SGS lidera consórcio de inovação da rede nacional de Test Beds
Com um investimento total de 3.796.975 euros e desenvolvido em co-parceria com a Ingredient Odissey (Entogreen) e FI Group Portugal, o projeto pretende criar as condições necessárias ao desenvolvimento e testagem de novos produtos e serviços

Hipersuper
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
A SGS Portugal lidera o consórcio de inovação “Collaborative Productization Network”, na área da transformação digital, da rede
nacional de Test Beds. Com um investimento total de 3.796.975 euros e desenvolvido em co-parceria com a Ingredient Odissey (Entogreen) e FI Group Portugal, o projeto pretende criar as condições necessárias ao desenvolvimento e testagem de novos produtos e serviços, nas áreas de data science e big data, cibersegurança e blockchain, internet das coisas e sistemas ciberfísicos, inteligência artificial e novas tecnologias emergentes.
“Portugal e as suas empresas têm de assumir o desafio de se superarem num ecossistema empresarial cada vez mais disruptivo e competitivo e, consequentemente, mais digital e tecnológico”, afirma António Ferreira Dias, digital & innovation manager da SGS Portugal, citado em comunicado, acrescentando que o objetivo do consórcio é apoiar mais de 80 pequenas e médias empresas de diferentes setores de atividade a desenvolverem e testarem novos produtos e serviços, “através de um modelo de aceleração e suporte à transição digital”.
“Os recursos humanos e técnicos, assim como o know-how em investigação e desenvolvimento, posicionam a SGS como o player de referência para a liderança deste consórcio. Dispomos de diferentes equipas, nacionais e globais de investigação científica, que ativamente vão dar o seu contributo para o desenvolvimento de soluções inovadoras que capacitem o tecido empresarial português com ferramentas mais competitivas”, defende António Ferreira Dias.
Coordenada pela Estrutura de Missão Portugal Digital e apoiada pelo IAPMEI, ANI, Compete, DGAE e Startup Portugal, a rede nacional de Test Beds encontra-se enquadrada no Sistema de Incentivos Empresas 4.0 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem uma dotação total de 150 milhões de euros. “Com o objetivo de disponibilizar às pequenas e médias empresas, e startups nacionais, as condições necessárias para testar novos produtos e serviços, a Rede Nacional de Test Beds conta já com 30 candidaturas aprovadas cuja missão é desenvolver, até ao terceiro trimestre de 2025, um total de 2.415 produtos-piloto”.