Os projetos-piloto “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares”, promovidos pelo consórcio formado pela APIAM (Águas Minerais e de Nascente de Portugal), APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) e PROBEB (Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas), recolheram mais de 22,6 milhões de embalagens de bebidas em plástico PET, latas de metal e garrafas de vidro, a que correspondem mais de 770 toneladas de materiais encaminhados para reciclagem.
Logística

Consórcio APIAM/APED/PROBEB encaminha mais de 770 toneladas de materiais para reciclagem

Os projetos-piloto “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares”, promovidos pelo consórcio formado pela APIAM (Águas Minerais e de Nascente de Portugal), APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) […]

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Os projetos-piloto “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares”, promovidos pelo consórcio formado pela APIAM (Águas Minerais e de Nascente de Portugal), APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) e PROBEB (Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas), recolheram mais de 22,6 milhões de embalagens de bebidas em plástico PET, latas de metal e garrafas de vidro, a que correspondem mais de 770 toneladas de materiais encaminhados para reciclagem.
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Consórcio APIAM/APED/PROBEB encaminha mais de 770 toneladas de materiais para reciclagem

Os projetos-piloto “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares”, promovidos pelo consórcio formado pela APIAM (Águas Minerais e de Nascente de Portugal), APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) […]

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Os projetos-piloto “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares”, promovidos pelo consórcio formado pela APIAM (Águas Minerais e de Nascente de Portugal), APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição) e PROBEB (Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas), recolheram mais de 22,6 milhões de embalagens de bebidas em plástico PET, latas de metal e garrafas de vidro, a que correspondem mais de 770 toneladas de materiais encaminhados para reciclagem.

Foi apresentado esta quarta-feira na conferência “Preparar o Futuro das Embalagens de Bebidas: Ecodesign + Economia Circular”, que reuniu em Lisboa representantes da área da indústria, produção e distribuição de embalagens, o balanço destes projetos, desenvolvidos pelo consórcio ao longo dos últimos dois anos para preparar o futuro Sistema de Depósito e Reembolso (SDR).

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Composto por 23 máquinas de recolha automáticas instaladas em grandes superfícies comerciais localizadas em Portugal Continental para devolução de embalagens de bebidas de plástico PET, o projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo” recolheu 18,8 milhões de embalagens de bebidas entre 13 de março de 2020 e 31 de dezembro de 2022, permitindo que mais de 531 toneladas de materiais fossem encaminhados para reciclagem. A iniciativa contou com uma cadência superior a 18 mil embalagens entregues diariamente e registou 835 mil transações nas máquinas de devolução automática.

O projeto “Bebidas+Circulares”, que decorreu exclusivamente no concelho de Lisboa, registou mais de 3,8 milhões de embalagens devolvidas entre 26 de novembro de 2020 e 31 de dezembro de 2022, correspondente a mais de 240 toneladas de materiais encaminhados para reciclagem. Entre os resultados desta iniciativa destaca-se a devolução de mais de 2,2 milhões de embalagens de bebidas em plástico PET, mais de 730 mil latas e mais de 806 mil garrafas de vidro. Diariamente as 10 máquinas deste projeto receberam mais de 4 mil embalagens de bebidas e registaram mais de 168 mil transações.

O estudo comportamental desenvolvido no âmbito dos projetos “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares” para avaliar o desempenho e a adesão dos consumidores à iniciativa demonstra que os inquiridos atribuíram uma avaliação bastante positiva ao futuro Sistema de Depósito de embalagens (motivação de 8,14 numa escala de avaliação de 0 a 10). A maioria dos inquiridos revelou a intenção de utilizar as máquinas de devolução automática de embalagens de bebidas, destacando como principais motivações a atribuição de um incentivo económico, a contribuição para o aumento e qualidade da reciclagem e a conveniência dos locais de recolha.

Gonçalo Lobo Xavier_APEDO estudo concluiu ainda que a retoma de embalagens de bebidas através de máquinas é um instrumento poderoso para promover a reciclagem de alta qualidade e a valorização do plástico PET, das latas e do vidro, garantindo a circularidade destes materiais.

