Henkel
Vendas do Grupo Henkel cresceram 4,9% no primeiro semestre
A Henkel aumentou significativamente as vendas e os lucros no primeiro semestre de 2023. As vendas do Grupo cresceram organicamente 4,9% no primeiro semestre do ano para cerca de 10,9 mil […]
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A Henkel aumentou significativamente as vendas e os lucros no primeiro semestre de 2023. As vendas do Grupo cresceram organicamente 4,9% no primeiro semestre do ano para cerca de 10,9 mil milhões de euros (nominal de 0,1%).
“Conseguimos um crescimento muito forte em ambas as unidades de negócio. Ao mesmo tempo, conseguimos melhorar significativamente os nossos lucros, apesar dos contínuos ventos contrários provocados pelos elevados preços dos materiais e da logística. Na sequência do forte desempenho no primeiro semestre do ano, estamos confiantes para o resto do ano e aumentámos significativamente a nossa orientação para o ano inteiro em termos de vendas e lucros”, sublinha o CEO da Henkel, Carsten Knobel.
“Fizemos também bons progressos na implementação da nossa agenda estratégica de crescimento nos primeiros seis meses do ano. Na unidade de negócio de Consumer Brands, estamos a avançar com a integração mais rapidamente do que o planeado. Ao mesmo tempo, estamos a aperfeiçoar de forma consistente a nossa carteira de produtos para marcas e produtos com margens elevadas e de elevado crescimento. Isto também se reflete nos ganhos da unidade de negócio. Na unidade de negócio de Adhesive Technologies, alinhámos a estrutura organizacional ainda mais de perto com os nossos clientes para expandir a nossa posição de liderança global e aumentar ainda mais a dinâmica de crescimento. Além disso, estamos a impulsionar iniciativas importantes nas áreas da sustentabilidade e da digitalização para melhorar ainda mais a nossa posição competitiva”, acrescenta Carsten Knobel.
Henkel espera crescimento orgânico das vendas de 2,5% a 4,5% no ano fiscal de 2023
Ao nível do Grupo, a Henkel espera agora um crescimento orgânico das vendas de 2,5% a 4,5% no ano fiscal de 2023 (anteriormente: 1,0% a 3,0%).
Para a unidade de negócio de Adhesive Technologies, espera-se que o crescimento esteja na faixa de 2,0% a 4,0% (anteriormente: 1,0% a 3,0%), e para a unidade de negócio de Consumer Brands, entre 3,0% a 5,0% (anteriormente: 1,0% a 3,0%).
Espera-se agora que o retorno ajustado das vendas (margem EBIT) a nível do Grupo se situe no intervalo de 11,0% a 12,5% (anteriormente: 10,0% a 12,0%).
Para a unidade de negócios Adhesive Technologies, espera-se que o retorno ajustado das vendas se situe entre 13,5% e 15,0% (anteriormente: 13,0% a 15,0%), e para a unidade de negócios Consumer Brands entre 9,5% e 11,0% (anteriormente: 7,5% a 9,5%).
Para o desenvolvimento dos lucros ajustados por ação preferencial (EPS) a taxas de câmbio constantes, a Henkel espera agora um aumento na ordem dos +5% a +20% (anteriormente: -10% a +10%).
Competitividade
Para reforçar ainda mais a sua competitividade, a Henkel concentra-se em fortes inovações em áreas de negócio atrativas. Estas contribuíram novamente para o crescimento em ambas as unidades de negócio no primeiro semestre de 2023. Nas Adhesive Technologies, por exemplo, as soluções inovadoras da Henkel utilizadas na produção de veículos elétricos registaram um aumento orgânico das vendas de cerca de 70% nos primeiros seis meses do ano, em comparação com o período do ano anterior. Na unidade de negócio de Consumer Brands, a marca Persil registou um crescimento orgânico de dois dígitos nas vendas, apoiado por um relançamento com uma nova tecnologia enzimática única que foi implementada em 30 países.
Sustentabilidade
A Henkel também fez mais progressos na área da sustentabilidade. Por exemplo, no caminho para alcançar uma pegada de carbono positiva para o clima para os seus locais de produção até 2030, a Henkel converteu dez locais adicionais para produção neutra em CO2 no primeiro semestre de 2023. A Henkel também continuou a impulsionar iniciativas importantes na área da digitalização. Aqui, a utilização da inteligência artificial está a desempenhar um papel cada vez mais importante.
“De uma forma geral, estamos orgulhosos do desempenho comercial bem-sucedido no primeiro semestre do ano e do bom progresso que fizemos na implementação da nossa agenda estratégica – apesar do ambiente económico persistentemente difícil”, reforçou Carsten Knobel. “Estamos muito confiantes de que conseguiremos moldar com sucesso o futuro da Henkel. Juntos, como uma equipa altamente motivada, com base numa forte cultura empresarial e com uma estratégia de crescimento clara. No negócio das Adhesive Technologies, somos líderes globais e oferecemos soluções inovadoras com um claro enfoque nas tendências futuras, como a mobilidade, a conetividade e a sustentabilidade. E com a nova unidade de negócio de Consumer Brands, lançámos as bases para um maior crescimento rentável no nosso negócio de consumo”.