Ikea Portugal tem 8,5 milhões de euros para distribuir aos trabalhadores em 2024
A Ikea Portugal vai investir 8.5 milhões de euros em aumentos salariais e bónus de desempenho em 2024 para “premiar a dedicação e competência” dos trabalhadores do grupo Ingka

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Ikea Portugal vai investir 8.5 milhões de euros em aumentos salariais e bónus de desempenho em 2024 para “premiar a dedicação e competência” dos trabalhadores do grupo Ingka (detentor da Ikea Portugal e responsável pela operação de retalho – lojas apoio ao cliente e centros comerciais).
A retalhista considera que o caminho de melhoramento dos salários, benefícios e condições de trabalho atinge no próximo ano um novo marco. O investimento superior a oito milhões de euros será aplicado em atualizações salariais – a insígnia garante um salário de entrada de 1.000 euros x 14 meses (valor ao qual acresce o subsídio de alimentação), assim como na melhoria das condições de quem já trabalha na empresa. O valor do subsídio de alimentação também aumenta, registando uma subida líquida de um euro por dia.
Em comunicado, a insígnia garante ainda que vai “melhorar e atualizar” os seguros de vida e de saúde para trabalhadores efetivos, assim como os serviço de apoio médico interno e o programa de apoio social de emergência. Os prazos de baixa parental serão alargados (tanto para mães, como para pais).
“No seguimento dos resultados financeiros positivos, registados no ano fiscal anterior, todos os colaboradores elegíveis receberão um bónus anual de performance, correspondente a um mês de salário (entre 85% e 145%, dependendo da performance de cada unidade)”, anuncia ainda a empresa no documento.
O grupo Ingka alocará ainda um total de 103 milhões de euros ao fundo global de pensões “Tack!” (“obrigado” em sueco). Este fundo é distribuído entre todos os países onde o grupo está representado. Em cada um destes mercados, os colaboradores elegíveis que tenham trabalhado para o grupo durante cinco ou mais anos, receberão uma mesma contribuição extra para o seu fundo de pensões, independentemente do cargo ou posição que ocupem. Os colaboradores em regime de part-time receberão uma contribuição proporcional, ajustada ao número de horas trabalhadas.