CONTINENTE LANÇA VINAGRE DE MAÇÃ DE ALCOBAÇA PARA COMBATER O DESPERDÍCIO ALIMENTAR
Continente desafia produtores e lança vinagre de maçã de Alcobaça para combater desperdício alimentar
O Continente lançou um desafio a 5 produtores de maçã de Alcobaça: desenvolver um produto que utilizasse a fruta pequena, ou ‘feia’, que não é valorizada comercialmente. O resultado foi o […]
Hipersuper
Patrícia Carvalho: “As metas estabelecidas no âmbito do Pacto Português para os Plásticos são bastante ambiciosas”
Uma clínica móvel de cardiologia e o carro de James Bond entre as entregas improváveis da DHL em 2024
Água Monchique integra conjunto de empresas com estatuto de Fundador da Fundação de Serralves
Loja Primor abre no RioSul Shopping
Uso de cartões de crédito sobe mais de 20% na época natalícia
Roupas, acessórios e produtos eletrónicos dominam preferências de prendas dos portugueses
Indústria europeia do vidro de embalagem apela ao acesso rápido a fontes de baixo carbono
Destilaria de Bombay Sapphire celebra uma década no histórico Laverstoke Mill
As dicas da Too Good To Go para evitar o desperdício alimentar neste Natal
Grupo Lusiaves investe mais de 20 milhões de euros em nova fábrica na Nazaré
O Continente lançou um desafio a 5 produtores de maçã de Alcobaça: desenvolver um produto que utilizasse a fruta pequena, ou ‘feia’, que não é valorizada comercialmente. O resultado foi o Vinagre de Sidra Maçã de Alcobaça Continente Seleção, produzido a partir de sumo fresco de maçã, com o selo de certificação IGP. O primeiro lote deste vinagre contribuiu para evitar o desperdício de 50 toneladas de fruta e produzir 30 mil litros de vinagre.
O Vinagre de Maçã de Alcobaça Continente Seleção é produzido através de uma mistura de variedades de maçã selecionada, incluindo Casa Nova, Golden Delicious, Red Delicious, Royal Gala, Fuji, Granny smith, Jonagold, Reineta e Pink, o que dá ao vinagre uma identidade e um sabor únicos.
“O projeto começou através de uma iniciativa do Clube de Produtores Continente, a “Feira do Desperdício”, direcionada aos produtores, promovendo a valorização de alguns produtos, como por exemplo aqueles que o cliente final não valoriza, nem quer comprar, como fruta muito pequena ou com defeitos. Juntámos os produtores de Maçã de Alcobaça – Narcfrutas, Cooperfrutas, Frutalvor, Campotec e Lusofruta – ao nosso parceiro industrial Mendes & Gonçalves e, assim, nasceu a proposta de um Vinagre de Maçã único e certificado” sublinha Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.
“Temos já uma parceria muito antiga com a MC, de fornecimento de maçã de Alcobaça, e este projeto surge da comunhão do trabalho de vários produtores como forma de solucionar o problema das maçãs que resultariam em desperdício alimentar. O Vinagre Maçã de Alcobaça é uma forma de conseguirmos ajudar o planeta, transformando estas maçãs num produto de valor acrescentado” acrescenta Jorge Soares, Administrador Campotec.
O Continente tem vindo a desenvolver outras iniciativas que permitem que sejam evitadas toneladas de desperdício alimentar, enquanto oferece produtos que preservam excelentes condições de consumo, por um preço mais acessível para o consumidor. São exemplos a desvalorização do P.V.P. em produtos que se encontram próximos de atingir a validade, sendo identificados com etiquetas cor-de-rosa, e o estabelecimento de parcerias com a Too Good to Go, por exemplo, através das quais os clientes acedem a um cabaz de produtos, as “Magic Box”, a 1/3 do preço habitual de venda.
Outro exemplo são as caixas Zer0% Desperdício, através das quais o Continente disponibiliza cabazes de 5kg com fruta e legumes que estão perto de ultrapassar o ponto ótimo de consumo, à venda por, apenas, 0,50€/kg.
O Continente transforma também o excedente de produção das maçãs e peras IGP em snacks de fruta desidratada, ou em sumos naturais, que levam apenas fruta espremida, sem qualquer adição de açúcar ou água.
O reaproveitamento e redistribuição de alimentos que preservam excelentes condições de consumo, através de doações de excedentes alimentares a instituições de solidariedade social e de apoio a animais, faz parte do dia-a-dia das lojas. As doações diárias às instituições decorrem há mais de 27 anos, durante todo o ano, nas mais de 300 lojas Continente de norte a sul do território continental e arquipélagos.