Sovena investe seis milhões de euros em fábrica de óleo de abacate
A Sovena investiu seis milhões de euros para construir uma fábrica de óleo de abacate na Colômbia. Numa fase inicial, a dona do azeite Oliveira da Serra e do óleo Fula prevê produzir dois milhões de litros por ano

Rita Gonçalves
Setor cervejeiro quer reforço da produção nacional de cevada
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
A Sovena investiu seis milhões de euros para construir uma fábrica de óleo de abacate na Colômbia. Numa fase inicial, a dona do azeite Oliveira da Serra e do óleo Fula prevê produzir dois milhões de litros por ano.
A atividade no lagar promove a circularidade através do aproveitamento de abacate até agora descartado como fruto e que passa a ser direcionado para a produção de óleo. “A nossa produção tem a particularidade interessante de comprarmos o abacate que tipicamente já não tem aproveitamento para outros fins, mas que está em excelentes condições para a transformação em óleo”, sublinha João Basto, responsável pelo projeto da Sovena na Colômbia.
A operação da empresa do grupo Nutrinveste naquele país sul americano está ainda numa fase embrionário e conta com 20 trabalhadores e a “colaboração regular” de 260 produtores deste fruto rico em gorduras saudáveis. A escolha da Colômbia para instalar a fábrica para transformar abacate em óleo dá resposta à “estratégia de diversificação de negócio e de geografias, com um foco especial na exportação para o mercado dos Estados Unidos”, explica a empresa.
“A Colômbia tem características particulares que a tornam um país interessante pelas condições naturais favoráveis à produção de abacate. É, neste momento, o segundo maior produtor mundial”, afirma João Bastos. Além disso, “a estratégia de captação de investimento no país tornou o negócio viável e atrativo”, acrescenta.
A Sovena detém operações diretas em doze países: Portugal, Espanha, EUA, Brasil, Chile, Argentina, Marrocos, Itália, China, Angola, Tunísia e Colômbia. Com uma faturação de 1.8 mil milhões de euros em 2022, 79% resultado do negócio internacional, a empresa exporta para 70 mercados e emprega 1200 trabalhadores.