Quinta da Alorna celebra 300 anos com o 1723 Grande Reserva Tinto
Fundada em 1723, por Pedro Miguel de Almeida e Portugal, a Quinta da Alorna está a celebrar o terceiro centenário e para assinalar a data, coloca no mercado um grande […]

Hipersuper
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
Fundada em 1723, por Pedro Miguel de Almeida e Portugal, a Quinta da Alorna está a celebrar o terceiro centenário e para assinalar a data, coloca no mercado um grande reserva em edição limitada: o Quinta da Alorna 1723 Grande Reserva Tinto, comercializado em conjunto com o livro ‘Da Índia ao Tejo, do Tejo para o Mundo: 300 anos da Quinta da Alorna’.
Assinado por Martta Reis Simões, responsável de enologia da Quinta da Alorna, este vinho foi criado unicamente para a comemoração do tricentenário e nasce da vinha do planalto e das castas Tinta Miúda, Castelão e Alicante Bouschet.
Vindimado em 2019 manualmente, em caixas de 18 quilos, cada cacho foi manuseado até ao período de estágio. As três castas estagiaram separadamente em barricas de carvalho francês durante 10 meses, “o tempo necessário para integrar e envolver a fruta concisa”, e o vinho foi engarrafado em novembro de 2020, detalha a Quinta da Alorna.
“Com um ph de 3.28, o Quinta da Alorna 1723 Grande Reserva Tinto é um vinho elegante e sumptuoso, que transcende e desafia os dogmas da enologia e distingue-se pela elegância dos sabores”, apresenta Martta Reis Simões.
No vinho destacam-se as notas balsâmicas, bosque e pinhão, que dão lugar rapidamente a outra ordem de aromas, a cereja, amora e violeta.
O Quinta da Alorna 1723 Grande Reserva Tinto e o livro comemorativo vão estar disponíveis, em edição limitada, na loja da Quinta da Alorna, em Almeirim, e nas garrafeiras Napoleão, Imperial e Evolve Wine Shop, entre outras.
Da autoria de Maria João de Almeida, com prefácio do professor António Barreto e editado pela Guerra e Paz, o livro descreve os momentos e pessoas que mais marcaram a evolução da propriedade e da empresa que pertence à família Lopo de Carvalho desde o início do século XX.