“Mais do que a quantidade de embalagens recolhidas e que deram origem a nova matéria-prima para novas embalagens, estes projetos vieram demonstrar que é possível promover a sustentabilidade, incentivar uma economia mais circular e promover comportamentos ambientalmente responsáveis. Envolver diretamente o consumidor e disponibilizar as máquinas em locais de acessíveis e de conveniência, como são as superfícies comerciais, são ensinamentos importantes a retirar destas iniciativas para se construir ter um sistema robusto, acessível e exequível para todos, da indústria e distribuição até aos consumidores e a toda a fileira associada à economia circular”, sublinha Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED.

“Acreditamos que o sucesso destes projetos possa agora permitir ao legislador reforçar a urgência da adoção de um sistema de depósito em Portugal. Aumentar a taxa de retoma e promover a circularidade das embalagens é a nossa visão com os olhos postos na implementação de um sistema de depósito, no qual retalhistas e produtores têm vindo a trabalhar arduamente. Só falta mesmo avançar com a publicação da regulamentação para que o SDR se torne uma realidade efetiva”, afirma Francisco Furtado de Mendonça, secretário-geral da APIAM e PROBEB.

Os projetos “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares”

Com diferente implantação geográfica e especificidades no âmbito das tipologias de embalagens aceites nas máquinas, as iniciativas “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares” partilhavam o objetivo comum de incentivar e premiar a devolução de embalagens de bebidas não reutilizáveis para reciclagem e incorporação como matéria-prima na produção de novas embalagens de bebidas.

O projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo” contou com 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais, em diversos pontos de Portugal Continental, para a devolução de embalagens de bebidas de plástico PET. Gerido pelo consórcio composto pela APIAM, APED e PROBEB, este projeto contou com financiamento a 100% pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Promovido também pelo consórcio APIAM/APED/PROBEB em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, o projeto “Bebidas+Circulares” diferenciava-se pelo âmbito de aplicação apenas no concelho de Lisboa, com 10 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais e num mercado municipal, com o objetivo incentivar os cidadãos do concelho a devolverem garrafas de plástico PET e latas não reutilizáveis de bebidas. Os materiais recolhidos neste projeto eram encaminhados para as instalações da Valorsul com vista à sua reciclagem.

O projeto contou com um orçamento de perto de um milhão de euros, com um financiamento a 90% pelo Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu em Portugal para o período 2014-2021, criado na sequência da assinatura de um acordo entre Portugal, a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, o EEA Grants.

 

 

 

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Logística

Abertas as candidaturas ao Prémio de Excelência Logística 2025

O Prémio Excelência Logística (PEL) conta com três categorias a concurso: PEL Empresa, PEL Academia e PEL StartUpp. As candidaturas decorrem até ao próximo dia 2 de maio.

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tagsAplog

Está de regresso o Prémio Excelência Logística (PEL), iniciativa da APLOG que visa promover e estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, através do reconhecimento público de projetos, profissionais e organizações que se destaquem na evolução do setor.

O Prémio Excelência Logística (PEL) conta com três categorias a concurso: PEL Empresa, PEL Academia e PEL StartUpp.

Na categoria PEL Empresa, o objetivo é premiar organizações cuja atuação se distingue pela excelência na implementação de soluções logísticas inovadoras, capazes de servir como referência e incentivo à adoção de novos modelos de competitividade. O prémio destina-se a empresas que operem em território nacional, incluindo os setores primário, industrial, serviços, retalho, grossistas, operadores logísticos, setor público e organizações não governamentais, bem como consultoras e empresas de tecnologias de informação em parceria com clientes.

Já a categoria PEL Academia pretende distinguir trabalhos académicos, cursos, programas de mestrado ou instituições de ensino que promovam a inovação e o conhecimento aplicado ao setor logístico, com impacto relevante na investigação e aplicabilidade prática nas empresas.

Por fim, a categoria PEL StartUpp reconhece projetos empreendedores com um produto mínimo viável e forte componente de inovação tecnológica aplicada à logística, nomeadamente nas áreas de armazém, última milha, transportes, logística de produção ou soluções digitais com impacto nos processos logísticos.

As candidaturas decorrem até ao próximo dia 2 de maio.

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Logística

DHL Group cria parceria com ONU para melhorar a logística humanitária

O DHL Group e a Organização Internacional para as Migrações assinaram um acordo de parceria global para aprimorar a logística humanitária e os projetos de assistência.

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A colaboração entre o DHL Group e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) abrange iniciativas em várias regiões, com projetos no Quénia, Líbano, Sudão e Turquia, bem como programas de capacitação planeados para a Grécia e o Panamá.

O novo acordo estabelece uma estrutura legal formal para a colaboração, minimizando potenciais entraves e permitindo uma coordenação eficaz em diversos projetos, informa a DHL  num comunicado, onde acrescent que  o seu programa GoHelp “expande os esforços de preparação e resposta a catástrofes, otimizando a entrega de ajuda e a resiliência das comunidades”.

“Esta parceria fortalece o nosso compromisso com a logística humanitária, aperfeiçoando a nossa capacidade de coordenar e gerir respostas, garantindo que a ajuda crucial chega a quem precisa,” afirmou Mayyada Ansari, global head of GoHelp – Disaster Preparedness & Response.

“A nossa parceria com a DHL exemplifica a nossa dedicação partilhada em apoiar aqueles que mais necessitam em tempos de crise,” declarou Catalina Devandas, IOM director general representative and senior director for Partnerships, Advocacy, and Communications.

Um exemplo desta colaboração ocorreu em 2024, quando as inundações no Quénia deslocaram milhares de pessoas e comprometeram o acesso à água potável. O DHL GoHelp garantiu que 1000 filtros de água, essenciais para fornecer água potável, doados pelos EUA chegassem ao Quénia. O DHL GoHelp coordenou o projeto, enquanto a sua equipa de resposta a desastres no Quénia auxiliou na montagem e distribuição dos kits de filtros às comunidades afetadas.

 

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Logística

Grupo Paulo Duarte premeia desempenho de motoristas

O Grupo Paulo Duarte acaba de lançar os prémios Best Driver Paulo Duarte, uma iniciativa anual que pretende reconhecer e premiar os motoristas pelo desempenho de excelência das suas funções.

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Trata-se de mais uma iniciativa do Grupo, criada no âmbito do trabalho desenvolvido pelo departamento de ECO-Drive e Gestão de Eficiência, para reforçar o seu compromisso com a valorização das Pessoas, a segurança rodoviária, a sustentabilidade e a eficiência das operações.

“Esta iniciativa é mais uma oportunidade para reconhecermos os motoristas que conseguem manter um nível de desempenho elevado, e constante ao longo do ano, e em simultâneo para motivarmos outros a melhor a sua performance”, sublinha António Paulo Duarte, CEO do Grupo Paulo Duarte.

Atrair, motivar e fixar bons trabalhadores é fundamental, principalmente “no atual panorama do setor dos transportes, onde a escassez de mão de obra e a exigência por maior eficiência são desafios constantes”, acrescenta. “A consciencialização rodoviária e a formação contínua são pilares fundamentais para um setor mais seguro, eficiente e atrativo”, sublinha ainda.

A distinção dos motoristas é realizada com base numa avaliação conjunta de diferentes indicadores nomeadamente média anual de pontuação de performance e de consumo, registo de sinistros, infrações laborais, entre outros. O objetivo destes prémios passa não só por reconhecer os profissionais que se destacam pelo seu desempenho, mas, também, incentivar uma condução mais eficiente e segura, contribuindo para um setor mais profissionalizado e atrativo.

Além destes prémios anuais, o Grupo Paulo Duarte premeia mensalmente os motoristas pelo seu nível de desempenho, estratégia que visa reforçar a importância da melhoria contínua e da motivação dos seus motoristas

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Logística

Luís Simões e Reta distinguidas com o Estatuto Inovadora Evolution 2024

O reconhecimento foi concedido pela Cotec Portugal às duas empresas pelo seu compromisso para com a Inovação e a Sustentabilidade.

