Mercado global de bens desportivos deverá crescer 7% ao ano até 2027
O mercado global de artigos e equipamentos desportivos deverá crescer em média 7% ao ano nos próximos quatro, atingindo os 512 mil milhões de euros em 2027, segundo o relatório “Sporting Goods 2024: Time to Move”, feito em parceria pela McKinsey & Company e a World Federation of the Sporting Goods Industry
Hipersuper
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
O mercado global de artigos e equipamentos desportivos deverá crescer em média 7% ao ano nos próximos quatro, atingindo os 512 mil milhões de euros em 2027, segundo o relatório “Sporting Goods 2024: Time to Move“, feito em parceria pela McKinsey & Company e a World Federation of the Sporting Goods Industry (WFSGI).
O relatório aponta cinco tendências que marcarão a indústria este ano: impulso no crescimento digital, aceleração da sustentabilidade, evolução para o social commerce, reconfiguração dos canais de distribuição e criação de estratégias na cadeia de abastecimento.
De acordo com a análise, em 2023 a indústria global de bens desportivos seguiu em linha com a recuperação de vendas já registada em 2022, tendo gerado receitas de 396 mil milhões de euros, um crescimento de 6%, em comparação com os 2% verificados em 2022. As empresas de artigos desportivos continuam no entanto a enfrentar “desafios macroeconómicos, forte concorrência e aumento dos níveis de inatividade física em todo o mundo”, segundo a mesma fonte.
O estudo elenca cinco temas-chave que estarão em destaque nas agendas dos executivos do setor em 2024:
Mixed Markets – As empresas devem encontrar uma fórmula vencedora e uma estratégia de canal eficiente, no meio de um crescimento desigual nos maiores mercados mundiais e de um desempenho cada vez mais polarizado. Os líderes estão preocupação com a inflação e o excesso de inventário, assim como com a atração de talento e o imperativo urgente de se tornarem mais sustentáveis.
Mudança nas preferências dos consumidores e oportunidades geracionais – Os desportos sociais e a crescente participação das gerações mais velhas oferecem oportunidades. A confiança do consumidor permanece contida, no entanto, o setor de artigos desportivos mostrou que pode ser resiliente, com muitas empresas relativamente imunes à mudança para produtos mais baratos. A lealdade à marca está a diminuir e os comportamentos do consumidor também estão a mudar, preterindo os desportos organizados pelas opções mais acessíveis. Essa mudança apresenta novas oportunidades de crescimento, especialmente em segmentos como o padel o off-course golf.
Planeamento, planeamento, planeamento – A gestão de stocks continua a ser um desafio urgente, à medida que as empresas lidam com o seu excesso e volatilidade. O aumento do custo de vida complica ainda mais as perspetivas, obrigando as empresas a reavaliar os seus processos de planeamento. A chave para estarem preparadas reside no planeamento empresarial integrado, que pode melhorar significativamente a coordenação e reduzir o número de surpresas. No entanto, a implementação eficaz exige novas abordagens de liderança e alinhamentos interfuncionais, assim como inputs e outputs padronizados. As empresas podem combiná-los com análise avançada e Inteligência Artificial (IA) ou Machine Learning (ML) para garantir um planeamento e uma previsão de extremo a extremo mais precisos.
Dos objetivos de sustentabilidade às ações – Embora muitas empresas estejam a fazer progressos, outras ainda estão a dar os primeiros passos. Por exemplo, os consumidores valorizam cada vez mais os produtos que utilizam materiais orgânicos ou sustentáveis – e estão muitas vezes dispostos a pagar mais por eles.
Jogar o jogo do ecossistema desportivo – O futuro consiste em oferecer mais do que uma única ideia. Depois de algumas empresas terem adotado modelos de negócio diretos ao consumidor, no ano passado assistiu-se a uma renovada atenção às parcerias grossistas, que refletem a perceção de que os consumidores gostam de fazer compras num ambiente multimarca. Isto deve-se ao facto de os avanços tecnológicos e as tendências de saúde estarem a conduzir a uma mudança na procura dos consumidores de produtos individuais para soluções abrangentes centradas na saúde e na atividade.