional que agrega um grupo de provadores formado por jornalistas, críticos, sommeliers e elegerá a dezena de vinhos mais entusiasmantes do país, tendo por base uma pré-seleção realizada pela publicação ao longo do último ano.

A 20 de fevereiro, o palco das provas comentadas terá referências nacionais e internacionais. ‘A nova Borgonha, para lá dos clássicos’, ‘Susana Esteban: Vertical Sidecar’, ‘Gaja, sonhar em Itália’ ou ‘A Sogrape também é ímpar’ são algumas das provas do dia.

Já no segundo dia de evento, as salas do Palácio da Bolsa vão dos Açores ao Douro, passando ainda pelos Vinhos Verdes e pelos vinhos do Brasil com as provas ‘Czar: o vinho do Pico que parece impossível’, ‘Os terroirs da Quinta do Vale Meão’, ‘Alvarinhos, de A a S: estilos de vinificações, tempos de estágio e diversidade de perfis’, ‘Symington: The Library Release Porto Vintage Collection’ e ‘Vinhos de Minas Gerais’.

O terceiro e penúltimo dia da Essência do Vinho – Porto, ‘Paulo Nunes: 20 anos de vindimas’, ‘Mosel, Alemanha: Weingut Max Ferd. Richet’, ‘Cachaça de Minas Gerais’, ‘Quinta de Lemos: 20 anos’ e ‘Tapada de Coelheiros Garrafeira’ são algumas das provas que a acontecer paralelamente às provas abertas que, ao longo dos  quatro dias, vão congregar 4.000 vinhos dos 400 produtores representados no Palácio da Bolsa, ao longo dos quatro dias de evento.

‘Dão revelado: o desafio dos sentidos’, ‘Brancos de guarda da região dos Vinhos Verdes’, ‘Maison Boizel: o pináculo do champanhe artesanal’, ‘Biondi-Santi: de Brunello di Montalcino, um Sangiovese singular’ são as provas agendadas para domingo, dia 23 de fevereiro.

A par da programação e das provas livres, destaque de novo para o ‘RV Room Experience’, um espaço exclusivo que apresenta grandes famílias do vinho.  Paralelamente, o projeto ‘Gosto do Porto / Taste of Porto’ volta a incidir sobre mais de 80 restaurantes, lojas, garrafeiras e wine bares da cidade, para um roteiro de experiências complementares.

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Exportação

Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024

O mercado espanhol continua a ser o mais relevante para as exportações portuguesas da indústria alimentar e das bebidas, representando quase 39%. Os países que mais contribuíram para o aumento foram Itália, Espanha, Países Baixos e Polónia.

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“Ao ultrapassar a barreira dos 8 mil milhões de euros, a indústria alimentar e das bebidas não só alcançou o objetivo previsto para 2024, como praticamente duplicou as exportações em valor na última década”, destaca o presidente da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA), em comunicado. Jorge Tomás Henriques afirma-se otimista para os resultados em 2025, apesar da situação na economia global em função das guerras comerciais e pacotes tarifários de alguns países e blocos económicos.

A União Europeia representou 5.593M€ nas exportações da indústria alimentar e das bebidas nacional, com os dados do Instituto Nacional de Estatística a indicarem que nos 12 meses de 2024, e por comparação a igual período de 2023, houve uma variação de 12,6% ao nível das exportações para os 27 Estados-membros.

O mercado espanhol continua a ser o mais relevante para as exportações portuguesas da indústria alimentar e das bebidas nacional, representando quase 39%. Os países que mais contribuíram para o aumento foram Itália, Espanha, Países Baixos e Polónia.

Já para fora do bloco comunitário as exportações alimentares e de bebidas alcançaram 2.596M€, o que representou um crescimento de 1,21% face a 2023. Brasil e Estados Unidos da América, com 13,9% e 4,2%, respetivamente, foram os países que mais contribuíram.

Ainda por comparação a 2023, o défice da balança comercial da indústria alimentar e das bebidas decresceu e situa-se agora em 5,44%.

“Os dados oficiais permitem perceber que a indústria alimentar e das bebidas tem sabido adaptar-se, antecipar-se e responder às exigências do consumidor, ao mesmo tempo que se afirma em mercados cada vez mais exigentes e contribuiu para mudar o perfil da economia portuguesa”, destaca a FIPA num comunicado.

