Ortigão 4/16 Branco 2017 premiado com ouro
O Ortigão 4/16 Branco 2017 foi premiado com a medalha de ouro na XI edição do concurso de Vinhos de Portugal. Numa iniciativa da ViniPortugal, estiveram a concurso 1.300 referências.

Hipersuper
Diogo Barbot: “A inovação é uma prática contínua que nos diferencia no mercado”
Fruit Attraction 2025 reforça crescimento e liderança com nova organização de setores e pavilhões
IKEA lança em Portugal plataforma de compra e venda em segunda mão
Arena Shopping cria um jardim da Páscoa com várias atividades
Nestlé Lindahls Protein lança “Good Move” para inspirar estilo de vida mais ativo
Cerveja Sagres reforça presença em eventos de música em Portugal
CVRTM dá a provar vinhos de Trás-os-Montes em Vilamoura
Parceria Spring GDS e MailAmericas visa e-commerce entre Europa e América Latina
Hipersuper promove debate sobre inovação no packaging do vinho na Empack e Logistics & Automation Porto
UBBO Shopping Resort dinamiza atividades de Páscoa
O Ortigão 4/16 Branco 2017 foi premiado com a medalha de ouro na XI edição do concurso de Vinhos de Portugal. Numa iniciativa da ViniPortugal, estiveram a concurso 1.300 referências.
“É um importante prémio para o produtor bairradino Quinta do Ortigão, que passou a integrar o universo grupo Terras & Terroir e está a fazer uma aposta mais consistente nos vinhos de mesa, depois de se ter notabilizado na área dos espumantes”, informa o Grupo Terras & Terroir num comunicado.
O vinho, assinado pela enóloga Arminda Ferreira, é um monovarietal da casta arinto “que, não sendo a casta mais emblemática da região, tem-se desenvolvido muito bem nos solos da Bairrada e proporcionado vinhos brancos de excelente qualidade”, acrescenta.
As uvas provêm de vinhas localizadas no concelho da Anadia, entre as serras do Caramulo e do Buçaco, com uma elevação de aproximadamente 50 metros em relação ao nível do mar.
O Ortigão 4/16 Branco 2017 apresenta uma cor dourada e caracteriza-se pelos aromas delicados e complexos, de fruta madura de polpa branca e apontamentos tostados. Na boca é seco, tenso, bem equilibrado no que respeita à acidez, mas simultaneamente untuoso e envolvente, tendo um final cheio de estrutura, vibrante e sofisticado.
O vinho estagiou um ano em barricas de carvalho francês e mais doze meses em garrafa. O seu potencial gastronómico aponta para que harmonize na perfeição com pratos de peixe confecionados no forno, mas também com um cabrito assado ou uma variedade de queijos de pasta mole.
O Grupo Terras & Terroir é detido pelos empresários Paulo Pereira e o casal Maria do Céu Gonçalves e Álvaro Lopes e é a expressão económica da paixão dos seus proprietários pelo que é tradicional e endógeno em cada uma das regiões onde atua.