Alimentaria&Hostelco 2024 com mais presenças internacionais e o regresso de empresas asiáticas
Cerca de 900 empresas estrangeiras já confirmaram a presença na edição de 2024 da Alimentaria&Hostelco com destaque para o regresso das empresas asiáticas após a pandemia de Covid-19.

Hipersuper
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
A próxima edição da Alimentaria&Hostelco, que terá lugar de 18 a 21 de março de 2024 na Gran Via da Fira Barcelona, vai ter um aumento de 15% no número de empresas internacionais, em comparação com a edição anterior. Cerca de 900 empresas estrangeiras já confirmaram a presença na edição de 2024 com destaque para o regresso das empresas asiáticas após a pandemia de Covid-19.
Segundo a organização, a pouco mais de três meses da Alimentaria&Hostelco 2024, as reservas de espaço de exposição por empresas internacionais registraram um crescimento de 15% em termos de metragem líquida em relação à feira anterior, mais de 28% do total. Muitas delas vão participar em grupo nos stands de países e regiões internacionais, que praticamente vão preencher a área dos Pavilhões Internacionais da feira.
Como nos anos anteriores, a Itália lidera novamente a participação internacional, com mais de 50 empresas e 2 365 m2 de área, contando com o apoio da Agência Italiana de Comércio Exterior (ITA-ICE) e da Câmara de Comércio e Indústria Italiana para a Espanha, juntamente com as regiões de Piemonte e, pela primeira vez, Campânia.
Além de Itália, os países que ocuparão mais espaço de exposição serão Turquia (1.080 m2), China e Hong Kong (1.069 m2), Polônia (981 m2), Portugal (796 m2), França (561 m2), Bélgica (536 m2), Alemanha (514 m2), Países Baixos (421 m2) e Argentina (379 m2). A participação de empresas do Estados Unidos e de Marrocos aumentará significativamente.
J. Antonio Valls, diretor geral da Alimentaria Exhibitions, sublinha que “as empresas do setor estão a optar pela diversificação de seus mercados de destino para enfrentar a incerteza que assolou a economia mundial nos últimos anos. Nesse sentido, a Alimentaria&Hostelco 2024 constitui a plataforma de negócios ideal para empresas de todo o mundo expandirem seus horizontes pela Europa, Ásia e América”.
Os países asiáticos estão de volta
A organização destaca o aumento da participação de empresas asiáticas, especialmente aquelas da China, Hong Kong e Taiwan, que não participaram em 2022 devido às restrições da pandemia.
Assim, a China ocupará nove grandes áreas com dezenas de empresas agrupadas inseridos na participação da Câmara de Comércio de Importação e Exportação de Alimentos da China(CCCFNA). Quanto a Taiwan, concentrará suas propostas para profissionais de serviços de alimentação na indústria Restaurama.
Tailândia, Coreia do Sul, Indonésia e Japão também terão uma presença marcante, complementando a gama de produtos de gastronomia oriental nos pavilhões de seus países localizados em Pavilhões Internacionais.
Mais importadores
A Alimentaria&Hostelco prepara um amplo programa de convite a compradores internacionais para reunir mais de 2.200 importadores, distribuidores, diretores e gerentes de compras.
Neste âmbito, Estados Unidos, México, China, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul, seguidos pelos principais países de destino para as importações espanholas na Europa e na América Latina, são os principais participantes. World Market e The Fresh Market (EUA), Walmart México, CitySuper (China) e Sodexo (Reino Unido) já confirmaram a sua presença.