A indústria alimentar e das bebidas é responsável por mais de 113 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos e “assume, simultaneamente, uma grande importância no desenvolvimento do tecido empresarial, nomeadamente nas zonas do interior, onde o setor situa as suas unidades industriais, e na afirmação do potencial de evolução da autossuficiência alimentar do país”, sublinha a Federação.

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Retalho

Festival da Comida Continente de volta em julho

No ano em que celebra 40 anos, a festa será ainda maior, o Continente oferece dois dias repletos de concertos, receitas preparadas por chefs de renome, experiências gastronómicas e
provas de vinhos.

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O Festival da Comida Continente está de volta ao Parque da Cidade do Porto, nos dias 12 e 13 de julho de 2025, com o melhor da gastronomia e o objetivo de democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento, proporcionando momentos de partilha e diversão para toda a gente.

O maior evento gratuito em Portugal ‘Dá Palco todos os Gostos ‘ e junta grandes nomes da música portuguesa e internacional às mais recentes tendências da gastronomia. No ano em que celebra 40 anos, a festa será ainda maior, o Continente oferece dois dias repletos de concertos, receitas preparadas por chefs de renome, experiências gastronómicas e
provas de vinhos.

O Festival da Comida Continente, premiado pelos BEA Word Awards tem entrada livre e é pet Friendly.

Reconhecido pela Sociedade Ponto Verde com a certificação 3R6, é um evento comprometido com a Sustentabilidade. O recinto tem cerca de 250 mil m 2 e estará aberto das 10h30 à 01h00 no sábado, dia 12 de julho, e das 10h30 às 23h00 no domingo, dia 13 de julho.

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Logística

Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional

A organização da Empack e Logistics & Automation Porto defende que o crescimento do comércio eletrónico em Portugal tem ajudado a implementar soluções logísticas mais ágeis e flexíveis. 

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As embalagem e logística portuguesas têm melhorado a eficiência operacional, garantem os especialistas da cimeira nacional que representa toda a cadeia de valor do setor. A Empack e Logistics & Automation Porto 2025 vai realizar-se na Exponor, de 9 a 10 de abril.

Andrea Iorio, um dos maiores palestrantes internacionais sobre transformação digital, inteligência artificial e inovação, é keynote speaker do programa de conferências que decorre em paralelo. Defende que o setor logístico português “está a passar por uma transformação muito significativa, marcada pela digitalização e automação dos processos”. Uma evolução em que “é notória a adoção de tecnologias avançadas”, como sistemas de gestão de armazéns automatizados e soluções de rastreamento em tempo real, que, por sua vez, “têm melhorado a eficiência operacional global, bem como a imagem que os operadores internacionais possuem do mercado luso”.

“O setor de embalagem em Portugal tem mostrado um crescimento notável”, afirma Oscar Barranco

Um quadro geral para o qual tem “sido determinante” o crescimento do comércio eletrónico no país, que fomentou a adoção de “soluções logísticas mais ágeis e flexíveis para atender às expectativas dos consumidores”, assegura, por sua vez, Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia e um dos responsáveis pela Empack e Logistics & Automation Porto 2025. Com a 9.ª edição em marcha, a análise de Oscar Barranco reflete a perspetiva de vários especialistas que têm colaborado com a organização do certame. “O setor de embalagem em Portugal tem mostrado um crescimento notável, impulsionado pela procura de soluções mais sustentáveis e eficientes. As empresas estão a investir em materiais ecológicos e em designs que facilitam a reciclagem e a reutilização, alinhando-se com as tendências globais de sustentabilidade”, sublinhou.

Para a edição deste ano, ainda com as inscrições a decorrer, a equipa de trabalho organizativa já assegurou a participação de 82 operadores do setor, “o que, a dois meses da cimeira, significa um crescimento de 17% relativamente à última edição”. O certame receberá a visita de líderes da indústria, CEO, diretores de logística e embalagem e gestores. Da agenda de atividades complementares da Empack e Logistics & Automation Porto 2025 fazem ainda parte pequenas visitas guiadas, que permitirão aos visitantes conhecer as principais inovações dos expositores presentes.

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Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês

Lançado em Portugal pela Eupago em dezembro passado, o método de pagamento instantâneo espanhol representa atualmente cerca de meio milhão de euros da faturação mensal da empresa, com um crescimento de 15% ao dia.

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A solução de pagamento Bizum registou um crescimento de cerca de 2000% no último mês, revelam dados da Eupago, consolidando-se como um método de pagamento amplamente utilizado em Espanha e com cada vez mais popularidade em Portugal.

Lançado em Portugal pela Eupago em dezembro passado, o método de pagamentos instantâneos espanhol, Bizum, representa atualmente cerca de meio milhão de euros da faturação mensal da empresa, com um crescimento de 15% ao dia.

“Estamos entusiasmados com a adesão ao Bizum em Portugal e com o impacto positivo que a nossa estratégia está a ter no comércio digital. O crescimento exponencial deste segundo mês vem reforçar a importância do nosso plano de internacionalização e o seu impacto junto dos comerciantes portugueses, que desta forma veem facilitada a relação com clientes espanhóis”, afirma Telmo Santos, co-CEO da Eupago, em comunicado.

De acordo com a fintech portuguesa, esta evolução destaca o impacto do Bizum na modernização dos pagamentos digitais, pois é uma solução rápida, segura e eficiente para consumidores e comerciantes. Do volume transacionado via Bizum, 75% provém atualmente de comerciantes portugueses, e apenas 25% resulta da crescente adesão no mercado espanhol.

“Com o sucesso do Bizum continuaremos a apostar em soluções inovadoras para os nossos clientes, promovendo a digitalização dos pagamentos. Vamos continuar a ser uma força motriz do crescimento do comércio eletrónico”, promete Telmo Santos.

A empresa mantém o objetivo de atingir um volume anual de transações de mil milhões de euros em Espanha, até 2027, consolidando o seu papel no setor financeiro ibérico.

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Retalho

Auchan lança campanha focada nas suas pessoas

A Auchan acaba de lançar uma nova campanha de Employer Brand, que reforça o compromisso da empresa com os seus atuais e futuros colaboradores, destacando a proposta de valor única da marca empregadora ‘Auchan Respect’.

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Com o objetivo de materializar os pilares da marca, lançada em 2024, a campanha multicanal – OOH, digital e redes sociais – inclui ainda uma webserie de cinco episódios, que retrata a essência de fazer parte da Auchan, mostrando como esses valores se concretizam no dia-a-dia dos colaboradores, através de histórias reais.

“O ‘Respect’ é a representação da nossa política de pessoas e a essência da nossa cultura empresarial. Antes de mais, reflete a nossa proposta de valor para os colaboradores que já fazem parte da Auchan, reconhecendo o seu talento e o seu papel fundamental na nossa organização. Ao mesmo tempo, queremos atrair novos talentos que se identifiquem com os nossos valores e propósito, inspirando-os a fazer parte de uma empresa que respeita as pessoas em todas as suas dimensões. Porque, para nós, o respeito não se afirma, demonstra-se. É essa mensagem que queremos passar com esta campanha. A ‘Auchan Respect’ reforça o nosso compromisso com todos, mostrando, acima de tudo, o quanto valorizamos as pessoas e o impacto que cada uma tem no nosso sucesso coletivo”, explica Clara Costa, diretora de Pessoas e Sustentabilidade, da Auchan Retail Portugal, em comunicado.

“O nosso CEO começou como estagiário” define o mote da nova campanha, através do exemplo do percurso profissional do CEO da Auchan em Portugal, Pedro Cid, e tem como objetivo consolidar a marca empregadora e o EVP (Employee Value Proposition) da Auchan, tanto interna como externamente.

Já a webserie, de cinco episódios, será transmitida no Youtube e plataformas digitais da marca a partir da próxima semana, concretizando os diferentes pilares da ‘Auchan Respect’, tais como o bem-estar físico e mental, o crescimento, através de diversos percursos formativos e programas de desenvolvimento, o espírito de proximidade e abertura, o modelo de gestão com base na autonomia e responsabilidade, assim com a diversidade e inclusão, um compromisso que reflete a preocupação da retalhista em valorizar experiências, culturas e perspetivas variadas.

