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DS Smith substitui mil milhões de peças de plástico 16 meses antes do previsto

Até maio de 2024, a DS Smith substituiu mais de 1200 milhões de peças de plástico nos seus mercados internacionais, superando o objetivo 16 meses antes do previsto. Portugal contribuiu para esta importante conquista, substituindo mais de 3,5 milhões de peças de plástico por alternativas à base de fibras.

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DS Smith substitui mil milhões de peças de plástico 16 meses antes do previsto

Até maio de 2024, a DS Smith substituiu mais de 1200 milhões de peças de plástico nos seus mercados internacionais, superando o objetivo 16 meses antes do previsto. Portugal contribuiu para esta importante conquista, substituindo mais de 3,5 milhões de peças de plástico por alternativas à base de fibras.

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A DS Smith substituiu mais de mil milhões de peças de plástico, 16 meses antes do seu objetivo para 2025, adiantando-se ao previsto, e em colaboração com algumas das mais emblemáticas marcas de Grande Consumo mundiais. Este facto constitui um marco importante em matéria de sustentabilidade para um dos principais fornecedores internacionais de soluções de packaging mais sustentáveis, sublinha em comunicado.

O objetivo da empresa, referência no fornecimento de packaging sustentável à base de fibra de papel, abarcou embalagens de plástico primária ou secundária que tenham sido reduzidas ou completamente removidas do packaging dos seus clientes como resultado direto da solução da DS Smith, informa.

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O feito tem como base o programa de substituição e redução de plástico estabelecido em 2020 como parte da estratégia de sustentabilidade Now and Next da DS Smith, que suporta o propósito da empresa de Redefinir o Packaging para um Mundo em Constante Mudança.

A meta estende-se às operações da DS Smith em vinte e sete países da Europa e da América do Norte, trabalhando para o objetivo comum e circular de substituir os resíduos e manter os materiais em uso durante mais tempo. Portugal contribuiu para esta importante conquista, substituindo mais de 3,5 milhões de peças de plástico por alternativas à base de fibras.

Os artigos de plástico de uso quotidiano que foram retirados dos lineares dos supermercados incluem tabuleiros de fruta e legumes, sacos de plástico e filme retrátil que se encontra habitualmente nas garrafas de refrigerantes, enumera a DS Smith,

“Quando estabelecemos a nossa estratégia de sustentabilidade Now and Next, queríamos incluir objetivos que proporcionassem mudanças ambientais tanto fora como dentro da DS Smith. Ao inovar para ajudar os nossos clientes a substituir ou reduzir o uso de plásticos, estamos a responder às exigências da sociedade para reduzir a poluição por plásticos, ao mesmo tempo que fortalecemos as nossas parcerias com os clientes. Estou orgulhoso de cada um dos membros da equipa da DS Smith por ter atingindo este objetivo e um ano antes do previsto. No entanto, isto é apenas o começo. Há muitos mais impactos positivos que podemos alcançar ao apoiar os nossos clientes e comunidades nos seus objetivos de sustentabilidade e estamos realmente motivados com esta missão”, sublinha Miles Roberts, CEO do grupo DS Smith.

Iago Candal, Design & Innovation Manager na DS Smith Packaging South Europe, enaltece que superar este objetivo “é um testemunho do compromisso da DS Smith para com a sustentabilidade e a inovação. Esta conquista reflete não só os nossos esforços internos, mas também a estreita colaboração com os nossos clientes para desenvolver soluções que minimizem o impacto ambiental. Continuaremos a impulsionar a transição para uma economia circular, apoiados pela nossa dedicação à investigação e desenvolvimento.”.

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Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas

O ‘Farmer Forward’ é um programa de investimento a cinco anos, em parceria com o produtor global de laticínios Fonterra, e vai financiar ferramentas e tecnologias com foco em sustentabilidade a cerca de 2.000 agricultores.