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A Luís Simões e a Reta – Serviços Técnicos e Rent-a-Cargo, S.A., empresa líder na venda, aluguer, manutenção e reparação de veículos de transporte, pertencente ao Grupo Luís Simões, foram distinguidas com o Estatuto Inovadora Evolution 2024, um reconhecimento atribuído pela Cotec Portugal.

A Cotec Portugal tem vindo a destacar as empresas com maior capacidade de inovação e impacto sustentável na economia através de diversos reconhecimentos. Esta mais recente distinção, outorgada pela primeira vez nesta edição de 2024, segue um rigoroso processo de avaliação baseado na norma VSME/ESRS, e é concedida a empresas que demonstrem compromisso inequívoco com a Inovação e Sustentabilidade e que contribuam ativamente para a transformação e competitividade da economia nacional.

“Receber o Estatuto Inovadora Evolution 2024 reflete o compromisso da LS para com inovar de forma sustentável, aliando tecnologia, eficiência e responsabilidade ambiental para oferecer um serviço de excelência aos nossos clientes. Continuaremos a investir no futuro da logística com soluções que estejam cada vez mais alinhados com estes dois pilares incontornável da nossa estratégia (Sustentabilidade e Inovação), e que ao mesmo tempo contribuam para o desenvolvimento do setor e da economia nacional,” afirmou António Fernandes, diretor de Inovação de Projetos da Luís Simões.

“Este reconhecimento da Cotec reforça a aposta da Reta na implementação de soluções tecnológicas avançadas e na otimização de processos, com o objetivo de oferecer aos nossos clientes serviços de manutenção e reparação mais eficientes, seguros e sustentáveis. Este prémio motiva-nos a continuar a investir em soluções que contribuam para a evolução do setor e para um futuro mais sustentável,” sublinhou Rui Simões, administrador da Reta.

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Logística

A celebrar 17 Anos a Rotom Portugal conquista dupla distinção da Scoring

A empresa foi nomeada uma das 10 melhores PME do setor de madeiras a nível nacional e também uma das 10 melhores PME na região de Leiria.

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Distinguida em 2023 com o título de PME Excelência, a Rotom Portugal está a celebrar 17 anos e recebeu agora duas importantes distinções da Scoring: foi considerada uma das 10 melhores PME do setor de madeiras a nível nacional e também uma das 10 melhores PME na região de Leiria.

“Este é um marco importante para a nossa empresa, especialmente ao celebrarmos 17 anos de história em Portugal. Estar entre as 10 melhores PME do setor de Madeiras em Portugal e da região de Leiria é um reconhecimento que reflete o trabalho árduo, a inovação constante e o compromisso com a qualidade que a nossa equipa tem demonstrado ao longo dos anos”, sublinhou Miguel Correia, gerente da Rotom Portugal.

“Estas distinções são fruto do esforço coletivo da nossa equipa, dos nossos parceiros e da confiança que os nossos clientes depositam em nós. A Rotom Portugal tem se destacado por fornecer soluções logísticas inovadoras e de alta qualidade, sempre com foco na sustentabilidade e na adaptação às necessidades do mercado. Este reconhecimento pela SCORING reforça o nosso compromisso em continuar a crescer e contribuir para o desenvolvimento económico da nossa região e do país”, acrescentou o responsável.
A Scoring reconheceu o desempenho financeiro da Rotom Portugal, destacando a sua capacidade “de superar os desafios do mercado e de se manter na vanguarda do setor logístico”. A distinção como uma das melhores PME da Região de Leiria é particularmente significativa para a empresa, “já que a região é estratégica para o crescimento económico de Portugal”, destaca num comunicado.

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Logística

ID Logistics com receitas de 3.271 milhões de euros em 2024

A ID Logistics anunciou os resultados para 2024, com as receitas a subirem 19,1% para 3.271 milhões de euros e um lucro operacional subjacente a aumentar 17,5% para 147,8 milhões. 

