65% dos portugueses considera optar por produtos reutilizados como presentes de Natal
A Wallapop, em conjunto com a MuP Research, revelou a abertura dos portugueses para recorrer ao mercado de produtos reutilizados nesta época festiva. Segundo o estudo, a possibilidade de encontrar […]

Hipersuper
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
A Wallapop, em conjunto com a MuP Research, revelou a abertura dos portugueses para recorrer ao mercado de produtos reutilizados nesta época festiva.
Segundo o estudo, a possibilidade de encontrar um produto único (37%) ou a oportunidade de dar uma segunda vida a um produto em perfeitas condições (28%), são os motivos para 88% dos inquiridos ter revelado estar aberto a ponderar a compra de um produto reutilizado como presentes de Natal em substituição de um novo, após saber qual o impacto ambiental da sua compra.
Este aumento da percentagem face aos 65% iniciais, antes de os inquiridos serem impactados pelos dados que demonstram a influência que a reutilização tem para o ambiente, traduz a necessidade de tornar mais visível e acessível para os utilizadores informação que reflita o verdadeiro impacto das suas ações mais responsáveis no meio que as envolve. Neste sentido, com o objetivo de partilhar com toda a sua comunidade o impacto positivo destas decisões, a partir de agora os utilizadores da plataforma conseguem consultar as poupanças económicas e ambientais dos produtos reutilizados carregados na aplicação da Wallapop.
A crescente tendência na diminuição dos preconceitos perante o consumo de produtos reutilizados torna-se ainda mais evidente quando mais de um terço dos portugueses admite estar a planear gastar um valor igual ou superior neste tipo de comércio face ao valor gasto no mesmo período do ano anterior.
Contudo, este estudo permitiu compreender que existe ainda algum estigma relativamente a oferecer produtos reutilizados como presente a outras pessoas, com 35% a referir que preferia oferecer um produto novo do que estender a vida de um produto reutilizado. Um fator que é contrariado pelos resultados obtidos quando a grande maioria dos inquiridos refere não ter qualquer preconceito perante receber uma prenda de um produto à procura de uma segunda vida (90%).
Entre as razões apontadas para esta abertura perante presentes reutilizados, a principal refere que existem produtos reutilizados ainda em perfeitas condições (58%), seguido da consideração de que um presente único com história é mais atrativo que um produto novo (21%).
Quanto às as categorias dos produtos reutilizados mais propícios a serem oferecidos como prenda de Natal este ano, os livros são o artigo preferido dos portugueses (42%), seguidos dos brinquedos (32%) e dos pequenos eletrodomésticos (28%). Paralelamente, no que se refere aos artigos com segunda vida que os inquiridos mais gostariam de receber, os livros mantêm a sua posição no primeiro lugar do pódio, com 41%, com os smartphones a inserirem-se no top 3 (29%) acompanhados pelos pequenos eletrodomésticos (24%).
Segundo a Wallapop, de acordo com estes dados, este Natal promete certamente ser uma oportunidade para que os consumidores escolham presentes mais responsáveis, financeiramente acessíveis e ambientalmente conscientes, com o estudo a prever que, em média, os portugueses poderão vir a dar uma segunda vida a 3 produtos reutilizados nesta época festiva.
Estes números traduzem ainda uma oportunidade para que os utilizadores da Wallapop aproveitem para publicar os artigos que têm esquecidos por casa, para lhes dar uma nova vida e, possivelmente, transformar algo que não está a ser utilizado na prenda de Natal perfeita para outra pessoa.
O questionário, desenvolvido e trabalhado pela MuP Research a pedido da Wallapop, tem uma amostra de 811 entrevistas com uma distribuição proporcional pelo universo que consistiu num grupo de indivíduos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, a viver em Portugal Continental.