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A Mars anuncia um investimento de 27 milhões de dólares e com uma duração de cinco anos, em parceria com a Fonterra, um dos maiores fornecedores de laticínios do mundo. O programa ‘Farmer Forward’ tem como objetivo capacitar produtores de laticínios a adotar práticas agrícolas ambientalmente eficientes, “em linha com os esforços da Mars de reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% até 2030, em relação a 2015”, informa a multinacional de produtos alimentares, snacks, produtos de cuidados para animais e serviços veterinários.

De acordo com a empresa, aproximadamente metade do investimento será destinado ao financiamento de ferramentas e tecnologias nas explorações agrícolas de quase 2.000 produtores da Fonterra. Os restantes fundos serão atribuídos aos cerca de 165 agricultores que fizerem o maior progresso em relação aos objetivos de sustentabilidade definidos. Em média, cada agricultor poderá receber até 15 mil dólares por ano. O Programa ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas.

O ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas e chegar a cerca de quase 2.000 produtores

Através desta iniciativa com a Fonterra, a Mars pretende reduzir 150 mil toneladas métricas das suas emissões de Âmbito 3 provenientes da produção láctea até 2030, em relação aos valores de 2015. “Os agricultores estão na linha da frente do desenvolvimento de uma agricultura inteligente em termos climáticos, motivo pelo qual estamos a atribuir-lhes um papel prioritário através do lançamento do nosso programa ‘Farmer Forward’”, refere Amanda Davies, Chief R&D, Procurement and Sustainability Officer da Mars Snacking.

“A Fonterra e a Mars já colaboram há décadas, e a sustentabilidade tem vindo a assumir uma posição de destaque nos últimos anos. A Fonterra tem ambições bem definidas no que diz respeito ao clima e é através de parcerias como esta com a Mars que podemos apoiar os nossos agricultores a atingir os objetivos que definimos”, destaca Charlotte Rutherford, Diretora de Sustentabilidade da Fonterra.

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Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque

As rolhas recolhidas em restaurantes e hotéis de Manhattan e Brooklyn serão recicladas e a cortiça aproveitada para novos usos, inclusive desenvolvimento de recursos para valorizar espaços públicos.

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A Corticeira Amorim está a unir forças com alguns parceiros nos EUA para lançar Cork Collective, um novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça.

O Cork Collective envolve parceiros de renome como Rockwell Group, BlueWell e Southern Glazer’s Wine & Spirits, distribuidora líder mundial de bebidas alcoólicas, e está a ser desenvolvido em Nova Iorque, abrangendo a recolha de rolhas em restaurantes e hotéis icónicos de Manhattan e Brooklyn. As rolhas de cortiça usadas serão recolhidas, recicladas e reaproveitadas para novos usos, criando recursos para a valorização de espaços públicos na cidade de Nova Ioque.

“Os EUA são um mercado crucial tanto para vinhos, como para bebidas espirituosas, por isso não podíamos estar mais satisfeitos por sermos um dos membros fundadores do Cork Collective, que possibilita a verdadeira implementação de uma economia circular na cadeia de abastecimento. Como líder mundial da transformação da cortiça, fornecendo cerca de seis mil milhões de rolhas por ano, temos colaborado com diversas organizações em todo o mundo para dar uma segunda vida à cortiça, reciclando as rolhas para dar origem a diversas aplicações.”, sublinha António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, em comunicado.

“Estou extremamente orgulhoso por ser um membro fundador do Cork Collective, que representa muito do que inspira e impulsiona o Rockwell Group todos os dias: a oportunidade de retribuir à nossa comunidade e fazer a diferença, de aplicar a nossa visão de hotelaria, associando um design fantástico e colaborações inesperadas para responder a este novo desafio. Temos vindo a experimentar a cortiça há algum tempo — a sua adaptabilidade e as suas poderosas qualidades sustentáveis fazem dela um material do futuro.”, acrescenta David Rockwell, fundador e presidente do Rockwell Group.