 

 

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Mercadona distinguida com dois prémios de inovação

O Observatório de Inovação em Grande Consumo do Institut Cerdà distinguiu esta manhã, em Valência, as principais inovações do setor para 2024, destacando dois avanços da Mercadona, um na categoria de produto e outro nos processos operacionais.

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No campo dos produtos, a insígnia foi reconhecida pelo lançamento de um arroz de vegetais cozinhado diretamente na embalagem, um recipiente de alumínio adequado para micro-ondas, desenvolvido em parceria com o fornecedor Platos Tradicionales. Já na vertente dos processos, a cadeia espanhola foi premiada pela adoção do código QR como substituto do tradicional código de barras, uma inovação que promete melhorar a eficiência operacional e a rastreabilidade dos produtos.


Uma revolução no arroz pronto a consumir

O arroz premiado replica um prato tradicional valenciano que, até agora, era difícil de recriar nos produtos de grande consumo. A inovação reside na embalagem metálica, concebida e patenteada pela Platos Tradicionales, que permite cozinhar o arroz diretamente no recipiente, preservando as características organoléticas do prato original. Além disso, a embalagem pode ser levada ao micro-ondas, permitindo que o consumidor aqueça e consuma o produto de forma prática, tornando-o ideal para refeições fora de casa.

Código QR substitui código de barras nos produtos Mercadona

No domínio dos processos, o Observatório reconheceu a Mercadona pela implementação de códigos QR nos seus produtos, tornando-se a primeira cadeia de distribuição a adotar esta tecnologia em grande escala. Desenvolvido em colaboração com a AECOC (Associação de Fabricantes e Distribuidores de Espanha), este sistema oferece uma dupla funcionalidade para o consumidor (o QR direciona para uma página com informações sobre o produto, sugestões de consumo e receitas) e para a empresa (permite integrar informações como data de validade, lote, fornecedor e peso exato, melhorando a rastreabilidade, a segurança alimentar e a eficiência logística).

Atualmente, o código QR já foi implementado nos produtos da secção do talho em Espanha e Portugal, com planos de expansão para as áreas de peixaria e frutas e legumes até 2025.

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ESG

ÚNICO vai operar em Portugal na gestão do plásticos de uso único

A ÚNICO – Associação de Gestão de Plásticos de Uso Único já tem licença para operacionalizar em Portugal. Reúne as empresas que colocam no mercado produtos de tabaco e o Electrão.

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A licença para a gestão do sistema foi publicada no final de 2024, na sequência do processo iniciado junto da Agência Portuguesa do Ambiente, em março de 2023, e vem dar resposta a uma diretiva europeia.  A ÚNICO (Associação de Gestão de Plásticos de Uso Único) refere que este é “o primeiro sistema de responsabilidade alargada do produtor que irá gerir os resíduos com origem nos produtos de tabaco com filtros”.

A nova associação, sem fins lucrativos, reúne as empresas que colocam no mercado produtos de tabaco – BAT, Imperial Brands Portugal, JTI Portugal, Landewick e Tabaqueira, e o Electrão-Associação de Gestão de Resíduos.
“Tem como missão contribuir para a prevenção de resíduos no espaço público e para a eficiência e eficácia da gestão na limpeza urbana, de forma a reduzir o impacto dos produtos descartáveis com plástico no meio ambiente, especialmente no meio marinho”, destaca num comunicado.

A obrigação de gestão de fim de vida de determinados produtos com plásticos de uso único, que abrangem os produtos de tabaco com filtros que contêm plástico, decorre de uma diretiva europeia, integralmente transposta para legislação nacional. Outros fluxos abrangidos por esta diretiva serão geridos no âmbito de novos sistemas a implementar no futuro. É o caso das redes de pesca, toalhetes e balões, que correspondem aos itens mais encontrados nas praias da União Europeia.
As novas regras incluem também uma forte componente de investigação e desenvolvimento e de educação e sensibilização, com o objetivo de promover comportamentos mais responsáveis por parte dos consumidores, principalmente em relação ao descarte destes produtos, que quando eliminados incorretamente podem ter impactos muito negativos no meio ambiente.

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