Estudo refere benefício ambiental associado à Naturity da Amorim Cork
Um estudo elaborado pela PwC destaca o benefício ambiental associado às rolhas de cortiças Naturity, produzidas pela Corticeira Amorim. O estudo ‘Análise do Ciclo de Vida’, realizado pela multinacional de […]

Hipersuper
Setor cervejeiro quer reforço da produção nacional de cevada
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Um estudo elaborado pela PwC destaca o benefício ambiental associado às rolhas de cortiças Naturity, produzidas pela Corticeira Amorim.
O estudo ‘Análise do Ciclo de Vida’, realizado pela multinacional de consultoria e auditoria a pedido da Amorim Cork, analisou a rolha Naturity e dois vedantes artificiais, um de alumínio e outro de plástico. Abrangeu sete indicadores ambientais e foi realizado “de acordo com as diretrizes da norma ISO 14040 e submetido a uma revisão crítica por um comité de peritos externos independentes”, indica a Amorim Cork.
A empresa líder mundial de rolhas para vinho explica que considerou relevante “atualizar a quantificação e comparação dos impactos ambientais das rolhas naturais versus os principais vedantes de alumínio e plástico existentes no mercado”, tendo em conta as mudanças que têm vindo a ser promovidas no processo de fabrico da rolha de cortiça.
O estudo agora publicado analisa o impacto ambiental de cada um dos três obturadores ao longo de todo o seu ciclo de vida e indica que o benefício ambiental associado à rolha de cortiça Naturity “é significativamente superior aos vedantes artificiais em cinco dos sete indicadores analisados”.
Realizado com uma rigorosa abordagem metodológica que considera o pior cenário possível para as rolhas de cortiça natural, o estudo apresenta conclusões consideradas relevantes “num momento em que, tanto a indústria do vinho, como a sociedade em geral, estão cada vez mais conscientes da importância da escolha de produtos ecologicamente responsáveis”, sublinha a Amorim Cork.
“A comparação registada neste estudo vem reforçar as credenciais das rolhas de cortiça da Corticeira Amorim enquanto opção mais sustentável, sobretudo no seu contributo para a mitigação das alterações climáticas, pois as rolhas de cortiça são as únicas que apresentam uma pegada de carbono negativa em todo o seu ciclo de vida”, acrescenta.
Para António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, o estudo “consolida, por um lado, a liderança global da Corticeira Amorim na área de I&D do segmento de rolhas e, por outro, as credenciais ambientais imbatíveis da cortiça”.
Fundada em 1870, a Corticeira Amorim é o maior grupo de transformação de cortiça do mundo. Em 2023, registou 986 milhões de euros em vendas consolidadas, nas quais se incluem as cerca de seis mil milhões de rolhas vendidas anualmente, representando 75,9% das vendas consolidadas.