Exportações de cortiça alcançam valor recorde até junho
As exportações portuguesas de cortiça alcançaram um valor histórico no primeiro semestre de 2023: 670,435 milhões de euros

Hipersuper
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
As exportações portuguesas de cortiça alcançaram um valor histórico no primeiro semestre de 2023: 670,435 milhões de euros. A cifra representa um crescimento de 3,2% em relação a igual período do ano anterior, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa da Cortiça.
“Este crescimento é ainda mais significativo considerando que as quantidades exportadas diminuíram cerca de 15%, o que revela que o crescimento resulta do valor acrescentado dos produtos exportados”, salienta João Rui Ferreira, secretário-geral da APCOR.
A performance resulta de uma combinação de fatores: um mix de produtos de maior valor acrescentado, o trabalho feito em prol do incremento da performance técnica dos produtos e da promoção internacional da cortiça e a adaptação às tendências globais e às necessidades do mercado.
“Apesar do crescimento, temos vindo a registar uma tendência de abrandamento ao longo do ano e os dados da conjuntura internacional não nos fazem antever uma alteração deste abrandamento no segundo semestre”, acautela o responsável.