Ramirez homenageia Manuel Guerreiro Ramirez em nova lata de Atum Assado à Algarvia
A Ramirez & Cª (Filhos), SA acaba de lançar uma nova lata de Atum Assado à Algarvia que homenageia Manuel Guerreiro Ramirez, líder da quarta geração, que faleceu em 2022. […]

Hipersuper
Vinhos de Portugal 2025 reúne 1300 referências na disputa pelo título de melhor do ano
Clube de Ténis do Porto recebe Torneio CTP Torrié Coffee 2025
Centromarca manifesta preocupação com tarifas e lembra: “Força e integridade do mercado único da UE nunca foram tão essenciais”
Expocosmética regressa este mês à Exponor
Inovação portuguesa cria o primeiro arroz 100% nacional
Sport Zone reinaugura segunda maior loja do país no CascaiShopping
Salutem volta a apoiar a Corrida Sempre Mulher
Entregas não domiciliárias da InPost premiadas como ‘Melhor Serviço do Ano’
Quatro portugueses são finalistas dos World Food Photography Awards
Loja Continente GaiaShopping transformada para uma experiência de compra “cada vez mais positiva e inclusiva”
A Ramirez & Cª (Filhos), SA acaba de lançar uma nova lata de Atum Assado à Algarvia que homenageia Manuel Guerreiro Ramirez, líder da quarta geração, que faleceu em 2022.
Manuel Guerreiro Ramirez apreciava particularmente esta conserva, que ele próprio lançou no mercado em 1963, recriando uma receita da sua avó Emília. O avô Manuel, a seu pedido, fizera os primeiros ensaios em lata, numa escala reduzida e apenas para o neto partilhar com os amigos.
Produzido no forno de sempre, com mais de 100 anos, e enlatado à mão, o Atum Assado à Algarvia tem agora uma nova imagem, que perpetua essa paixão de Manuel Guerreiro Ramirez, bem expressa na aguarela, do escultor Filipe Mariares, que ilustra a nova lata.
Na imagem, Manuel Guerreiro Ramirez, no final da década de 1940, conhecido então como o menino Balito, assiste, com o pai, Emílio Ramirez, à chegada de um enorme atum de direito (nome que se dava aos atuns capturados, ao largo da costa Algarvia, pelas armações atuneiras, na migração para desovar no Mediterrâneo).
A Ramirez, que está a comemorar 170 anos de atividade, produz 60 milhões de latas por ano e fatura €40 milhões de euros. Do atum às sardinhas, com passagem pela cavala; bacalhau, lulas, carapau, potas, mexilhões, filetes de anchova ou patés, conta com mais de 200 referências.