Ramirez homenageia Manuel Guerreiro Ramirez em nova lata de Atum Assado à Algarvia
A Ramirez & Cª (Filhos), SA acaba de lançar uma nova lata de Atum Assado à Algarvia que homenageia Manuel Guerreiro Ramirez, líder da quarta geração, que faleceu em 2022. […]

Hipersuper
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
A Ramirez & Cª (Filhos), SA acaba de lançar uma nova lata de Atum Assado à Algarvia que homenageia Manuel Guerreiro Ramirez, líder da quarta geração, que faleceu em 2022.
Manuel Guerreiro Ramirez apreciava particularmente esta conserva, que ele próprio lançou no mercado em 1963, recriando uma receita da sua avó Emília. O avô Manuel, a seu pedido, fizera os primeiros ensaios em lata, numa escala reduzida e apenas para o neto partilhar com os amigos.
Produzido no forno de sempre, com mais de 100 anos, e enlatado à mão, o Atum Assado à Algarvia tem agora uma nova imagem, que perpetua essa paixão de Manuel Guerreiro Ramirez, bem expressa na aguarela, do escultor Filipe Mariares, que ilustra a nova lata.
Na imagem, Manuel Guerreiro Ramirez, no final da década de 1940, conhecido então como o menino Balito, assiste, com o pai, Emílio Ramirez, à chegada de um enorme atum de direito (nome que se dava aos atuns capturados, ao largo da costa Algarvia, pelas armações atuneiras, na migração para desovar no Mediterrâneo).
A Ramirez, que está a comemorar 170 anos de atividade, produz 60 milhões de latas por ano e fatura €40 milhões de euros. Do atum às sardinhas, com passagem pela cavala; bacalhau, lulas, carapau, potas, mexilhões, filetes de anchova ou patés, conta com mais de 200 referências.