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Pagaqui alarga rede de serviços na Covilhã

Uma nova expansão da Pagaqui vai beneficiar os utilizadores dos transportes do concelho da Covilhã que, a partir de agora, podem carregar os seus títulos mensais de transporte em qualquer […]

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Uma nova expansão da Pagaqui vai beneficiar os utilizadores dos transportes do concelho da Covilhã que, a partir de agora, podem carregar os seus títulos mensais de transporte em qualquer […]

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Uma nova expansão da Pagaqui vai beneficiar os utilizadores dos transportes do concelho da Covilhã que, a partir de agora, podem carregar os seus títulos mensais de transporte em qualquer um dos 15 pontos de venda da rede localizados no concelho.

A fintech ambiciona duplicar o número de pontos de venda disponíveis na região, estando previsto um primeiro crescimento adicional da rede em 20% até ao final do ano, para garantir a toda a população do concelho soluções de proximidade com vista a melhorar a sua mobilidade e qualidade de vida.

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Os mais de 3100 portadores de passes da Covilhã Mobilidade dispunham, até agora, de apenas 2 pontos de venda ativos, na Central de Camionagem e num estabelecimento local, passando agora a contar com uma rede de pontos de carregamento mais cómoda e acessível para toda a população, em papelarias, quiosques ou pastelarias.

“Estamos entusiasmados em poder oferecer aos utilizadores da Covilhã Mobilidade uma forma mais fácil e conveniente de carregar os seus passes de transporte. Acreditamos que esta operação e o alargamento da nossa rede vão contribuir para uma maior integração e uso dos transportes públicos na região”, justifica João Bacalhau, CEO da Pagaqui.

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Still fornece equipamentos para novo Centro de Distribuição Nacional da Leroy Merlin

A Still foi escolhida para o fornecimento de 140 equipamentos de movimentação de cargas e soluções de intralogística para o novo Centro de Distribuição Nacional da Leroy Merlin, em Castanheira do Ribatejo.

No âmbito do recente investimento no novo Centro de Distribuição Nacional (CDN) da Leroy Merlin, localizado em Castanheira do Ribatejo, a Still foi a empresa escolhida para o fornecimento de 140 equipamentos de movimentação de cargas e soluções de intralogística. Esta aposta visa reforçar a parceria estratégica iniciada em 2018 entre as duas empresas em Portugal.

O CDN, inaugurado a 3 de dezembro de 2024, representa um investimento global de cerca de 120 milhões de euros e assume-se como o maior centro logístico do país, com uma área total de 105.500 m² e uma estrutura composta por dez células operacionais especializadas. O novo centro centraliza toda a operação logística da Leroy Merlin em Portugal, permitindo a criação de 400 empregos diretos em Castanheira do Ribatejo.

A Still foi selecionada para fornecer equipamentos modernos que contribuem para o aumento da eficiência e sustentabilidade da operação logística da Leroy Merlin. O contrato de aluguer de longa duração com a Leroy Merlin foi considerado uma grande oportunidade de crescimento para a Still, perspectivando-se um aumento da visibilidade da marca e um reforço da posição da empresa no mercado.

Carlos Gonçalves, key account manager da Still Portugal, afirma em comunicado que, com este contrato, a Still “ganha maior exposição em clientes de relevo no setor, fortalece a sua imagem ao associar-se a uma marca reconhecida como é a Leroy Merlin e cria novas oportunidades de venda de produtos Still no mercado.” A parceria, que iniciou em 2018, tem evoluído de forma significativa, com a Still a fornecer soluções de intralogística e equipamentos de movimentação de cargas para as lojas e centros de distribuição da Leroy Merlin.

No novo centro, estão em operação 140 equipamentos, incluindo porta-paletes elétricos, order pickers, retrácteis, trilaterais e empilhadores frontais. A Still sublinha que fornece baterias de iões de lítio e de chumbo, conforme a análise de aplicação do cliente. Para garantir a máxima segurança e eficiência nas operações, os equipamentos contam com dispositivos como cintos de segurança, faróis e blue spots, bem como câmaras nos garfos para visualização da carga em altura.

