Apresentação do Projeto Água no Oeste
Projeto Água para o Oeste quer combater “um dos maiores desafios que a região enfrentará nos próximos anos”
A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, em parceria com a Câmara Municipal de Alcobaça e apoio da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha e Associação Interprofissional de horticultura do Oeste, vai apresentar, no próximo dia 23 de Abril, um projeto de Água para o Oeste. A iniciativa pretende sensibilizar e mobilizar a comunidade agrícola, autárquica e técnica para a importância e urgência do tema.

Hipersuper
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, em parceria com a Câmara Municipal de Alcobaça e apoio da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha e Associação Interprofissional de horticultura do Oeste, vai apresentar, pela primeira vez, um projeto de Água para o Oeste.
Esta primeira apresentação destina-se a agricultores, técnicos, organizações de produtores, associações de agricultores, cooperativas, autarquias, empresas agrícolas e de serviços e outras organizações agrícolas e irá acontecer na manhã do próximo dia 23 de Abril, no Cine-Teatro de Alcobaça.
“Sendo a água um tema de extrema importância e tendo em conta o que pode representar na manutenção da agricultura e dos pomares de Maçã de Alcobaça no futuro, pretende-se com a iniciativa sensibilizar e mobilizar a comunidade agrícola, a comunidade autárquica e a comunidade técnica, para a importância e urgência do tema e caso as diferentes entidades se revejam na ideia e na estratégia, reunir apoio e envolvimento em redor do tema” refere a organização em comunicado.
Dada a unanimidade dos diferentes agentes e opinião pública de que um dos maiores desafios que a região enfrentará nos próximos anos, será “a gestão da água”, para tal será necessário tratar da sua existência, pelo que será esse o foco principal da iniciativa, acrescenta.
O projeto Água no Oeste tem como visão prioritária, objetivos principais e princípios de base, o convite à adoção de investimentos, de técnicas, de infraestruturas e de equipamentos de base natural, alavancados por compromissos ecológicos e ambientais, numa lógica de sustentabilidade económica, social, ambiental e ecológica e de criação de áreas e de estilos de vida mais saudáveis no meio rural do Oeste.
Programa
Workshop 1° Sessão* Apresentação do Projeto Agua do Oeste
Cine-Teatro de Alcobaça
23 abril 2024
9h00 Receção dos convidados
9h20 Abertura da sessão
9h30 Importância de plano hídrico-agrícola municipal, Hermínio Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça 9h45 O contributo ambiental da utilização de água na rega da Maçã de Alcobaça, Jorge Somes, Presidente da APMA
lOh00 Projeto Água no Oeste – origens múltiplas e sustentáveis, Eng.ºJorge Froes
10h30 Água como serviço ecológico – o recurso a soluções de base natural, Nuno Oliveira, NBI
llh00 Debate
11h30 Mesa redonda: Jorge Froes, NBI, ANP, AIHO, APMA
12h30 Encerramento, Hermínio Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça