ViniPortugal já abriu as inscrições para a 11ª edição do Concurso Vinhos de Portugal
Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do concurso Vinhos de Portugal
A ViniPortugal já abriu as inscrições para a 11ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, iniciativa que tem como objetivo premiar os melhores vinhos nacionais, dando visibilidade à sua qualidade. […]
Hipersuper
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Delnext oferece o envio de bens essenciais para corporações de bombeiros
Novo Impossible Coffee da Delta chega de São Tomé e Príncipe
Pingo Doce ao lado das corporações de Bombeiros de todo o país
Associações empresariais portuguesas pedem alargamento da implementação do Regulamento Anti Desflorestação
Gallo com nova edição colecionável que homenageia a Portugalidade
Missão Continente com Programa de Apoio de Emergência para apoiar bombeiros, proteção civil e população afetada pelos incêndios
Sabe bem neste verão: as sugestões de Hélder Cunha, winemaker da Cascas Wines
Nestlé entra num novo segmento com Nestum Pro
A ViniPortugal já abriu as inscrições para a 11ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, iniciativa que tem como objetivo premiar os melhores vinhos nacionais, dando visibilidade à sua qualidade. A nova edição do Concurso decorrerá de 29 de Abril a 3 de Maio em local a definir.
As inscrições estão abertas e terminam a 22 de Março de 2024 com um custo de 75€ + IVA por referência, contudo se a inscrição se realizar até 29 de Fevereiro os concorrentes irão usufruir de um desconto de 5€ por cada vinho a concurso, informa a ViniPortugal. O registo pode ser feito no site oficial do Concurso Vinhos de Portugal: https://www.concursovinhosdeportugal.pt/.
O Concurso decorre em duas fases, a primeira, com a avaliação efetuada por um Júri Regular que reunirá nas manhãs dos dias 29, 30 Abril e 1 de Maio, nas instalações do CNEMA, em Santarém. A segunda fase, em local a determinar, acontece com a avaliação final realizada por um Grande Júri que reunirá nas manhãs dos dias 2 e 3 de Maio, na Região de Lisboa para avaliar todos os vinhos que obtiveram classificação de Medalha de Ouro e atribuir as Grandes Medalhas de Ouro e selecionando os Melhores de cada categoria.
Os júris são constituídos por enólogos, escanções, jornalistas, membros das câmaras de provadores das EC ou OC, chefes de cozinha, profissionais da área da comercialização de vinhos ou enófilos, sendo um deles o Presidente de júri.
O Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no sector que junta produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais durante estes dias para a troca de experiências e conhecimento. A iniciativa pretende projetar no plano internacional a imagem da marca Vinhos de Portugal e dos seus vinhos, além de distinguir e dar a conhecer aos consumidores os melhores vinhos produzidos com direito Denominação de Origem (DO) e Indicação Geográficas (IG) e os vinhos de casta e/ou ano de colheita.
Esta iniciativa quer também ser um estímulo à produção de vinhos de qualidade, valorizando o nível técnico e comercial dos vinhos portugueses e contribuir para a expansão da cultura do vinho em geral, através de iniciativas ligadas aos programas de turismo e gastronomia.
Na edição de 2023 do Concurso Vinhos de Portugal estiveram a concurso 1.385 referências de vinho, sendo que o Grande Júri premiou 423 vencedores, entre os quais 35 medalhas na categoria de Grande Ouro, 101 de Ouro e 280 de Prata.