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A ID Logistics registou em 2024 um volume de negócios de 3.271 milhões de euros, um aumento de 19,1% em relação a 2023. Este resultado inclui as receitas da Spedimex, uma empresa adquirida na Polónia e consolidada desde 1 de junho de 2023. Retirado este efeito e um impacto cambial ligeiramente desfavorável em 2024, o crescimento é de +17,2% numa base comparável em relação a 2023.
Em França, país que representa 27% das receitas do Grupo, a atividade acelerou ao longo do ano, beneficiando de numerosos novos projetos, e tendo registado um crescimento de 5% em 2024, incluindo +15,0% no quarto trimestre de 2024. No resto da Europa, (48% das receitas do Grupo), o crescimento foi robusto, com um aumento de 16,8% numa base comparável, impulsionado em particular pela Polónia, Espanha e pelo primeiro ano completo de operações no Reino Unido.
Já nos Nos Estados Unidos (17% do volume de negócios do Grupo), “a dinâmica continua muito forte, com um crescimento de 39,3% numa base comparável, confirmando todo o potencial desta região”, informa a ID Logistics.  Nos outros países (8% das receitas do Grupo), as receitas também registaram um aumento de 24,9% numa base comparável, beneficiando de um forte efeito cambial na Argentina e da abertura de novas instalações no Brasil.
A ID Logistics abriu 26 novos centros em 2024, que se apresentou como “um ano de forte crescimento em todos os indicadores financeiros e não financeiros da ID Logistics”, destacou o presidente e CEO da empresa. “Todas as regiões geográficas contribuíram para o crescimento do Grupo, com uma dinâmica de receitas particularmente forte nos Estados Unidos. Prevê-se que esta boa tendência se mantenha em 2025. O Grupo está igualmente empenhado em aumentar a produtividade dos projetos recentemente lançados. Dada a sua excelente capacidade de investimento, a ID Logistics confirma a sua vontade de efetuar aquisições nos próximos trimestres”, acrescentou Eric Hémar.
A participação do grupo no resultado líquido ascende a 52,8 milhões de euros (+15,2 %)
O resultado líquido do grupo em 2024 ascendeu a 52,8 milhões de euros, em comparação com os 52,1 milhões de euros reportados em 2023, tendo beneficiado de uma receita não recorrente de 7,1 milhões de euros (reversão do earn-out de uma aquisição). Ajustado desta receita não corrente, o resultado líquido aumentou 15,2 %. Os custos de financiamento líquidos ascenderam a 31,2 milhões de euros, mais 3 milhões de euros do que em 2023. As outras receitas e despesas financeiras totalizaram 36,2 milhões de euros, correspondendo principalmente à parte da despesa financeira reconstituída sobre as rendas pagas pelos armazéns e equipamentos utilizados (aplicação da IFRS 16). Estes custos estão a aumentar em função do crescimento do Grupo.
De referir ainda que em 2024, as atividades do Grupo geraram 390,4 milhões de euros em caixa, um aumento de 9,4 % em relação a 2023, tendo em conta os investimentos operacionais. Mais de 80% destes investimentos dizem respeito ao início de atividade de novas instalações e representam uma subida de 18,4 milhões de euros em relação a 2023, para 91,3 milhões de euros.
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Fotografia de aquivo
Logística

Tendências e inovação em destaque na Empack e Logistics & Automation Porto

A 9.ª edição da Empack e Logistics & Automation Porto regressa à Exponor, em Matosinhos, nos dias 9 e 10 de abril de 2025, reunindo mais de 70 players nacionais e internacionais da fileira da embalagem, intralogística, logística e transporte. 

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Com um espaço expositivo ampliado, a Empack e Logistics & Automation Porto 2025 aposta na diversificação da oferta e na criação de oportunidades de negócio. A edição anterior contou com mais de 3.000 decisores e profissionais do setor, incluindo CEOs, diretores de logística e gestores de embalagem. Este ano, o evento procura consolidar a sua relevância no ecossistema industrial, proporcionando um palco privilegiado para novas parcerias e negócios estratégicos.

Entre as empresas já confirmadas estão Auchan Retail, CTT, Bosch, Torsa, Euskopack, TGW, Rajá, FDI Quality, Ribawood, Anflor, Store & Go, NC Solutions, Panelchock, Signode, Craemer e Forankra, entre outras.

