Sovena investe seis milhões de euros em fábrica de óleo de abacate
A Sovena investiu seis milhões de euros para construir uma fábrica de óleo de abacate na Colômbia. Numa fase inicial, a dona do azeite Oliveira da Serra e do óleo Fula prevê produzir dois milhões de litros por ano
Rita Gonçalves
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
A Sovena investiu seis milhões de euros para construir uma fábrica de óleo de abacate na Colômbia. Numa fase inicial, a dona do azeite Oliveira da Serra e do óleo Fula prevê produzir dois milhões de litros por ano.
A atividade no lagar promove a circularidade através do aproveitamento de abacate até agora descartado como fruto e que passa a ser direcionado para a produção de óleo. “A nossa produção tem a particularidade interessante de comprarmos o abacate que tipicamente já não tem aproveitamento para outros fins, mas que está em excelentes condições para a transformação em óleo”, sublinha João Basto, responsável pelo projeto da Sovena na Colômbia.
A operação da empresa do grupo Nutrinveste naquele país sul americano está ainda numa fase embrionário e conta com 20 trabalhadores e a “colaboração regular” de 260 produtores deste fruto rico em gorduras saudáveis. A escolha da Colômbia para instalar a fábrica para transformar abacate em óleo dá resposta à “estratégia de diversificação de negócio e de geografias, com um foco especial na exportação para o mercado dos Estados Unidos”, explica a empresa.
“A Colômbia tem características particulares que a tornam um país interessante pelas condições naturais favoráveis à produção de abacate. É, neste momento, o segundo maior produtor mundial”, afirma João Bastos. Além disso, “a estratégia de captação de investimento no país tornou o negócio viável e atrativo”, acrescenta.
A Sovena detém operações diretas em doze países: Portugal, Espanha, EUA, Brasil, Chile, Argentina, Marrocos, Itália, China, Angola, Tunísia e Colômbia. Com uma faturação de 1.8 mil milhões de euros em 2022, 79% resultado do negócio internacional, a empresa exporta para 70 mercados e emprega 1200 trabalhadores.