Lee Schrager, Chief Communications Officer da Southern Glazer’s Wine & Spirits, reforça: “A missão do Cork Collective está alinhada com a nossa própria visão de sustentabilidade ambiental — aproveitar a paixão das nossas equipas, parceiros comerciais e comunidades para implementar ações ambientais mensuráveis e contribuir para um planeta sustentável e acolhedor para as futuras gerações. Como o principal distribuidor de bebidas alcoólicas, estamos numa posição perfeita para conectar produtores de vinhos e bebidas espirituosas em prol da sustentabilidade, envolvendo-os, como valiosos parceiros fornecedores, nesta importante iniciativa. Estamos confiantes de que terá um impacto significativo em toda a nossa grande indústria da hotelaria e restauração.”

Além dos benefícios diretos da reutilização de um material de economia circular, o programa Cork Collective também colabora com instituições não-governamentais e agências governamentais para melhorar espaços públicos, demonstrando o potencial da cortiça como um material versátil e amigo do ambiente, apoiando projetos de design sustentável em diversas comunidades.

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ÚNICO vai operar em Portugal na gestão do plásticos de uso único

A ÚNICO – Associação de Gestão de Plásticos de Uso Único já tem licença para operacionalizar em Portugal. Reúne as empresas que colocam no mercado produtos de tabaco e o Electrão.

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A licença para a gestão do sistema foi publicada no final de 2024, na sequência do processo iniciado junto da Agência Portuguesa do Ambiente, em março de 2023, e vem dar resposta a uma diretiva europeia.  A ÚNICO (Associação de Gestão de Plásticos de Uso Único) refere que este é “o primeiro sistema de responsabilidade alargada do produtor que irá gerir os resíduos com origem nos produtos de tabaco com filtros”.

A nova associação, sem fins lucrativos, reúne as empresas que colocam no mercado produtos de tabaco – BAT, Imperial Brands Portugal, JTI Portugal, Landewick e Tabaqueira, e o Electrão-Associação de Gestão de Resíduos.
“Tem como missão contribuir para a prevenção de resíduos no espaço público e para a eficiência e eficácia da gestão na limpeza urbana, de forma a reduzir o impacto dos produtos descartáveis com plástico no meio ambiente, especialmente no meio marinho”, destaca num comunicado.

A obrigação de gestão de fim de vida de determinados produtos com plásticos de uso único, que abrangem os produtos de tabaco com filtros que contêm plástico, decorre de uma diretiva europeia, integralmente transposta para legislação nacional. Outros fluxos abrangidos por esta diretiva serão geridos no âmbito de novos sistemas a implementar no futuro. É o caso das redes de pesca, toalhetes e balões, que correspondem aos itens mais encontrados nas praias da União Europeia.
As novas regras incluem também uma forte componente de investigação e desenvolvimento e de educação e sensibilização, com o objetivo de promover comportamentos mais responsáveis por parte dos consumidores, principalmente em relação ao descarte destes produtos, que quando eliminados incorretamente podem ter impactos muito negativos no meio ambiente.

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Entrou em operação a central fotovoltaica da loja do Pingo Doce de Castelo Branco

É a primeira loja do projeto com a Engie Soluções de Energia para a instalação de centrais fotovoltaicas em 21 lojas Pingo Doce, distribuídas pela região Centro, Alentejo e Algarve.

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Entrou em operação a central fotovoltaica da loja do Pingo Doce de Castelo Branco, a primeira loja de um projeto com a Engie Soluções de Energia para a instalação de centrais fotovoltaicas em 21 lojas Pingo Doce, distribuídas pela região Centro, Alentejo e Algarve.

Segundo a Engie, no total, esta iniciativa vai permitir a estas lojas produzirem anualmente cerca de 10.000 MWh de energia própria, evitando a emissão de cerca de 2.150 toneladas de CO2. Este projeto, num total de cerca de 7,5 MWp, que inclui ainda a criação de 4 comunidades de energia renovável em 4 lojas, conta com um investimento 100% Engie Soluções de Energia e vai gerar uma poupança anual de 33% da energia consumida nestas lojas.

