fase do jogo, GD Chaves – Estrela da Amadora da 33ª jornada da Liga Portugal Sabes 2021/22, no Estádio Municipal Engº Manuel Branco Teixeira, a 8 de Maio de 2022 em Chaves. FOTO PEDRO SARMENTO COSTA/LUSA
Ortigão 4/16 Branco 2017 premiado com ouro
O Ortigão 4/16 Branco 2017 foi premiado com a medalha de ouro na XI edição do concurso de Vinhos de Portugal. Numa iniciativa da ViniPortugal, estiveram a concurso 1.300 referências.
Ana Grácio Pinto
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
O Ortigão 4/16 Branco 2017 foi premiado com a medalha de ouro na XI edição do concurso de Vinhos de Portugal. Numa iniciativa da ViniPortugal, estiveram a concurso 1.300 referências.
“É um importante prémio para o produtor bairradino Quinta do Ortigão, que passou a integrar o universo grupo Terras & Terroir e está a fazer uma aposta mais consistente nos vinhos de mesa, depois de se ter notabilizado na área dos espumantes”, informa o Grupo Terras & Terroir num comunicado.
O vinho, assinado pela enóloga Arminda Ferreira, é um monovarietal da casta arinto “que, não sendo a casta mais emblemática da região, tem-se desenvolvido muito bem nos solos da Bairrada e proporcionado vinhos brancos de excelente qualidade”, acrescenta.
As uvas provêm de vinhas localizadas no concelho da Anadia, entre as serras do Caramulo e do Buçaco, com uma elevação de aproximadamente 50 metros em relação ao nível do mar.
O Ortigão 4/16 Branco 2017 apresenta uma cor dourada e caracteriza-se pelos aromas delicados e complexos, de fruta madura de polpa branca e apontamentos tostados. Na boca é seco, tenso, bem equilibrado no que respeita à acidez, mas simultaneamente untuoso e envolvente, tendo um final cheio de estrutura, vibrante e sofisticado.
O vinho estagiou um ano em barricas de carvalho francês e mais doze meses em garrafa. O seu potencial gastronómico aponta para que harmonize na perfeição com pratos de peixe confecionados no forno, mas também com um cabrito assado ou uma variedade de queijos de pasta mole.
O Grupo Terras & Terroir é detido pelos empresários Paulo Pereira e o casal Maria do Céu Gonçalves e Álvaro Lopes e é a expressão económica da paixão dos seus proprietários pelo que é tradicional e endógeno em cada uma das regiões onde atua.