Let’s Go Circular: Guimarães inicia projeto de economia sustentável
A Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com outras nove cidades europeias, participa no “Let’s Go Circular”, um projeto URBACT que tem como objetivo principal promover a circularidade

Hipersuper
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
A Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com outras nove cidades europeias, participa no “Let’s Go Circular”, um projeto URBACT que tem como objetivo principal promover a circularidade como um contributo fundamental para alcançar a neutralidade climática.
A sessão de apresentação aos parceiros vimaranenses decorreu no passado dia 6 de dezembro, no Laboratório da Paisagem. Durante a sessão, foram apresentados os objetivos e as linhas de atuação do projeto, que contempla um plano de ação local para a economia circular nas áreas urbanas. O evento contou com a participação de empresas e jovens empresários do ramo têxtil, de entidades ligadas à gestão de resíduos e centros de inovação e valorização, incluindo a Win-Win Textiles, a BYMS, a Väggan, a Retry, The Panama Republic e a To-Be-Green, e entidades como a Vitrus Ambiente, a Resinorte, o CVR – Centro para a Valorização de Resíduos, o Laboratório da Paisagem e a Estrutura de Missão Guimarães 2030.
Este grupo diversificado irá, agora, desenvolver o plano de ação local para a circularidade dos têxteis. “O ‘Let’s Go Circular’ reflete o nosso compromisso em caraterizar e criar sinergias para a elaboração de um plano de ação local para os resíduos têxteis, através do envolvimento de cidadãos e de outros parceiros”, referiu Dalila Sepúlveda, diretora do departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Guimarães. E acrescentou: “Esta oportunidade permitirá a Guimarães também partilhar as melhores práticas com outras cidades europeias, num processo de aprendizagem para todos”.
O projeto “Let’s Go Circular” integra o programa URBACT, tendo Guimarães como uma das cidades parceiras. Além de Guimarães, outras cidades como Munique (Alemanha), Lisboa (Portugal), Malmö (Suécia), Cluj (Roménia), Corfu (Grécia), Granada (Espanha), Riga (Letónia), Oulu (Finlândia) e Tirana (Albânia) compõem o consórcio europeu. Com um orçamento total de 849.730 euros, o consórcio irá trabalhar em conjunto para desenvolver planos de ação integrados para a economia circular nas áreas urbanas das suas respetivas cidades, partilhando conhecimentos e experiências para criar soluções inovadoras.