Dia do Vinho do Porto decorrerá então entre 10 e 30 de Setembro
Celebrar o Vinho do Porto e alertar para as alterações climáticas que afetam o Douro Vinhateiro
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) volta a assinalar o Port Wine day, que terá lugar no dia 10 de setembro e que se estende por todo o mês.
Hipersuper
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
A edição de 2023 pretende evidenciar a importância da sustentabilidade e das questões climáticas na produção e comércio do Vinho do Porto.
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) volta a assinalar o Port Wine day, que terá lugar no dia 10 de setembro e que se estende por todo o mês. Celebrada desde 2014, esta é uma data emblemática que vai ficar marcada por três momentos especiais, todos dedicados a honrar a tradição, a inovação e a sustentabilidade que estão no coração da Região Demarcada do Douro (RDD) e do Vinho do Porto.
Além de ser uma celebração da herança do Vinho do Porto, o Port Wine day também pretende, nestas últimas edições, alertar para as questões da sustentabilidade e das alterações climáticas que afetam o Douro Vinhateiro.
No dia 10 de setembro, no Teatrinho Reguense, em Peso da Régua, serão entregues distinções nas áreas da Enologia, Viticultura, Enoturismo e Revelação, no âmbito do projeto «Douro+Sustentável», que visa distinguir projetos e pessoas que desenvolvem a sua atividade privilegiando boas práticas ambientais, protegendo a região e o seu património.
“É essencial destacar e valorizar aqueles que têm contribuído para a proteção do meio ambiente e para a promoção de práticas vitivinícolas responsáveis. A sustentabilidade é mais do que uma tendência – é uma missão educativa que todos devemos abraçar para assegurar o futuro do Douro Vinhateiro e das gerações vindouras. É uma prioridade evidenciar a relevância da sustentabilidade e das questões climáticas na produção e comércio dos vinhos da Região Demarcada do Douro em geral e do Vinho do Porto em particular. O IVDP, IP está comprometido em liderar estas iniciativas, incentivando práticas ambientalmente responsáveis e promovendo as boas práticas vitivinícolas que respeitem o equilíbrio entre natureza e a tradição”, sublinha Gilberto Igrejas, presidente do IVDP, IP.
A 22 de setembro, pelas 18 horas, no Salão Nobre do IVDP, IP, no Porto, realiza-se a Masterclass – “Os Novos Portos Velhos”, uma oportunidade para aprimorar conhecimentos e o paladar nas categorias que foram criadas em janeiro de 2022: os Brancos 50 anos e os Tawny Very Very Old, ou VVO. “O objetivo é mostrar vinhos únicos e raros, fazer uma análise do seu perfil sensorial e, assim, mostrar a inovação e a modernidade no Vinho do Porto” pode ler-se no comunicado.
“Contrariando o que ainda por teimosia se veicula de ser um vinho direcionado para um público muito específico, o Vinho do Porto está em permanente inovação possibilitando uma oferta diversificada aos consumidores, de várias gerações, sendo, indiscutivelmente o vinho que continuará a posicionar Portugal nas categorias premium”, sublinha o presidente do IVDP, IP.
A 30 de setembro as celebrações do Port Wine day culminam em grande estilo com um Sunset Party na vibrante cidade de Vila Nova de Gaia. “Com o horizonte da cidade e as águas do rio Douro como cenário, os participantes poderão desfrutar de uma experiência única de degustação de vinhos da Região Demarcada do Douro, acompanhada de música ao vivo e entretenimento, com o maravilhoso enquadramento que o Cais de Gaia permite” refere a organização.