Electrão recolheu quase 500 toneladas de eletrodomésticos porta a porta em 2024
A recolha porta a porta abarcou nove municípios da Área Metropolitana de Lisboa, com as quantidades recolhidas a aumentarem 125% face ao ano anterior. O serviço vai estender-se a outros concelhos do país.

Hipersuper
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Encontro da FENAZEITES vai debater os problemas urgentes do setor olivícola
Luís Matos Martins é o novo diretor-geral da Pisabell
Em 2024, o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos recolheu quase 500 toneladas de eletrodomésticos diretamente na casa do cidadão. As mais de 457 toneladas de equipamentos elétricos usados, recolhidas e enviadas para reciclagem, ao longo do ano passado, representam um aumento de 125%, em relação às 203 toneladas recolhidas em 2023, revela a entidade entidade responsável pelos sistemas de recolha e reciclagem de embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados.
Em 2024, a campanha abarcou os concelhos de Almada, Amadora, Lisboa, Mafra, Loures, Moita, Odivelas, Palmela e Seixal e ao longo de 2025 irá continuar a estender-se a outros concelhos portugueses, assegura a empresa.
A campanha porta a porta arrancou em 2021, inicialmente em formato de projeto piloto, e já foi responsável pela recolha de 780 toneladas. Em média, por dia, são efetuadas 10 recolhas com um peso aproximado de 70 quilos. A maioria das famílias entrega para reciclagem mais do que um equipamento elétrico: a média é de 1,9 equipamentos recolhidos.
“Para dar resposta à elevada procura deste serviço, completamente gratuito, o Electrão tem investido na aquisição de novas viaturas e apostado no reforço de recursos humanos de forma a continuar a assegurar o agendamento rápido, que tem ajudado a registar altos níveis de satisfação por parte do cidadão”, destaca Ricardo Furtado, diretor geral de Elétricos e Pilhas do Electrão.
Os grandes equipamentos elétricos, como máquinas de lavar e secar, fora as tipologias mais recolhidas em 2024, seguidas dos equipamentos de frio, como arcas congeladoras e frigoríficos. Depois surgem os ecrãs e monitores, os pequenos equipamentos e os equipamentos informáticos de pequenas dimensões. Foram ainda reunidos mais de mil quilos de pilhas e baterias, 538 quilos de lâmpadas e 298 quilos de consumíveis de impressão.
O serviço tem que ser requisitado pelos munícipes para a recolha de, pelo menos, um eletrodoméstico volumoso, como uma máquina de lavar roupa ou frigorífico, mas no momento da recolha podem ser entregues outros equipamentos elétricos fora de uso de menor dimensão, como telemóveis, lâmpadas e até pilhas usadas.
As recolhas são gratuitas e podem ser agendadas em articulação direta com o Electrão (800 262 333) ou com as câmaras municipais A equipa de recolha assegura o transporte dos eletrodomésticos usados desde o interior da residência, garagem ou arrecadação até ao veículo. Posteriormente os equipamentos recolhidos são encaminhados para reciclagem.