Carlos Gonçalves destaca ainda que “uma frota nova e com tecnologia inovadora permite uma grande otimização de movimentação de cargas e melhoria na capacidade logística da Leroy Merlin”, e sublinha que, no futuro, a implementação de tecnologias avançadas, como a automação, permitirá uma operação ainda mais eficiente e precisa.

José Miranda, diretor de Supply Chain e Delivery da Leroy Merlin

A parceria entre as duas empresas está baseada em três pilares principais: inovação tecnológica, sustentabilidade e eficiência operacional. José Miranda, diretor de Supply Chain e Delivery da Leroy Merlin, refere que “um investimento como o CDN exige ter do nosso lado os parceiros certos, e é aqui que entra a Still. Não podíamos estar mais satisfeitos por poder contar com a Still no equipamento do nosso novo Centro de Distribuição Nacional, pois a dimensão e a complexidade deste investimento exigem soluções logísticas de excelência.”.

 

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Andreia Agostinho, diretora comercial & marketing

Alimentar

Frutorra distinguida pelo 4º ano consecutivo pela Escolha do Consumidor

A Frutorra entra em 2025 com uma nova distinção, ano em que irá inaugurar uma nova fábrica, um investimento estratégico que permitirá escalar o trabalho desenvolvido ao longo das suas mais de três décadas de existência.

Pelo 4º ano consecutivo, a Frutorra foi eleita pelos consumidores como a marca nº1 na categoria de frutos secos.

A Frutorra sublinha em comunicado que este é um sinal claro da consistente satisfação dos consumidores, que mais uma vez vêm valorizar a qualidade e inovação da marca.

Como parte da estratégia para sustentar o crescimento contínuo alcançado ao longo dos últimos anos, a Frutorra irá inaugurar uma nova fábrica em 2025, um investimento estratégico que permitirá escalar o trabalho desenvolvido ao longo das suas mais de três décadas de existência. Este projeto, motivado pelo aumento do volume de produção, visa reforçar a eficiência operacional e consolidar o posicionamento da empresa como uma referência no mercado.

 

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Exportação

Smart Agri em destaque na Fruit Logistica 2025

A área de Smart Agri vai estar em destaque na Fruit Logistica 2025 com um recorde de expositores: 36 empresas de 18 países a apresentar inovações que estão a moldar o futuro da agricultura.

De 5 a 7 de fevereiro de 2025, a cidade de Berlim recebe a próxima edição da Fruit Logistica. Uma das áreas em destaque será a de Smart Agri, com um recorde de expositores: 36 empresas de 18 países a apresentar inovações que estão a moldar o futuro da agricultura.

O evento, que reúne os principais players e inovadores da indústria, colocará em evidência como as tecnologias digitais estão a transformar o cultivo, o controlo de qualidade e a distribuição de produtos frescos. Na Hall 3.1, os visitantes poderão descobrir soluções de ponta, incluindo inteligência artificial para estimar colheitas, software de gestão agrícola, sistemas de irrigação sustentáveis e precisos, drones que estão a revolucionar o setor e até tecnologias de polinização baseadas em dados.

Um dos pontos altos será o programa de dois dias no palco Farming Forward, que contará com 24 apresentações de empresas líderes nos dias 5 e 6 de fevereiro. Moderado pela jornalista especializada Katie Gallus, o programa abordará temas como: controlo de qualidade de frutas com tecnologias não invasivas, gestão de estufas com inteligência artificial, rastreabilidade de produtos frescos, agricultura em ambiente controlado e inovações para prolongar o tempo de prateleira dos alimentos.

“Com um foco ampliado nas tecnologias digitais, a edição de 2025 oferece uma plataforma essencial para explorar as inovações que impulsionam o setor de produtos frescos.”, sublinha Kai Mangelberger, diretor da Fruit Logistica, em comunicado.

