Estudo revela que consumidores tem interesse na impressão 3D de alimentos
Um estudo realizado pela Produto do Ano revelou que 80% dos consumidores portugueses inquiridos tem interesse na produção de alimentos com técnicas avançadas, como impressão 3D ou técnicas de cultivo […]
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Um estudo realizado pela Produto do Ano revelou que 80% dos consumidores portugueses inquiridos tem interesse na produção de alimentos com técnicas avançadas, como impressão 3D ou técnicas de cultivo vertical.
O estudo teve como objetivo perceber a recetividade dos consumidores portugueses à utilização de novas abordagens na produção e consumo dos alimentos, indica a Produto do Ano, sistema de avaliação mundial que distingue produtos que se destacam pela inovação.
Em relação aos cuidados dos produtos, 94% dos entrevistados considerou a hipótese de comprar alimentos com rastreamento blockchain, que permite seguir os alimentos desde o produtor até ao consumidor final, “de forma a garantir a origem e segurança do produto”. 88% dos consumidores mostraram interesse em alimentos personalizados com base nas suas preferências dietéticas ou perfis genéticos.
Com o foco na saúde
O estudo revelou ainda que 86% dos inquiridos procura ativamente alimentos que tenham benefícios específicos para a saúde. Quando questionados sobre os benefícios mais desejados em alimentos inovadores, 37% menciona a melhoria da imunidade, 24% a saúde cardiovascular, 21% a energia e vitalidade e 17% a saúde digestiva.
Em relação aos hábitos alimentares diários, 72% dos entrevistados indica que consome pão, 14% bebe/come iogurtes proteicos e 10% escolhe a granola para as suas refeições.
Sobre o interesse em ver inovações nestes produtos, 76% gostaria de ter opções como pães sem glúten, enriquecidos com nutrientes adicionais, ou outros ingredientes inovadores. Quantos aos iogurtes proteicos, 45% deu destaque à adição de ingredientes funcionais ou superalimentos, 32% à combinação de sabores exóticos e inesperados, 31% à textura que desafia as expectativas e 23% a uma embalagem interativa ou sustentável.
No que diz respeito à granola, 60% referiu a adição de ingredientes que promovem a saúde cerebral, como nozes e sementes ricas em ómega-3, 40% a inclusão de substâncias naturais que promovem equilíbrio e resistência ao stress, 37% destacou as granolas enriquecidas com ingredientes que favorecem a concentração e a clareza mental, 27% valoriza as variedades que incorporam superalimentos conhecidos pelos seus benefícios cognitivos e 19% prefere opções que contenham extratos naturais com propriedades calmantes ou estimulantes.
“Os bons hábitos alimentares são cada vez mais uma prioridade para os consumidores e, para satisfazer as suas necessidades e exigências, é importante perceber o que as pessoas procuram. A inovação, sobretudo quando se trata de soluções que serão mais benéficas para saúde, é um fator determinante no momento da compra” refere José Borralho, CEO da Produto do Ano.
O estudo incidiu partiu de 12.828 entrevistas online a pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos. A recolha de informação decorreu entre os dias 4 e 28 de dezembro de 2023.