No total, vão ser instaladas quase 13 mil painéis solares nas coberturas das instalações destas 21 lojas Pingo Doce, que irão resultar em poupanças energéticas anuais de 33% da energia consumida nestas lojas. O sistema de produção de energia terá uma potência global instalada de 7,5MWp, que vai gerar aproximadamente 10.000 MWh de energia por ano, o equivalente ao consumo médio de eletricidade de mais de 3.000 habitações.

Este projeto segue-se a outros, realizados em 2021, e que permitiu instalar centrais fotovoltaicas em outras 4 lojas Pingo Doce no concelho de Lisboa e que já se encontram em operação desde então.

“Esta intervenção em 21 lojas Pingo Doce reforça a parceria e o trabalho realizado para a Jerónimo Martins nos últimos anos e é o primeiro a ser realizado com investimento 100% Engie Soluções de Energia com esta empresa. É entusiasmante poder trabalhar com esta empresa nacional de referência e com uma marca tão familiar de todos os portugueses, e contribuir ativamente para a sua jornada de descarbonização e para as suas metas ESG, baixando significativamente os seus custos energéticos e a sua pegada de carbono, aumentando ainda o seu impacto nas comunidades circundantes de 4 destas lojas, através da criação de comunidades de energia que permitem reforçar o seu compromisso com a transição energética”, salienta Duarte Caro de Sousa, diretor geral do Solar Distribuído pela ENGIE Soluções de Energia.

“Trata-se de um contrato a longo prazo e no qual a Engie Soluções de Energia está empenhada em trabalhar diariamente para potenciar a sua eficiência”, acrescenta.

A parceria entre a Engie Soluções de Energia e a Jerónimo Martins foi firmada para os próximos 15 anos, com o objetivo de apoiar o grupo na descarbonização da sua atividade e reforçar o seu compromisso com a transição energética.

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Too Good To Go reforça papel na luta contra o desperdício alimentar com crescimento em 2024

Só no ano passado, foram salvas 1.576.880 de Surprise Bags em Portugal, o que se traduz em ter evitado o desperdício de 1275 milhões de litros de água e 4.4 milhões de m2 de terra, o equivalente a 510 piscinas olímpicas e 617 campos de futebol, respetivamente.

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2024 foi um ano de crescimento para a Too Good To Go. Só no ano passado, foram salvas 1.576.880 de Surprise Bags em Portugal, o que se traduz em ter evitado o desperdício de 1275 milhões de litros de água e 4.4 milhões de m2 de terra, o equivalente a 510 piscinas olímpicas e 617 campos de futebol, respetivamente. A comunidade da Too Good To Go ajudou também a contribuir para evitar a emissão de mais de 4.2 milhões de quilogramas de dióxido de carbono equivalente (CO2e). Este impacto ambiental positivo reforça o papel crucial da empresa na mitigação das emissões dos gases de efeito estufa, alinhando-se assim com os princípios da sustentabilidade, sublinha a empresa de impacto social com certificação B Corp em comunicado.

Ainda em 2024, comemorou-se o quinto aniversário da Too Good To Go em Portugal e o êxito da aplicação em território nacional, que com mais de 5 milhões de Surprise Bags salvas em apenas cinco anos, através da plataforma, evitou 14 milhões de quilogramas de CO2e, o equivalente a 2.534 voos à volta do mundo. Ao longo destes anos, reuniu ainda mais de 2 milhões de utilizadores e 4 mil parceiros, tais como Auchan, Celeiro, Padaria Portuguesa, Gleba, Pizza Hut, Pans&Company, Sheraton, Galp, Hilton, UCI, entre outros.

“2024 revelou-se um ano extraordinário para a Too Good To Go Portugal, celebrando-se as mais de 1,5 milhões de Surprise Bags salvas pela nossa comunidade na luta contra o desperdício alimentar. Estes resultados demonstram o empenho de todos os envolvidos para com a promoção de práticas sustentáveis. Uma abordagem consciente a este problema reflete-se não só numa responsabilidade, mas também numa estratégia prática para promover um futuro sem desperdício alimentar”, afirma Maria Tolentino, Country Director da Too Good To Go Portugal, citada em comunicado.

