Hipersuper – Edição janeiro 2024
Já pode ler a edição 419 do Hipersuper
“É fundamental que as nossas empresas não percam o seu lugar na cadeia de abastecimento, porque quem não cumprir as exigências vai estar fora”. Quem o diz é Deolinda Silva, diretora executiva do PortugalFoods, na entrevista que está em destaque na edição 419 do Hipersuper. Capacitar as empresas para a sustentabilidade e o cumprimento das regras ESG é um grande desafio mas também um caminho sem retorno para a indústria agroalimentar nacional, alerta Deolinda Silva, que explica nesta entrevista quais os principais desafios a ultrapassar, fala sobre exportação e revela o plano de atividades da PortugalFoods para 2024.
Hipersuper
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
Zippy convida as famílias a explorarem as suas emoções de forma inclusiva
Já pode ler a edição de janeiro do Hipersuper
“É fundamental que as nossas empresas não percam o seu lugar na cadeia de abastecimento, porque quem não cumprir as exigências vai estar fora”. Quem o diz é Deolinda Silva, diretora executiva do PortugalFoods, na entrevista que está em destaque na edição 419 do Hipersuper. Capacitar as empresas para a sustentabilidade e o cumprimento das regras ESG é um grande desafio mas também um caminho sem retorno para a indústria agroalimentar nacional, alerta Deolinda Silva, que explica nesta entrevista quais os principais desafios a ultrapassar, fala sobre exportação e revela o plano de atividades da PortugalFoods para 2024.
Em destaque
“A IA generativa já está (e vai continuar) a impulsionar o setor de retalho”. Nesta edição falamos muito de Inteligência Artificial. Mostramos como está a mudar a forma de pensar o mundo dos negócios e como é que as empresas esperam que os seus serviços se tornem mais eficientes e inovadores.
Emoção
A 15 de janeiro, a Lusiteca celebrou 56 anos de fundação. O rótulo ‘marca de emoção’ adequa-se perfeitamente a esta empresa 100% portuguesa e familiar, responsável por duas marcas icónicas que acompanham os consumidores há gerações: as pastilhas Gorila e os caramelos Penha. “É importante que as pessoas olhem para as marcas e sintam um carinho por elas, como se fossem suas”, sublinha Luís Filipe Brandão, CEO da Lusiteca, em entrevista ao Hipersuper. E, claro, não podíamos deixar de visitar a fábrica da Lusiteca. Vale a pena ler.
Produção
Conheça os vencedores da nona edição do Prémio Intermarché Produção Nacional. São produtos que comprovam a excelência, a inovação e a cada vez maior preocupação das empresas com a sustentabilidade na produção nacional.
Inovação
Inovar é, cada vez mais, um fator diferenciador. São incontáveis as áreas nas quais a inovação significa ganhos para as empresas. No caso da Yogoody, passou por desenvolver uma alternativa ao iogurte tradicional, sem necessidade de refrigeração e com um prazo de validade mais alargado, como revela Anabela Ferreira, fundadora da empresa.
Exportação
A Lisbon Food Affair regressa à FIL de 4 a 6 de fevereiro e até ao fecho desta edição já tinha confirmada a presença de importadores de mais de 30 países de quatro continentes. A nível nacional, 48% das empresas inscritas participam pela primeira vez e representam vários setores. O Hipersuper conversou com Marina Calheiros, Gestora Coordenadora da Lisbon Food Affair, que faz uma antevisão da segunda edição do marketplace que agrega a oferta alimentar e bebidas.
Também fomos conversar com Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, associação que representa cerca de 50% das exportações nacionais de frutas, legumes e flores, que volta a marcar presença na Fruit Logistica 2024, em Berlim, que este ano acontece de 7 a 9 de fevereiro. “A Fruit Logistica continua a ser um dos eventos mais importantes para o setor”, afirma.
Panificação e padaria
A conveniência, a preocupação com a saúde, o preço e a sustentabilidade vão marcar o ano no setor da panificação e pastelaria, uma categoria onde a inovação marca a diferença. Fomos ouvir alguns dos principais players deste setor.
Sustentabilidade
A indústria transformadora é o alvo principal do roteiro para a descarbonização do setor agroalimentar que será apresentado em setembro de 2024 por um consórcio constituído pela PortugalFoods, a InovCluster e a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada. Apresentamos nesta edição os nove objetivos deste plano.
Comércio
A produção artesanal, a oferta internacional e o atendimento personalizado, são os argumentos diferenciadores da Queijaria do Monte. Diana Mello, co-fundadora da loja especializada em queijo, está à procura de um espaço para abrir mais uma loja em Lisboa. Fomos conhecer melhor este projeto.
Recrutamento
Procuram-se perfis empáticos, analíticos e tecnológicos. Estas são as tendências de recrutamento no retalho, as competências exigidas e as funções com mais vagas em aberto. Com a ajuda das consultoras de recursos humanos, juntámos ainda os ingredientes de uma boa estratégia de atração e retenção de talento. Não deixe de ler este artigo.
Opinião e tendências
Nesta edição pode ainda ler a opinião de Diana Neves Carvalho, head of industry practice da NTT DATA Portugal, Dina Duarte, diretora geral da Montiqueijo, Sara Monte e Freitas partner da Monte e Freitas Expense Reduction Analysts, Ricardo Henriques, José Maria Alves Pereira, Leonor Sá e Frade, sócio, associado sénior e advogada estagiária da Abreu Advogados, Vitor Ribeiro Gomes, CEO da Pendular, Maria Dias, expert manager – sales & marketing at Randstad Portugal, Ricardo Galante, principal analytics & artificial intelligence advisor do SAS Portugal, José Pedro Fernandes, vice-presidente da SiSQUAL WFM, David Lacasa, partner da Lantern e Anders Billesø Beck, vice-presidente de estratégia e inovação da Universal Robots.
Também a habitual análise da Kantar por Andreia Carvalho, advanced analytics director.
Obrigada
Ainda nesta edição um momento feliz: festejamos mais um aniversário com uma boa notícia ao ser novamente distinguidos com o Prémio Cinco Estrelas, na categoria “Comunicação Social: Comércio e Indústria”.
São 34 anos que merecem ser festejados. E este prémio, que chega depois de um ano desafiante como foi 2023, ainda nos dá mais força para o futuro. Ter objetivos claros, trabalhar de forma eficiente e manter o rigor, mesmo diante dos desafios, faz a diferença. Estamos a celebrar não apenas o resultado final que chega aos nossos leitores, mas também a determinação, a seriedade e o respeito que nos permitiram superar todas as dificuldades que surgiram no caminho. É muito gratificante ver o nosso trabalho reconhecido.