 

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Logística

InPost inova no fabrico de lockers para avançar para a descarbonização

A empresa de entregas não domiciliárias associou-se à ArcelorMittal para começar a utilizar o aço XCarb na produção dos seus lockers e atingir os seus objetivos de neutralidade de carbono para 2030.

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A InPost anunciou uma evolução na estrutura e no fabrico dos seus lockers, os cacifos inteligentes que permitem aos utilizadores receber as suas compras online fora de casa, a qualquer hora do dia ou da noite.

Em parceria com a ArcelorMittal, a principal empresa siderúrgica do mundo, a empresa tecnológica especializada nas entregas não domiciliárias, está agora a produzir os seus lockers utilizando o XCarb, um aço fabricado a partir de materiais reciclados que utiliza energia inteiramente proveniente de fontes renováveis. Como resultado, o fabrico deste aço gera menos 64% de emissões de CO2 do que as alternativas tradicionais, de acordo com os dados oficiais do fabricante.

“A nossa aposta no XCarb como material para fabricar os Lockers é mais um passo no nosso objetivo de tornar a InPost uma empresa neutra em carbono até 2040”, explicou a propósito o CEO Espanha e Portugal do Grupo InPost. Marc Vicente acrescentou que, juntamente com outras medidas que a empresa está a tomar nos seus escritórios e armazéns, bem como na configuração das rotas de entrega e em tudo o que diz respeito às operações em geral, “queremos continuar a evoluir e a contribuir para redução das emissões de carbono”

O anúncio da InPost surge no âmbito do Dia Mundial da Redução das Emissões de CO2, que se celebra todos os anos a 28 de janeiro, para sensibilizar a sociedade para a necessidade de trabalhar, cada um na sua área e dentro das suas possibilidades e capacidades, para reduzir as emissões poluentes, que a ciência associa diretamente ao aquecimento global e às alterações climáticas.

Neste sentido, a InPost tem implementado um conjunto de medidas que vão desde a otimização das rotas de entrega para realizar menos viagens até à eletrificação progressiva da sua frota de veículos ou à eliminação de etiquetas nas devoluções de encomendas.

A empresa tem uma estratégia de descarbonização alinhada com o Acordo de Paris e é signatária do The Climate Pledge, que exige que meça e comunique regularmente as suas emissões de gases com efeito de estufa, introduza alterações comerciais e inovações tangíveis para melhorar a sua eficiência, se comprometa com energias renováveis e reduza a utilização de materiais não sustentáveis, entre outras medidas.

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Retalho

Retalho representou quase metade do investimento imobiliário em 2024

Segundo uma análise da Savills, o volume de investimento imobiliário em Portugal atingiu aproximadamente 2.387 M€ em 2024

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De acordo com a análise, o volume de investimento imobiliário em Portugal atingiu aproximadamente 2.387 M€ no ano passado, o que representa um crescimento de 51% em relação ao ano anterior.

O segmento de Retalho foi o que mais volume de investimentos realizou: 1.166 M€, quase metade do valor total e que significou num crescimento expressivo de 104% face ao ano anterior. “Esta performance é reflexo da revitalização do segmento, em particular no subsegmento de Centros Comerciais, que alcançou 20% do total de investimento, fruto da recuperação do consumo e de estratégias de reposicionamento”, revela a Savills. Também neste segmento, destacaram-se os supermercados com cerca de 19% do volume de investimento “e que se têm revelado uma classe de ativos muito interessante para os investidores”, acrescenta  a consultora imobiliária internacional.

O setor da Hospitality manteve a segunda posição em termos de volume de investimento, com uma quota de mercado de 20%, contudo apresentou uma retração de 15% em relação a 2023.  Já os segmentos Alternativos – Living alcançaram um crescimento de 114% face ao ano anterior, com um volume total de cerca 274 M€.” Este incremento deveu-se à procura por ativos para criação de residências para estudantes e Senior Living que reflete as mais recentes tendências demográficas e um maior enfoque em soluções de habitação especializadas”, detalha a Savills.

