No Dia Mundial da Agricultura, o Lidl revela que os resultados da sua campanha de exportação conjunta com a Portugal Fresh representam um crescimento de 23% face ao ano anterior, […]
Lidl ajudou a exportar 27 mil toneladas de frutas e legumes nacionais em 2022
No total, foram apoiados 505 produtores nacionais, que viram os seus produtos chegar a mercados como Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Bélgica, Suíça, Polónia, Lituânia, Suécia, Reino Unido e Irlanda.
Hipersuper
PEPAC abre candidaturas para jovens agricultores no valor de 143,6 M€
Cinco mil maiores empresas portuguesas faturaram 293.250 M€ em 2024
Turistas brasileiros já podem pagar com PIX no El Corte Inglés
Cabaz de alimentos essenciais com ligeira subida de preço
Imigrantes são essenciais para 83% das empresas agrícolas do sudoeste alentejano
Electrão recolheu quase 500 toneladas de eletrodomésticos porta a porta em 2024
Starbucks abre nova loja em Braga
Auchan lança 2.ª Edição do Prémio de Inovação Alimentar
ID Logistics aposta em soluções de IA que otimizam as operações
Ricardo Valente é o novo diretor-geral da Savills Porto
O Lidl Portugal ajudou os produtores portugueses a exportarem 27 mil toneladas de frutas e legumes, o que representa um crescimento de 23% em relação ao ano anterior, no âmbito da campanha com a Portugal Fresh. Em 2022, saíram do nosso país mais de 1500 camiões carregados com frutas e legumes nacionais, rumo a 11 mercados europeus.
No total, foram apoiados 505 produtores nacionais, que viram os seus produtos chegar a mercados como Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Bélgica, Suíça, Polónia, Lituânia, Suécia, Reino Unido e Irlanda.
Do cabaz de produtos exportados, no ano de 2022, surge como novidade o arranque da exportação da Maçã Reineta de Alcobaça IGP para Espanha, com 90 toneladas a serem enviadas para este mercado, apenas entre novembro e dezembro. Destacam-se também os citrinos do Algarve IGP, com 2 mil toneladas exportadas; 4 mil toneladas de couve-coração; 1,4 mil toneladas de frutos vermelhos e 2 mil toneladas de fruta de caroço, com destaque especial para as nectarinas.
A Pera Rocha do Oeste DOP continua a ser um produto estrela nos mercados europeus, com um total de 16 mil toneladas deste fruto a serem exportadas.
Integram ainda este cabaz mais de uma dezena de frutas e legumes, entre os quais: Abóbora, Ameixa, Castanha, Couve Branca/Repolho e Melão.
A insígnia enaltece em comunicado a liderança nacional de exportação de produtos portugueses para a Europa e sublinha que não recebe “quaisquer incentivos fiscais para esta postura, fazendo-o pelo apoio aos parceiros, sendo os contratos assinados com os mercados de destino com a vantagem dos parceiros poderem planear os volumes a exportar através da sua rede – o Lidl tem contribuído, ao longo dos anos, para o crescimento sustentado da exportação de frutas e legumes nacionais para os vários países onde tem presença”.
“É com muito orgulho que apresentamos estes resultados no Dia Mundial da Agricultura, demonstrando o nosso compromisso com o país e o apoio aos produtores nacionais. A evolução dos números é a prova que a nossa missão tem sido bem-sucedida e que os produtos nacionais são de grande qualidade. A parceria que mantemos com a Portugal Fresh desde 2014 tem-nos permitido fazer a diferença nos negócios dos nossos parceiros, com quem caminhamos lado a lado.” refere Para Pierre Silva, Diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal,.
Gonçalo Santos Andrade, Presidente da Portugal Fresh, sublinha que “em 2022, Portugal ultrapassou, pela primeira vez, a barreira dos 2.000 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores. Um patamar que só foi possível de alcançar devido ao esforço competitivo e inovador das empresas portuguesas. Os produtos portugueses são amplamente reconhecidos pela sua qualidade e sabor únicos e, prova disso, são os números alcançados também com esta parceria entre a Portugal Fresh e o Lidl. Este é também um exemplo de trabalho conjunto que demonstra que, quando a cadeia agroalimentar trabalha de forma eficiente, justa e equitativa, os resultados são francamente positivos para todos.”
Refira-se que todos os produtores nacionais de frutas e legumes do Lidl Portugal possuem a certificação Global G.A.P. e GRASP, que garantem que a agricultura é segura e que os seus possíveis impactos negativos estão a ser reduzidos, sendo ainda garantidas as condições de segurança, higiene e saúde dos trabalhadores das explorações agrícolas.