Quinta da Côrte lança quatro novas colheitas de vinho e primeiro azeite biológico
A Quinta da Côrte lançou no mercado quatro novas colheitas – Côrte DOC Douro Branco 2022, Princesa Reserva DOC Douro Tinto 2021, Quinta da Côrte Grande Reserva, DOC Douro Tinto 2018 e um Vinho do Porto, o Quinta da Côrte LBV 2018 – e ainda o Quinta da Côrte BIO, o primeiro azeite biológico da quinta da região do Douro
Hipersuper
Exportações da indústria alimentar e bebidas em 2024 ultrapassam valores de 2023
Intermarché é o patrocinador oficial da Taça da Liga Portugal
O Meu Super foi eleito Escolha do Consumidor
Telepizza lança nova gama de produtos
CoRe investe na Bolseira para fazer crescer a empresa em Portugal e na Europa
“A José Maria da Fonseca vai ser uma empresa muito mais internacional”
Izidoro é Escolha do Consumidor 2025 na gama Forno a Lenha
Personalização e investimento em tecnologia são tendências no retalho em 2025
Vítor Hugo Gonçalves: “Estamos constantemente a medir a eficiência da nossa linha”
Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos abre candidatura à 2ª fase
A Quinta da Côrte lançou no mercado quatro novas colheitas – Côrte DOC Douro Branco 2022, Princesa Reserva DOC Douro Tinto 2021, Quinta da Côrte Grande Reserva, DOC Douro Tinto 2018 e um Vinho do Porto, o Quinta da Côrte LBV 2018 – e ainda o Quinta da Côrte BIO, o primeiro azeite biológico da quinta da região do Douro.
Com notas amanteigadas e fumadas, conferidas pela madeira, o Côrte DOC Douro Branco 2022 é “muito fresco e apresenta fruta branca e aromas florais”. Foi produzido somente com casta Viosinho e teve uma fermentação em barricas de 500 litros de carvalho austríaco e estágio nas mesmas barricas até ao seu engarrafamento.
O Princesa Reserva DOC Douro Tinto 2021, por sua vez, foi vinificado em cubas de inox com controlo de temperatura, com uma maceração prolongada, e estágio em barricas de 500 litros de carvalho francês e em foudres de 3.000 litros até ao seu engarrafamento. Este tinto, composto por diversas castas (25 % Tinta Barroca, 10 % Tinta Roriz, 20 % Touriga Nacional, 30 % Vinhas Velhas e 15 % Touriga Franca), apresenta “aromas muito frescos de frutos vermelhos, como amora e groselha preta, e algumas especiarias, em harmonia com notas florais”.
Já o Quinta da Côrte Grande Reserva DOC Douro Tinto 2018 é um vinho de “cor grená densa”, produzido com as castas Touriga Franca (60%) e Touriga Nacional (40%). Com vinificação em cubas de inox, com controlo de temperatura, maceração prolongada e estágio em barricas de 500 litros de carvalho francês até ao seu engarrafamento, é grande reserva. “No nariz é muito elegante, e apresenta aromas de frutos pretos – amora e groselha preta – e chocolate, notas balsâmicas, sendo harmonioso. Na boca é longo e muito elegante, e harmoniza idealmente com pratos quentes e de conforto, como cabrito assado no forno de lenha com batatinhas e legumes”, descreve a empresa.
O vinho do Porto Quinta da Côrte LBV 2018, por seu lado, é composto por uma mistura de castas das parcelas de vinhas velhas da quinta e, de cor retinta, é um “vinho fresco e frutado, com aromas de chocolate e notas subtis de alcaçuz e especiarias”.
Para terminar o leque de novidades, a empresa apresentou ainda o azeite Quinta da Côrte BIO, de 2022, com uma mistura de variedades tradicionais do Douro – madural, verdeal, cobrançosa – bem-adaptadas ao solo e clima durienses. “Esta é a primeira colheita de azeite biológico da Quinta da Côrte, produzida a partir de oliveiras centenárias, situadas junto às margens do Rio Torto. A colheita das azeitonas foi feita manualmente e o processo de extração a frio permitiu manter as características organoléticas de excelência do azeite”.
Para assinalar o décimo aniversário como produtora de vinho, a Quinta da Côrte está a desenvolver diversas iniciativas. “Ao longo deste ano, durante o qual iremos comemorar uma década de história, iremos apresentar várias novidades e produtos muito especiais, com grande qualidade”, afirma Marta Casanova, diretora geral da Quinta da Côrte desde o início do projeto.