Herdade da Rocha lança Amphora Tinto e Branco de 2023
A Herdade da Rocha apresenta as colheitas de 2023 do ‘Amphora Tinto’ e do ‘Amphora Branco’, vinificados pelo processo tradicional, em ânforas de barro e sem controlo de temperatura, respeitando as antigas práticas.

Hipersuper
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
A Herdade da Rocha apresenta as colheitas de 2023 do ‘Amphora Tinto’ e do ‘Amphora Branco’, vinificados pelo processo tradicional, em ânforas de barro e sem controlo de temperatura, respeitando as antigas práticas.
Os novos vinhos do produtor alentejano são provenientes de cepas com idade média de 1s2 anos, implantadas em solo granítico e a uma altitude entre os 260 e os 300 metros. Os Amphora tinto e branco fermentaram com as películas durante três meses, resultando na produção de 1.300 garrafas de cada referência.
Feito com uvas das castas Touriga Nacional (60%), Alicante Bouschet (30%) e Touriga Francesa (10%), o ‘Amphora Tinto’, “apresenta uma cor granada viva e exibe notas de argila e frutas negras maduras”. Na boca, “é macio e fresco, com um final marcante”, onde sobressaem “notas de fruta e as características da ânfora”, apresenta a Herdade da Rocha, produtor que integra o Grupo Terras & Terroir.
Já o ‘Amphora Branco’, elaborado a partir das castas Arinto (80%) e Alvarinho (20%), revela “uma mineralidade marcante, com uma concentração harmoniosa de fruta branca e suaves notas de argila”. Na boca” é fresco, irreverente e o seu final de boca é longo e desafiante”, indica o produtor.
Situada em Crato, junto à serra de S. Mamede, a Herdade da Rocha lançou a sua primeira colheita em 2012, dois anos antes da construção da adega com dois mil metros quadrados, decorada com grafites. O produtor que integra o Grupo Terras & Terroir desde 2022 e comercializa vinhos brancos, tintos e rosés.
A introdução das ânforas em Portugal está ligada à ocupação romana, que começou no século III a.C. As técnicas avançadas de vinificação e a utilização de ânforas para fermentação, armazenamento e transporte de vinho foram introduzida nessa altura e resistiram à queda do Império Romano, mantendo-se no Alentejo a tradição de usar ânforas.