Licoroso 20 Anos e Gruta das Torres 2020. As apostas da Picowines no início do ano
O Licoroso 20 Anos e o Gruta das Torres 2020 são as novidades da Cooperativa Vitivinícola da ilha do Pico – Picowines, no início de 2024. “O Licoroso 20 Anos […]

Hipersuper
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
O Licoroso 20 Anos e o Gruta das Torres 2020 são as novidades da Cooperativa Vitivinícola da ilha do Pico – Picowines, no início de 2024.
“O Licoroso 20 Anos é um vinho que oferece uma explosão de sensações no paladar, começando por uma textura muito suave, doçura equilibrada e uma acidez surpreendente e persistente, característica dos grandes vinhos dos Açores e com um final salino e muito persistente. Um vinho maduro, meio doce, que recupera a secular tradição dos vinhos licorosos do Pico”, descreve Bernardo Cabral, enólogo consultor da Picowines.
Feito a partir de verdelho de vinhas plantadas em currais a escassos metros do mar, este vinho passou por uma interrupção da fermentação com adição de aguardente vínica criteriosamente selecionada. Estagiou em cascos velhos de carvalho durante 20 anos, como o próprio nome indica, até ao momento do loteamento no seu estado mais maduro. Apresenta cor de ouro e laivos esverdeados, de aroma intenso com requintado iodo, laranja cristalizada, amêndoa tostada e toffee.
A colheita de 2020 do Gruta das Torres foi elaborado a partir de uvas de vinhas centenárias da zona da Criação Velha, a cerca de 420 metros do mar, exclusivamente da casta Arinto dos Açores. Fez estágio sobre as borras finas durante oito meses e foi engarrafado em julho de 2021, seguindo-se o estágio em garrafa na Gruta das Torres (cone lávico com 1.500 anos) durante 15 meses, a 17 metros de profundidade.
“De cor amarelo-esverdeado, é um hino às sensações vulcânicas. A envolver as frescas frutas de toranja, araçá e lima, aparecem algumas notas de pólvora e enxofre, algas e maresia. Inicialmente dominado pela frescura e mineralidade, é um vinho que na prova se vai mostrando em várias camadas. Cheio e envolvente, termina com um final longo e deliciosamente salgado”, acrescenta Bernardo Cabral.