Hipersuper 417
Os destaques da edição 417 do Hipersuper
“Há claramente um antes e depois da ViniPortugal” afirma Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, numa conversa onde aborda as estratégias de promoção externa, lembra o seu primeiro mandato que coincidiu com os anos de pandemia, destaca a visibilidade dos vinhos portugueses nos vários mercados e a força de marca Wines of Portugal. Uma entrevista que pode ler na edição 417 do Hipersuper.
Hipersuper
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“Há claramente um antes e depois da ViniPortugal” afirma Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal. Uma entrevista que pode ler na edição 417 do Hipersuper, onde aborda as estratégias de promoção externa, lembra o seu primeiro mandato que coincidiu com os anos de pandemia, destaca a visibilidade dos nossos vinhos nos vários mercados e a força de marca Wines of Portugal, e que inclui também um especial sobre vinhos onde vários responsáveis sublinham que os vinhos portugueses são cada vez mais valorizados nos mercados internacionais e trazem ao nosso país cada vez mais compradores.
Do vinho ao azeite, pode ler também nesta edição uma entrevista com Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite, que deixa o alerta “não há grande esperança que o preço do azeite possa baixar”. A produção de azeite caiu para metade em Espanha e os efeitos fizeram-se sentir em todo o lado. Em Portugal, o preço do litro de azeite já ultrapassou os oito euros e irá continuar a subir. “Espanha espirrou e ficámos todos constipados” sublinha a responsável.
“Em Portugal são desperdiçados 3.6 quilos de comida por minuto”. Quem o diz é Maria Tolentino, country director da Too Good To Go Portugal. O suficiente para irmos conhecer de perto a parceria entre Auchan e Too Good To Go que já salvou 250 mil quilos de alimentos do lixo em quatro anos e evitou a emissão de 617 toneladas. Rita Cruz, diretora de responsabilidade ambiental e social da Auchan, não tem dúvidas: “o impacto desta parceria tem sido muito relevante”.
E porque o Desperdício Alimentar é cada vez mais um problema com impacto económico, social e ambiental, estivemos na conferência promovida pelo movimento Unidos Contra o Desperdício. A mulher por detrás do movimento, a venda a granel, o papel da logística e a solução para combater este problema estiveram em discussão.
Também fomos conversar com Carlos Hipólito, head of Portugal da startup Phenix, que combate o desperdício alimentar e não alimentar, e que avança ao Hipersuper que têm aumentado os pedidos das instituições, mas também há mais empresas sensibilizadas para esta causa.
Dois enólogos. Um português e um austríaco. Pedro Ribeiro, da Herdade do Rocim, e Lenz Moser, da quinta geração da dinastia vinícola austríaca com o mesmo nome. Um projeto único, com claras preocupações ambientais. Fomos conversar com Pedro Ribeiro que sublinha “os padrões de consumo estão a mudar a uma grande velocidade”.
A ler também o especial charcutaria, como é que a origem dos produtos está a ganhar terreno na hora de escolher os alimentos, qual a nova estratégia de posicionamento da Montiqueijo que assinalou o seu sexagésimo aniversário.
A Delta apresentou o primeiro café português que vem dos Açores. Fomos conhecer esta novidade e conhecer a história de José Gabriel Ferreira que viveu 18 anos nos Estados Unidos até regressar à Ilha Terceira. Hoje é produtor de café. “Quando falamos no café dos Açores, estamos a falar do café em todas as ilhas, não é só o meu ou de fulano de tal. O café é das Ilhas dos Açores” afirma ao Hipersuper.
A Getir anunciou o desinvestimento nos mercados ibéricos e italiano e fomos perceber como estão posicionadas as empresas de q-commerce Glovo Express e Bolt Market para ocupar o espaço deixado. Até agora reportam crescimentos de 100% no mercado português.
O Portugal Exportador regressou ao Centro de Congressos de Lisboa, para dez horas consecutivas de negócios, empreendedorismo e consultoria, entre outras iniciativas dedicadas às empresas exportadoras ou em vias de iniciarem a sua presença nos mercados externos. O Hipersuper marcou presença e conta como correu a edição deste ano onde a grande novidade foi o Green Trade Lab dedicado à sustentabilidade das empresas e aos fatores ESG.
O mercado dos queijos tem tido uma evolução notável e este foi o mote para ouvirmos Liliana Pereira do Grupo Bel, Clarisse Marques da Lactimonte, Catarina Cruz e Pedro Cunha da Lactogal, Tânia Teixeira da Montiqueijo, Nuno Torgal da Queijos Santiago e com Cândida Marrameque da ANIL (Associação Nacional dos Industriais de Laticínios), que traçaram um diagnóstico do mercado e dos desafios num ano de aumento da inflação e dos preços dos bens de consumo. Sublinharam ainda a preocupação com a sustentabilidade e a adaptação a novos comportamentos dos consumidores.
O Mercado dos Vinhos, que pretende dar palco aos pequenos e médios produtores de vinhos nacionais, volta a 17 de novembro para a sua 10ª edição que tem como grande novidade a presença de aguardentes e gins de origem nacional. Falámos com Filipa Trigo, managing partner da House of Wines, que sublinha “as expetativas em relação a esta edição são a de dar continuidade ao projeto e à missão cujo lema está na frase: Pequenos Produtores, Grandes Descobertas”.
Estivemos a conversar com Afonso Pinheiro, um dos CEO da Pleez, que desde 2022 centra o seu negócio noutro produto inovador: um algoritmo que ajuda os restaurantes a otimizarem a sua presença nas plataformas de delivery.
A entrevista com Vítor Ribeiro Gomes, CEO da Pendular, empresa de gestão de compras e de contratos que trabalha para ajudar as empresas a serem mais eficientes, e que garante “se a prioridade de uma empresa é crescer a Pendular está cá para suportar esse crescimento” e um artigo sobre reciclagem de embalagens, onde apresentamos dados dos primeiros nove meses que mostram uma “estagnação” na reciclagem de embalagens, com a Sociedade Ponto Verde a alertar que Portugal tem de acelerar o ritmo, também merecem a sua leitura.
Também escrevemos sobre a iniciativa TransforMAr do Lidl Portugal e do Electrão, em parceria com a Marinha Portuguesa e a ONG Brigada do Mar, contando com o apoio da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da associação ambiental Quercus, recolheu este ano 47,2 toneladas de resíduos plásticos e de metal das praias portuguesas e do mar e os resultados do relatório Shopping Index da Salesforce que conclui que os consumidores esperam pelo período de descontos para fazer as compras de natal.
Com a Black Friday a aproximar-se, vale a pena ler o artigo de Daniela Lourenço, brand leader da Manpower que aborda os desafios empresariais da corrida aos descontos.
A ler também os artigos de opinião de Sara Monte e Freitas, David Lacasa, David Perez del Pino, Jerôme Amoudruz e a habitual análise da Kantar, desta vez assinada pelo Eduardo Serra com o título Oferta cuidada em Higiene & Beleza.
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