Dia do Vinho do Porto decorrerá então entre 10 e 30 de Setembro
Celebrar o Vinho do Porto e alertar para as alterações climáticas que afetam o Douro Vinhateiro
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) volta a assinalar o Port Wine day, que terá lugar no dia 10 de setembro e que se estende por todo o mês.
Hipersuper
Intermarché é o patrocinador oficial da Taça da Liga Portugal
O Meu Super foi eleito Escolha do Consumidor
Telepizza lança nova gama de produtos
CoRe investe na Bolseira para fazer crescer a empresa em Portugal e na Europa
“A José Maria da Fonseca vai ser uma empresa muito mais internacional”
Izidoro é Escolha do Consumidor 2025 na gama Forno a Lenha
Personalização e investimento em tecnologia são tendências no retalho em 2025
Vítor Hugo Gonçalves: “Estamos constantemente a medir a eficiência da nossa linha”
Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos abre candidatura à 2ª fase
iServices atendeu mais de 700 mil clientes em 2024 e evitou 127 toneladas de resíduos eletrónicos
A edição de 2023 pretende evidenciar a importância da sustentabilidade e das questões climáticas na produção e comércio do Vinho do Porto.
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) volta a assinalar o Port Wine day, que terá lugar no dia 10 de setembro e que se estende por todo o mês. Celebrada desde 2014, esta é uma data emblemática que vai ficar marcada por três momentos especiais, todos dedicados a honrar a tradição, a inovação e a sustentabilidade que estão no coração da Região Demarcada do Douro (RDD) e do Vinho do Porto.
Além de ser uma celebração da herança do Vinho do Porto, o Port Wine day também pretende, nestas últimas edições, alertar para as questões da sustentabilidade e das alterações climáticas que afetam o Douro Vinhateiro.
No dia 10 de setembro, no Teatrinho Reguense, em Peso da Régua, serão entregues distinções nas áreas da Enologia, Viticultura, Enoturismo e Revelação, no âmbito do projeto «Douro+Sustentável», que visa distinguir projetos e pessoas que desenvolvem a sua atividade privilegiando boas práticas ambientais, protegendo a região e o seu património.
“É essencial destacar e valorizar aqueles que têm contribuído para a proteção do meio ambiente e para a promoção de práticas vitivinícolas responsáveis. A sustentabilidade é mais do que uma tendência – é uma missão educativa que todos devemos abraçar para assegurar o futuro do Douro Vinhateiro e das gerações vindouras. É uma prioridade evidenciar a relevância da sustentabilidade e das questões climáticas na produção e comércio dos vinhos da Região Demarcada do Douro em geral e do Vinho do Porto em particular. O IVDP, IP está comprometido em liderar estas iniciativas, incentivando práticas ambientalmente responsáveis e promovendo as boas práticas vitivinícolas que respeitem o equilíbrio entre natureza e a tradição”, sublinha Gilberto Igrejas, presidente do IVDP, IP.
A 22 de setembro, pelas 18 horas, no Salão Nobre do IVDP, IP, no Porto, realiza-se a Masterclass – “Os Novos Portos Velhos”, uma oportunidade para aprimorar conhecimentos e o paladar nas categorias que foram criadas em janeiro de 2022: os Brancos 50 anos e os Tawny Very Very Old, ou VVO. “O objetivo é mostrar vinhos únicos e raros, fazer uma análise do seu perfil sensorial e, assim, mostrar a inovação e a modernidade no Vinho do Porto” pode ler-se no comunicado.
“Contrariando o que ainda por teimosia se veicula de ser um vinho direcionado para um público muito específico, o Vinho do Porto está em permanente inovação possibilitando uma oferta diversificada aos consumidores, de várias gerações, sendo, indiscutivelmente o vinho que continuará a posicionar Portugal nas categorias premium”, sublinha o presidente do IVDP, IP.
A 30 de setembro as celebrações do Port Wine day culminam em grande estilo com um Sunset Party na vibrante cidade de Vila Nova de Gaia. “Com o horizonte da cidade e as águas do rio Douro como cenário, os participantes poderão desfrutar de uma experiência única de degustação de vinhos da Região Demarcada do Douro, acompanhada de música ao vivo e entretenimento, com o maravilhoso enquadramento que o Cais de Gaia permite” refere a organização.