O segmento industrial e logístico “continua a apresentar uma trajetória sólida de crescimento nos volumes de investimento”, com um aumento homólogo de 83%. Embora os volumes ainda não sejam comparáveis a outras classes de ativos, “os fortes fundamentais do mercado ocupacional e a qualidade do edificado dita um cada vez maior interesse no desenvolvimento de novos projetos pelo que se observou volumes de investimento para development bastante relevantes, bem como o iniciar de processos muito relevantes e que deixam antever um aumento significativo do investimento em development de logística para 2025”, detalha.

O investimento estrangeiro representou 81% do total de investimento, sendo os países com maior volume a França, Espanha e África do Sul. Por outro lado os Fundos de Investimento e Gestão de Ativos Imobiliários foram responsáveis por 62% do volume total de investimento, abrangendo todos os segmentos imobiliários. As prime yields permaneceram estáveis ao longo de 2024, com o segmento de escritórios a apresentar uma yield de 4,75% e os centros comerciais a registar 6,25%. Já os retail parks mantiveram este indicador nos 7,00% enquanto os supermercados e o segmento logístico permaneceram estáveis nos 5,50%.

Para 2025, a Savills prevê que a diversificação dos portfólios será uma prioridade para os investidores, “que continuam a apostar em segmentos tradicionais, como Retalho e Escritórios, enquanto exploram novas oportunidades em setores em expansão, como Hospitality e Living”.

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Raul Silva, diretor da Manzwine

Bebidas

Raul Silva: “A nossa estratégia é promover um forte vínculo entre a marca Manzwine e a identidade cultural da Ericeira”

A Manzwine acaba de lançar um concurso de rótulos para o seu mais recente projeto, o Vinho Jagoz. Raul Silva, diretor da Manzwine, sublinha em declarações ao Hipersuper que ao envolver artistas locais no desenvolvimento do rótulo do Vinho Jagoz, a marca une cultura, tradição e inovação. “Este posicionamento único reforça a estratégia da Manzwine de trabalhar no segmento premium de vinhos, destacando a nossa capacidade de unir qualidade e tradição.”, sublinha.

A Manzwine, reconhecida produtora de vinhos com raízes em Mafra, acaba de lançar um concurso de rótulos para o seu mais recente projeto, o Vinho Jagoz. Este vinho é uma homenagem à alma, história e cultura da vila da Ericeira, refletindo a essência da “gente do mar” que define a sua identidade.

Raul Silva, diretor da Manzwine, sublinha em declarações ao Hipersuper que ao envolver artistas locais no desenvolvimento do rótulo do Vinho Jagoz, a Manzwine une cultura, tradição e inovação numa estratégia que visa criar um forte vínculo emocional entre a marca, a identidade da Ericeira e o consumidor. Este projeto posiciona o Vinho Jagoz como mais do que um produto – um símbolo cultural que reflete o orgulho e a autenticidade da região – que terá impacto tanto no mercado nacional, como internacional.

Qual o objetivo desta iniciativa?
A nossa estratégia é promover um forte vínculo entre a marca Manzwine e a identidade cultural da Ericeira. Ao envolver artistas locais no desenvolvimento do rótulo do Vinho Jagoz, não só destacamos o talento da nossa comunidade como reforçamos a ligação emocional ao produto. Queremos que o vinho não seja apenas uma bebida, mas também uma expressão artística e cultural que representa a essência da região e de quem vive nela.

Como esperam que esta ligação emocional com a comunidade impacte as vendas e a imagem da Manzwine?
Acreditamos que criar uma ligação emocional forte com a comunidade resulta em clientes, primeiramente, curiosos, mas, acreditamos, depois mais fãs do nosso vinho e, desejamos, embaixadores espontâneos da marca. Quando um produto como o vinho Jagoz reflete a identidade local, ele torna-se mais do que um vinho – torna-se um símbolo da cultura e do orgulho regional. É isso que desejamos. Essa conexão emocional pode aumentar a procura pelo vinho, tanto entre os locais quanto entre turistas e consumidores internacionais que procuram autenticidade e histórias genuínas nos produtos que consomem.

