Estudo revela que consumidores tem interesse na impressão 3D de alimentos
Um estudo realizado pela Produto do Ano revelou que 80% dos consumidores portugueses inquiridos tem interesse na produção de alimentos com técnicas avançadas, como impressão 3D ou técnicas de cultivo […]

Hipersuper
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio
Um estudo realizado pela Produto do Ano revelou que 80% dos consumidores portugueses inquiridos tem interesse na produção de alimentos com técnicas avançadas, como impressão 3D ou técnicas de cultivo vertical.
O estudo teve como objetivo perceber a recetividade dos consumidores portugueses à utilização de novas abordagens na produção e consumo dos alimentos, indica a Produto do Ano, sistema de avaliação mundial que distingue produtos que se destacam pela inovação.
Em relação aos cuidados dos produtos, 94% dos entrevistados considerou a hipótese de comprar alimentos com rastreamento blockchain, que permite seguir os alimentos desde o produtor até ao consumidor final, “de forma a garantir a origem e segurança do produto”. 88% dos consumidores mostraram interesse em alimentos personalizados com base nas suas preferências dietéticas ou perfis genéticos.
Com o foco na saúde
O estudo revelou ainda que 86% dos inquiridos procura ativamente alimentos que tenham benefícios específicos para a saúde. Quando questionados sobre os benefícios mais desejados em alimentos inovadores, 37% menciona a melhoria da imunidade, 24% a saúde cardiovascular, 21% a energia e vitalidade e 17% a saúde digestiva.
Em relação aos hábitos alimentares diários, 72% dos entrevistados indica que consome pão, 14% bebe/come iogurtes proteicos e 10% escolhe a granola para as suas refeições.
Sobre o interesse em ver inovações nestes produtos, 76% gostaria de ter opções como pães sem glúten, enriquecidos com nutrientes adicionais, ou outros ingredientes inovadores. Quantos aos iogurtes proteicos, 45% deu destaque à adição de ingredientes funcionais ou superalimentos, 32% à combinação de sabores exóticos e inesperados, 31% à textura que desafia as expectativas e 23% a uma embalagem interativa ou sustentável.
No que diz respeito à granola, 60% referiu a adição de ingredientes que promovem a saúde cerebral, como nozes e sementes ricas em ómega-3, 40% a inclusão de substâncias naturais que promovem equilíbrio e resistência ao stress, 37% destacou as granolas enriquecidas com ingredientes que favorecem a concentração e a clareza mental, 27% valoriza as variedades que incorporam superalimentos conhecidos pelos seus benefícios cognitivos e 19% prefere opções que contenham extratos naturais com propriedades calmantes ou estimulantes.
“Os bons hábitos alimentares são cada vez mais uma prioridade para os consumidores e, para satisfazer as suas necessidades e exigências, é importante perceber o que as pessoas procuram. A inovação, sobretudo quando se trata de soluções que serão mais benéficas para saúde, é um fator determinante no momento da compra” refere José Borralho, CEO da Produto do Ano.
O estudo incidiu partiu de 12.828 entrevistas online a pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos. A recolha de informação decorreu entre os dias 4 e 28 de dezembro de 2023.