Um ano de novas soluções

Atualmente, em Portugal, mais de 1.9 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas, deste número 227 mil toneladas correspondem ao comércio e distribuição alimentar (INE, 2022). Com base nestes dados, foram criadas soluções que alargam a missão da Too Good To Go contra o desperdício alimentar, como a Too Good To Go Platform, um software modular impulsionado por inteligência artificial e lançado em 2024 que ajuda a rastrear e redistribuir os excedentes alimentares. Este software identifica nas prateleiras dos estabelecimentos os produtos cuja data de validade está próxima e escolhe a opção mais adequada para reduzir o preço, aplicando o percentual de desconto adequado e imprimindo as etiquetas, ou dando-lhes saída através das Surprise Bags, graças à sua integração com a aplicação da Too Good To Go.

A Too Good To Go continuou também a expandir a iniciativa “Observar, Cheirar, Provar”, um distintivo instaurado desde 2021. Este distintivo é adicionado à embalagem dos produtos com data de validade, e ajuda o consumidor a lembrar-se de que um produto que passou a sua data de durabilidade mínima pode ainda estar bom para consumo, e que o incentiva a confiar nos seus próprios sentidos. Atualmente, esta iniciativa conta com o apoio de 46 marcas, como a Bimbo, Kellogg’s, A Vaca que Ri, e muitas outras. Este distintivo pode ser encontrado em mais de 600 produtos das mesmas marcas, o que anualmente corresponde a 700 milhões de embalagens com esta recomendação.

Adicionalmente, a Too Good To Go uniu forças em 2024 com a Refood, a associação Unidos contra o Desperdício e a WWF (World Wide Fund for Nature) para em conjunto com os partidos políticos nacionais dialogarem sobre a inclusão da luta contra o desperdício alimentar nos seus programas eleitorais para as eleições legislativas de 2028. A Iniciativa Liberal, o PSD, o Bloco de Esquerda e o PAN promoveram a consciencialização do desperdício de alimentos, o que segundo a Too Good To Go é considerado um passo muito positivo para dar visibilidade a este grande desafio. Para além desta união, a Too Good To Go também aderiu e assinou o Pacto do Porto para o Clima, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto, que acolheu tal como a Too Good To Go, a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) como novos parceiros comprometidos com a neutralidade carbónica na cidade até 2030.

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Electrão encaminhou para reciclagem mais 31% de equipamentos em 2024

A associação recolheu mais de 36 mil toneladas destes resíduos, com destaque para o aumento na recolha de elétricos de grandes dimensões, que subiu 43%.

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Em 2024, o Electrão registou um novo aumento na recolha de equipamentos elétricos, enviando para reciclagem mais de 36.381 toneladas destes resíduos, um crescimento de 31% em relação ao ano anterior, em que tinham sido recolhidas mais de 27 mil toneladas, e de 52% face a 2022, ano em que foram encaminhadas para reciclagem quase 24 mil toneladas.

Entre os elétricos que os cidadãos mais entregaram para reciclagem estão os de grandes dimensões, como máquinas de lavar roupa ou frigoríficos (22.233 toneladas), seguidos de equipamentos como aspiradores, torradeiras ou ferros de engomar (6.837 toneladas). Foram também recolhidas 4.470 toneladas de equipamentos de informática e telecomunicações (como telemóveis), 2.456 toneladas de ecrãs e 313 toneladas de lâmpadas.

A Associação destaca o aumento na reciclagem de grandes equipamentos elétricos, que cresceu cerca de 43%, com mais 6.648 toneladas de aparelhos recolhidos face a 2023. “Este crescimento assume particular importância tendo em conta o problema do mercado paralelo, para o qual o Electrão tem vindo a alertar, em que equipamentos de grandes dimensões são desviados do circuito formal e não chegam às unidades de tratamento, onde seriam corretamente descontaminados e reciclados”, sublinha num comunicado.

A organização considera que para os resultados, contribuíram a expansão da rede de recolha própria do Electrão, atualmente com 13.500 locais, o trabalho dos parceiros operacionais que representou 7 mil toneladas e a aposta em projetos como o Porta-a-Porta, em que os grandes eletrodomésticos usados são recolhidos diretamente em casa do cidadão.

“Com a entrada em vigor da nova licença, que regula a atuação das entidades gestoras, e com metas mais ambiciosas de reciclagem, este ano de 2025 representa uma pressão adicional para o país e para o sistema de gestão de resíduos elétricos, com a necessidade de aumentar ainda mais as recolhas e de recorrer a novas soluções para envolver o cidadão. Este é, também, o ano em que o Electrão assinala 20 anos de atividade e reforça o compromisso com a sustentabilidade e com o objetivo de contribuir para o aumento da reciclagem de resíduos em Portugal”, destacou Ricardo Furtado, diretor-geral de elétricos e pilhas do Electrão.

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Tetra Pak vence categoria de Iniciativas Ambientais dos SEAL Business Sustainability Awards 2025

O prémio reconhece a estratégia da Tetra Pak enquanto exemplo na indústria para que as grandes empresas possam alavancar a sua experiência no sentido de orientar e colaborar com parceiros, ao longo da cadeia de valor, para alcançar os seus objetivos de sustentabilidade e cumprir os requisitos regulamentares. 

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A Tetra Pak foi distinguida na categoria Iniciativas Ambientais dos SEAL Business Sustainability Awards 2025 pelo Plano de Proteção da Natureza. O prémio reconhece a estratégia da Tetra Pak enquanto exemplo na indústria para que as grandes empresas possam alavancar a sua experiência no sentido de orientar e colaborar com parceiros, ao longo da cadeia de valor, para alcançar os seus objetivos de sustentabilidade e cumprir os requisitos regulamentares.

Em 2024, a Tetra Pak lançou o Plano de Proteção da Natureza, uma estratégia abrangente para abordar os impactos relacionados com o ambiente em toda a cadeia de valor, que se baseia em mais de 20 objetivos mensuráveis e ações práticas, que definem a contribuição da empresa para travar e inverter a perda de natureza, apoiar a recuperação dos ecossistemas e melhorar a segurança da água.

O Plano de Proteção da Natureza aborda ainda os impactos relacionados com fornecedores e clientes, incluindo o fim da vida útil das embalagens.

A Tetra Pak sublinha, em comunicado, que já foram feitos progressos significativos. Nas próprias operações, a Tetra Pak tem como objetivo reduzir a extração total de água em 35% até 2030 (a partir de uma baseline de 2019). A fábrica da Tetra Pak em Kunshan, na China, é um exemplo de sucesso, com a recolha de água da chuva implementada para irrigar mais de 6000 m² de plantas verdes, reduzindo o consumo anual de água em mais de 120 toneladas, refere.

“É uma honra receber esta distinção dos SEAL Awards pelo nosso Plano de Proteção da Natureza. Este reconhecimento destaca o nosso compromisso para reverter e travar a perda de biodiversidade, reduzindo os impactos negativos da nossa cadeia de valor no ambiente e apoiando a restauração das paisagens.” refere Francesca Priora, Vice President, Climate & Nature da Tetra Pak.

“Estamos orgulhosos de colaborar com clientes, fornecedores e parceiros na nossa jornada para restaurar os ecossistemas e melhorar a resiliência da água. Esta estratégia abrangente é uma das formas como estamos a trabalhar em conjunto para transformar os sistemas alimentares e garantir um futuro mais seguro, mais resiliente e mais sustentável para todos.”, acrescenta.

O Plano de Proteção da Natureza da Tetra Pak também foi reconhecido pela “It’s Now for Nature”, uma campanha global conjunta liderada pela Business for Nature, uma coligação que reúne mais de 100 organizações parceiras influentes e empresas com uma visão de futuro para “promover uma ação empresarial credível e ambição política para alcançar uma economia favorável para a natureza até 2030”.