Além da valorização das tradições locais, que papel desempenha o Vinho Jagoz na estratégia de crescimento nacional e internacional da Manzwine?
O Vinho Jagoz procurará ser um embaixador da nossa marca e da Ericeira. Nacionalmente, queremos consolidá-lo como um vinho de referência que celebra as tradições locais. Internacionalmente, ele serve como uma porta de entrada para consumidores que valorizam a autenticidade e a exclusividade de um produto com forte ligação ao terroir e à cultura da sua origem. Este posicionamento único reforça a estratégia da Manzwine de trabalhar no segmento premium de vinhos, destacando a nossa capacidade de unir qualidade e tradição.

Há planos para replicar esta iniciativa? Pensam em novas iniciativas de proximidade como esta?
Estamos a explorar novas formas de envolver a comunidade em diferentes etapas da nossa cadeia de valor, desde a viticultura até à promoção dos nossos produtos. Ainda há dois anos tivemos uma campanha solidária em que o nosso vinho Platónico Tinto recebeu 3 rótulos especiais desenhados por utentes da Crinabel, uma associação de apoio a portadores de deficiência intelectual. Metade da receita reverteu a favor da associação. Além disso, estamos a considerar parcerias com associações culturais e artísticas para ampliar o alcance de iniciativas como esta, envolvendo comunidades locais e fortalecendo o posicionamento da Manzwine como uma marca que valoriza as suas raízes e que coloca a região no mapa internacional.

Como participar

O concurso, que decorre até 28 de fevereiro de 2025, destina-se exclusivamente a artistas nascidos ou residentes na Ericeira, e cada participante poderá submeter até duas propostas de rótulos que retratem a profunda ligação entre a vila, o mar e o espírito Jagoz.

As candidaturas deverão ser submetidas através da página www.manzwine.com/jagoz, acompanhadas de comprovativo de elegibilidade, como documento de identificação ou comprovativo de residência. As propostas serão avaliadas por um júri composto por representantes da Junta de Freguesia da Ericeira, da Câmara Municipal de Mafra e da Manzwine.

Os 10 melhores rótulos serão expostos na Rua Dr. Eduardo Burnay, no coração da vila, ao longo do mês de março de 2025, e igualmente na página oficial do concurso. A votação da população será realizada através de QR codes, contribuindo com 20% para a decisão final. O vencedor será anunciado em maio de 2025, durante um evento especial que reunirá convidados institucionais e a comunidade local.

 

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Retalho

Auchan distinguida com Prémio Cinco Estrelas pelo 11.º ano consecutivo

“É, sem dúvida, uma motivação para continuarmos o nosso trabalho, sempre orientado para os nosso colaboradores e os nossos clientes”, afirma Silvestre Machado, diretor nacional de segurança da Auchan Retail Portugal, em comunicado.

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A Auchan Retail Portugal venceu o Prémio Cinco Estrelas, pelo décimo primeiro ano consecutivo, na categoria ‘Segurança no Retalho’.

“Na Auchan, valorizamos aquilo que é o centro do nosso negócio: as pessoas. Este prémio é, mais uma vez, um reconhecimento do esforço que temos vindo a fazer em inovação, qualidade e eficiência do nosso Serviço de Segurança. É, sem dúvida, uma motivação para continuarmos o nosso trabalho, sempre orientado para os nosso colaboradores e os nossos clientes”, afirma Silvestre Machado, diretor nacional de segurança da Auchan Retail Portugal, em comunicado.

O Serviço de Segurança da marca foi criado com o objetivo de detetar e resolver, de forma proativa, situações perturbadoras como assaltos, roubos, incêndios e acidentes em qualquer espaço da marca. Através da exploração de conceitos inovadores, este contribui para a satisfação e sentimento de segurança nas lojas, através de equipamentos dotados com inovação tecnológica que asseguram os níveis de decisão e promovem um ambiente mais seguro.

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Retalho

Nova Loja Delta Espresso no Tavira Plaza

“A chegada da Delta Espresso marca um passo importante na contínua evolução do nosso food court que complementa a nossa oferta gastronómica”, sublinha o Tavira Plaza em comunicado.

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Alimentar

Heróis da Fruta aumentou em 12,9% o consumo diário de fruta e hortícolas nas escolas

Durante as cinco semanas de análise, estima-se que as 14953 crianças tenham consumido, pelo menos, 635 mil porções de frutas ou hortícolas. Mais de metade das crianças (52,8%) que participaram na 13.ª edição do desafio ‘Heróis da Fruta’ experimentaram pela primeira vez alguma fruta ou hortícola.

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Aumentar o consumo diário de fruta e hortícolas nas crianças em idade pré-escolar e de 1º ciclo do ensino básico é o principal objetivo do desafio “Heróis da Fruta” promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) que conta com o apoio principal da ALDI e dos parceiros Blédina e Maçã de Alcobaça.  A monitorização desta iniciativa é feita anualmente pelo Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (ISAMB-FMUL).

Na avaliação da última edição dos ‘Heróis da Fruta’, verificou-se um aumento de 12,9% no consumo diário de frutas e hortícolas entre as crianças que participaram na iniciativa. Isto, apesar de cerca de um terço dos participantes não ter tido acesso gratuito a estes alimentos. Esta é uma das principais conclusões do relatório da 13.ª edição desta iniciativa e os dados apresentados são baseados no autorrelato dos professores responsáveis pela implementação do desafio nas escolas. No total, foram analisados dados de 14 953 crianças entre os 3-11 anos de idade de 389 estabelecimentos de ensino de todas as regiões de Portugal (continente e arquipélagos).

Segundo Raquel Martins, nutricionista e investigadora no ISAMB-FMUL, “estes resultados apontam para a importância de intervenções de promoção do consumo de frutas e hortícolas dirigidas a crianças (e às suas famílias), além da disponibilização gratuita destes alimentos como estratégia promotora do consumo. A oferta, por si só, não é suficiente para garantir o aumento do consumo. A promoção de hábitos alimentares promotores de saúde deve ser feita  através de intervenções de fácil implementação em contexto escolar – como é o caso dos ‘Heróis da Fruta’. Os dados analisados mostram que esta intervenção cria um ambiente favorável para promover comportamentos de saúde, quer pela oportunidade de os educadores influenciarem positivamente os alunos, facilitando a construção de hábitos alimentares saudáveis, quer pela capacidade de alcançar toda a comunidade escolar, incluindo os encarregados de educação”.

Durante as cinco semanas de intervenção, estima-se que as 14953 crianças em análise tenham consumido, pelo menos, 635 mil porções de frutas ou hortícolas. Mais de metade das crianças (52,8%) que participaram na 13.ª edição do desafio ‘Heróis da Fruta’ experimentaram pela primeira vez alguma fruta ou hortícola.

A nível nacional, observou-se um aumento de 12,9% de crianças que consumia frutas e/ou hortícolas diariamente na escola, entre a primeira e a última semana da intervenção.

Os três distritos que registaram as percentagens mais elevadas de crianças a consumir frutas e hortícolas diariamente no final da intervenção foram Braga (97,1%), Coimbra (91,7%) e Bragança (91,5%). Seguiram-se os distritos do Porto (90,8%), Açores (90,5%), Santarém (89,8%), Aveiro (89,5%), Évora (88,5%), Madeira (87,2%), Lisboa (86,3%), Setúbal (86,0%), Faro (86,0%), Viana do Castelo (85,8%), Viseu (85,4%), Leiria (84,7%), Portalegre (81,1%), Guarda (80,2%), Castelo Branco (77,2%), Vila Real (76,0%) e Beja (73,1%).

