Entre os 115 vinhos provados, 73 alcançaram 90 ou mais pontos
Temas que preocupam o setor vitivinícola centram conferência da ANCEVE no Porto
Álcool e saúde, novas regras de rotulagem das bebidas, sustentabilidade e valores Ponto Verde 2024 são os quatro temas que a Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e […]
Hipersuper
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Delnext oferece o envio de bens essenciais para corporações de bombeiros
Novo Impossible Coffee da Delta chega de São Tomé e Príncipe
Pingo Doce ao lado das corporações de Bombeiros de todo o país
Associações empresariais portuguesas pedem alargamento da implementação do Regulamento Anti Desflorestação
Gallo com nova edição colecionável que homenageia a Portugalidade
Missão Continente com Programa de Apoio de Emergência para apoiar bombeiros, proteção civil e população afetada pelos incêndios
Álcool e saúde, novas regras de rotulagem das bebidas, sustentabilidade e valores Ponto Verde 2024 são os quatro temas que a Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEVE) vai levar a debate a 14 de novembro.
Por considerar que estes são “temas de grande atualidade e que muito preocupam a fileira vitivinícola”, a associação organiza esta conferência que terá lugar na Aula Magna da Universidade Portucalense, no Porto, a partir das 14h30.
A abertura será feita por Fernando Ramos, reitor da Universidade Portucalense, e cada tema apresentado por um especialista. Assim, Manuel Cardoso, sub-diretor Geral do SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências) vai debater o tema ‘Álcool e saúde’, enquanto Anabela Alves, coordenadora do Gabinete Jurídico do Instituto da Vinha e do Vinho vai falar das ‘Novas regras de rotulagem das bebidas alcoólicas’. A nova regulamentação Europeia que diz respeito à indicação obrigatória na rotulagem da declaração nutricional, dos ingredientes e data de durabilidade mínima, aplica-se a todos os produtos produzidos a partir de 8 de Dezembro de 2023. Na prática, a Comissão Europeia “passa a exigir que todos os produtores de vinho e de outras bebidas incluam no rótulo informações nutricionais completas e uma lista de todos os ingredientes que podem constar através de um formato digital, mas cumprindo-se um conjunto de regras e pressupostos com grande impacto para os produtores e para o sector em geral”, adianta a ANCEVE numa nota.
Um tema cada vez mais importante no acesso do setor dos vinhos, aos mercados internacionais, a ‘Sustentabilidade’ centra o debate do terceiro tema da conferência. Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, vai apresentar o Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola, uma ferramenta de trabalho para as organizações nacionais da fileira dos vinhos. “Com esta ferramenta, passa a ser possível a certificação das organizações, podendo ser evidenciada a nível dos mercados nacional e internacional, também através do produto comercializado”, adianta a ANCEVE.
Os ‘Valores Ponto Verde 2024’ e o risco de um aumento dos valores para mais do dobro vão centrar o último debate da conferência. Será apresentado por Ana Isabel Trigo Morais, CEO – Administradora-Delegada da Sociedade Ponto Verde (SPV), que vai falar no Valor de Contrapartida, destinado a suportar os custos das operações de recolha seletiva e triagem das embalagens. “Encontra-se em discussão uma proposta de despacho do Governo de atualização dos Valores de Contrapartida para 2024, que considera, em média, um aumento na ordem dos 97%. Para uma noção mais concreta da magnitude deste aumento, considerando as quantidades de embalagens atualmente geridas no SIGRE, o VC anual passaria dos atuais 105 milhões de euros em 2023 para 205 milhões em 2024”, lê-se na nota da ANCEVE.
Do programa da conferência consta ainda uma prova de vinhos portugueses e uma apresentação de António Lobo Xavier subordinada ao tema ‘Um Inverno agreste e intenso no Mundo, na Europa e em Portugal’, sobre “ momento de grande incerteza e inquietação” quanto ao futuro social, geopolítico, económico e financeiro em Portugal, na Europa e no Mundo.