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Sonae integra S&P Global Sustainability Yearbook

Na edição deste ano foram avaliadas 7.690 empresas, sendo que apenas 780 companhias, de 62 setores, registaram um desempenho considerado de excelência, que permite um lugar neste anuário de referência mundial.

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A Sonae foi distinguida no S&P Global Sustainability Yearbook, ranking anual que reconhece as empresas que demonstram as melhores práticas de sustentabilidade corporativa a nível mundial. Este reconhecimento reflete o compromisso do grupo com o desenvolvimento sustentável dos seus negócios e a implementação de práticas inovadoras e responsáveis ao nível ambiental, social e de governança (ESG), sublinha a Sonae em comunicado.
Na edição deste ano foram avaliadas 7.690 empresas, sendo que apenas 780 companhias, de 62 setores, registaram um desempenho considerado de excelência, que permite um lugar neste anuário de referência mundial. Os membros do S&P Global Sustainability Yearbook são selecionados com base na sua pontuação na Avaliação de Sustentabilidade Corporativa do S&P Global 2024, ou CSA Score. Para serem listadas no Yearbook, as empresas devem pontuar entre as 15% melhores do seu setor e atingir uma pontuação CSA dentro de 30% da empresa com melhor desempenho do seu setor.
“Este reconhecimento da S&P Global reforça a relevância da nossa estratégia de sustentabilidade e a dedicação de toda a organização em impulsionar práticas responsáveis e inovadoras. Estamos focados em criar valor sustentável para o planeta e para as pessoas, garantindo que o nosso impacto positivo se estende para as futuras gerações”, sublinha Sónia Cardoso, diretora de Sustentabilidade da Sonae.
A estratégia de sustentabilidade da Sonae assenta em cinco pilares estratégicos: gerir com critérios ambientais, sociais e de governança (ESG); acelerar a descarbonização; valorizar a  biodiversidade e a água; promover a circularidade; e potenciar o desenvolvimento humano.
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Super Bock Group investe mais de 80M€ no Roteiro de Descarbonização

O investimento no Roteiro de Descarbonização do Grupo, que inclui também ações de restauro ecológico e promoção da biodiversidade, ultrapassa 80 milhões de euros e será concretizado nesta década, contando com uma pequena percentagem via candidaturas ao PRR.

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O Super Bock Group está a modernizar as suas infraestruturas e sistemas para tornar os processos mais eficientes e sustentáveis, com foco nos consumos de energia, água e materiais de embalagem. O investimento no Roteiro de Descarbonização do Grupo, que inclui também ações de restauro ecológico e promoção da biodiversidade, ultrapassa 80 milhões de euros e será concretizado nesta década, contando com uma pequena percentagem via candidaturas ao PRR.

O anúncio foi feito, sexta-feira passada, pelo CEO, Rui Lopes Ferreira, numa cerimónia conjunta com a Greenvolt, que contou com as presenças do Ministro da Economia, Pedro Reis, do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, e do Presidente do Conselho de Administração do Super Bock Group, Manuel Violas.

“Este é um plano de investimentos claro e muito bem sustentado, que continua a mostrar o nosso compromisso com a sustentabilidade e foi definido após uma rigorosa avaliação da pegada de carbono e hídrica do Grupo. Por isso, priorizamos projetos pluridimensionais que seguem a hierarquia de mitigação.”, sublinha o CEO do Super Bock Group, em comunicado.

“Pôs na nossa trajetória vários parceiros que, pelo seu profundo conhecimento, possibilitam que adotemos as melhores práticas para descarbonizar a nossa operação, fazer uso das energias verdes e de comunidades de energia, mas também realizar projetos únicos de restauro ecológico e de promoção da biodiversidade,” conclui Rui Lopes Ferreira.

Evitar, minimizar, restaurar e compensar estão na base do compromisso da neutralidade nas fábricas até 2030. Com a execução deste roteiro, o Grupo prevê, até 2030, atingir a neutralidade carbónica nas emissões diretas (scope 1 e scope 2) em todas as suas unidades, nomeadamente em Leça do Balio onde se situa a sua fábrica de cervejas que já é best in classnos domínios da eficiência energética, de qualidade e serviço.

O Super Bock Group incentiva o uso de energias renováveis, nomeadamente ao instalar caldeiras de biomassa e painéis solares fotovoltaicos em cinco unidades, que vão produzir energia para autoconsumo e criar Comunidades de Energia, em parceria com o Grupo Greenvolt, através da Greenvolt Comunidades. Está também a substituir o gás natural como fonte de energia e a reduzir resíduos, levando à diminuição de emissões de GEE do Grupo, sublinha em comunicado.

Depois, até 2050, pretende reduzir as emissões provenientes de toda a cadeia de valor (scope 3), tendo já avançado com o processo de submissão à SBTi – Science Based Target Initiative para definição do plano estratégico de descarbonização tendo este foco. Este é o maior desafio deste roteiro de descarbonização uma vez que 89% das emissões são indiretas (ocorrem na cadeia de valor), com foco especial nas embalagens, nos equipamentos de frio e agricultura.

Juntam-se, ao Roteiro de Descarbonização, dois grandes projetos de restauro ecológico e manutenção de recursos hídricos em terrenos detidos pelo Grupo, em Pedras Salgadas e Matosinhos, que, entre os vários contributos ambientais, sociais e económicos, permitem também o sequestro de carbono, nos quais conta com o apoio de entidades como a ANP|WWF, a Verde – Associação para a Conservação Integrada da Natureza ou, globalmente, a Negrilho, consultora em Ambiente.

É ainda em Matosinhos, onde o Grupo está sedeado, que o Super Bock Group, tem um protocolo de colaboração com a Associação Corredor Rio Leça, que promove a recuperação e restauro dos 48km do rio Leça (da nascente até à foz).

O Roteiro de Descarbonização decorre da estratégia do Super Bock Group “4 Authentic Tomorrow”, baseada nos pilares ESG e representativa do compromisso com a sustentabilidade, e que rege todo o negócio. É uma estratégia focada em quatro bandeiras “Menos Água”, “Menos Carbono”, “Mais Consumo Responsável” e “Mais Pessoas e Comunidade”, numa estreita relação com os ODS das Nações Unidas, e visam apoiar todas as áreas do negócio a gerar impacto positivo.

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Jerónimo Martins conquista classificação máxima no combate às alterações climáticas pelo 4º ano consecutivo

Pelo quarto ano consecutivo, o Grupo Jerónimo Martins integra o grupo restrito de empresas a nível mundial reconhecidas com a classificação máxima pelas suas práticas no combate às alterações climáticas.

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Além das ações desenvolvidas ao longo do ano de 2024, a distinção reconhece a transparência no respetivo reporte.

A avaliação anual realizada pelo CDP atribuiu ao Grupo Jerónimo Martins a classificação máxima (nível A) no combate às alterações climáticas (Climate Change) e o nível de liderança (nível A-) tanto na gestão da água enquanto recurso crítico (Water Security) como na gestão das commodities mais associadas ao risco de desflorestação (Forests): óleo de palma, papel e madeira, gado bovino e soja.

Estes resultados refletem as boas práticas de gestão e preservação ambiental do Grupo Jerónimo Martins, que, em conjunto com os contributos para prosperidade económica e o desenvolvimento social, têm vindo a ser reconhecidas internacionalmente com a inclusão em mais de 140 índices de sustentabilidade, entre os quais o Eurozone120, Europe 120, Sustainable Europe 120 e Climate Europe, índices da Euronext, FTSE4Good Developed, CPR AssetManagement e vários índices da Solactive.

O CDP é uma organização sem fins lucrativos que incentiva empresas e cidades a medir e gerir oportunidades e riscos em matérias de ambiente e de alterações climáticas. Anualmente, recolhe informação através dos seus programas “Combate às alterações climáticas”, “Florestas” e “Gestão da água enquanto recurso crítico”. Em 2024, a avaliação do CDP abrangeu mais de 22.000 empresas de todo o mundo, que representam dois terços da capitalização bolsista global.

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