Lancheiras escolares cada vez mais saudáveis

A nível nacional, entre a primeira e a última semana da intervenção, verificou-se um aumento de 22,6% de crianças a levar diariamente alimentos mais nutritivos na lancheira para comer na escola.

A nível regional, Viana do Castelo (88,2%), Lisboa (87,0%) e Porto (86,3%) foram as regiões com as percentagens mais elevadas de crianças a consumir lanches saudáveis, no final da intervenção. Seguiram-se as regiões de Coimbra (85,3%), Évora (84,8%), Braga (84,7%), Faro (84,4%), Castelo Branco (83,4%), Leiria (83,0%), Açores (82,6%), Bragança (81,4%), Santarém (80,0%), Portalegre (79,4%), Guarda (79,3%), Setúbal (79,3%), Beja (75,8%), Vila Real (75,0%) e Viseu (70,8%).

Desigualdades no acesso gratuito a fruta na escola

Segundo a informação obtida pelos professores, 70,1% das crianças participantes tiveram acesso a frutas e hortícolas de forma gratuita na escola, através de verbas europeias e/ou nacionais (Regime Europeu de Fruta Escolar e instituições locais, respetivamente).

Os dados recolhidos mostram que as regiões com as percentagens mais elevadas de acesso gratuito a fruta na escola foram Braga (97,6%), Leiria (93,8%) e Coimbra (90,7%). Seguiram-se os distritos de Bragança  (90,4%), Santarém (87,8%), Madeira (86,4%), Viseu (82,3%), Porto (79,6%), Lisboa (74,5%), Aveiro (70,1%), Faro (68,0%), Setúbal (62,8%), Viana do Castelo (56,9%), Açores (50,7%), Beja (25,4%), Évora (22,8%), Castelo Branco (19,5%), Vila Real (15,8%) e Portalegre (15,6%). Guarda foi o único distrito que relatou não ter usufruído de verbas para acesso a fruta gratuita.

Mário Silva, presidente da APCOI, sublinha que “estes resultados reafirmam, mais uma vez, os efeitos muito positivos do método Heróis da Fruta que desde 2011 tem dado contributos significativos para a melhoria do estado nutricional das crianças em Portugal e para a prevenção de doenças crónicas como a diabetes e a obesidade. Um sucesso que só é possível alcançar graças ao envolvimento de todos os parceiros que apoiam esta iniciativa. A nova edição do desafio escolar Heróis da Fruta, volta a contar com o apoio principal da ALDI e a parceria da Blédina e da Maçã de Alcobaça já arrancou oficialmente em 1.481 estabelecimentos de ensino”.

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Distribuição

Salários dos trabalhadores do comércio e distribuição alimentar com aumento médio de 5%

O presente acordo entre a Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares (ADIPA) e o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE) estabelece um aumento médio de 5% face a 2024.

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A Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares (ADIPA) e o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE), chegaram a acordo quanto à revisão da tabela salarial e demais cláusulas de expressão pecuniária dos Contratos Coletivos de Trabalho para os setores do Comércio e Distribuição Alimentar Grossista e Retalhista.

“O aumento agora negociado, à semelhança do que já tinha sido verificado em 2024, contempla um vencimento base de entrada na carreira profissional, superior ao valor estabelecido para o Salário Mínimo Nacional”, aponta a ADIPA, fundada em 1975 e que agrega empresas grossistas e retalhistas do comércio alimentar independente, em comunicado.

O presente acordo estabelece um aumento médio de 5% face a 2024.

“A ADIPA continua empenhada no diálogo social estabelecido com as respetivas organizações sindicais, na procura das melhores soluções que garantam as condições retributivas adequadas aos colaboradores e que não ponham em causa a sustentabilidade das empresas de um setor maioritariamente constituído por micros, pequenas e médias empresas, independentes”, garante.

Recorde-se que as convenções coletivas abrangem cerca de 300 empresas e mais de 12 mil trabalhadores.

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