Programação dinâmica e foco na inovação

Além da exposição, a feira contará com um programa de debates e conferências, reunindo cerca de 30 especialistas para abordar tendências emergentes e desafios do setor. Em destaque estará a logística na indústria têxtil do futuro, em colaboração com a APLOG – Associação Portuguesa de Logística, bem como outros painéis focados na sustentabilidade, automação e transformação digital.

As duas salas para estas conferências serão patrocinadas pela DHL e Panattoni.

Para aproximar os visitantes das soluções mais inovadoras do mercado, a organização introduziu os Innovation Tours, visitas guiadas que permitirão um contacto direto com as principais inovações dos expositores.

Andrea Iorio é keynote speaker

Reconhecido internacionalmente pela sua abordagem à transformação digital, inteligência artificial, inovação e empreendedorismo, Andrea Iorio irá intervir a 9 de abril, explorando o tema “Inteligência Híbrida: as novas competências profissionais na era da Inteligência Artificial”.

Com uma carreira consolidada em empresas tecnológicas e multinacionais – incluindo funções como Head do Tinder na América Latina e Chief Digital Officer da L’Oréal Brasil –, Andrea Iorio é hoje professor de MBA, colunista na MIT Technology Review Brasil e host do podcast “Vem A.I.”, da NVIDIA Brasil.

Na sua intervenção, Andrea Iorio destacará a necessidade de um novo perfil profissional na Era Digital, capaz de desenvolver competências que complementem a tecnologia. Para o especialista, características como pensamento crítico e capacidade de questionamento serão determinantes para que os profissionais consigam impulsionar negócios num mundo cada vez mais digitalizado. A apresentação irá explorar os fundamentos da “Inteligência Híbrida”, trazendo exemplos concretos de estratégias e ações que podem ser implementadas para alinhar o capital humano com os avanços da inteligência artificial.

 

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Logística

Ford Trucks Portugal cresce 5% em 2024 e reforça presença no mercado

A Ford Trucks Portugal registou um crescimento de 5% na faturação em 2024, alcançando um volume de negócios de 82 milhões de euros.

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A trajetória ascendente da Ford Trucks em Portugal tem sido impulsionada pela diversificação da sua oferta e pelo compromisso com a proximidade ao cliente. Em 2024, a marca matriculou 376 veículos e vendeu 446 unidades, elevando para 1.656 o número total de veículos entregues no país desde 2019.

Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal, sublinha o sucesso da marca nos últimos cinco anos resulta da sua resiliência e compromisso com o mercado português: “tem sido um longo caminho nestes cinco anos. Implementar uma nova marca de veículos pesados em Portugal, um mercado altamente exigente, exigiu resiliência, proximidade com os clientes e um compromisso constante com a melhoria. O nosso sucesso está na força da nossa equipa, dos concessionários e na confiança que construímos diariamente com os nossos clientes. Adotamos uma estratégia de crescimento consolidado e constante, assegurando um nível reduzido de risco. O nosso compromisso com os nossos acionistas (shareholders) reflete-se na nossa abordagem financeira sustentável, garantindo um crescimento equilibrado e um posicionamento robusto no mercado a longo prazo.”.

Um dos marcos mais importantes do ano foi o lançamento da nova Gama F-LINE, que introduziu um motor e uma transmissão Ecotorq focados no equilíbrio entre desempenho, potência, durabilidade e eficiência de consumo.

Ainda em 2024, a Ford Trucks atingiu um feito significativo ao vender o seu 500.º camião a um único cliente, a TJA – Transportes J. Amaral SA, uma das principais empresas de transportes e logística em Portugal e na Europa.

Para reforçar o suporte aos clientes, a Ford Trucks Portugal conta atualmente com oito pontos de assistência em Alverca do Ribatejo, Albergaria-a-Velha, Loulé, Meirinhas, Vilar do Pinheiro, Viseu, Braga e Funchal (Madeira). Em julho deste ano, será inaugurado um novo centro em Vila Nova de Gaia, elevando para nove o total de unidades de assistência no país, avança a empresa em comunicado.

O crescimento da empresa reflete-se também no aumento da equipa, que já conta com 56 colaboradores, número que a marca pretende continuar a expandir.

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Logística

Dachser apresenta serviços integrados para vinhos e bebidas espirituosas na ProWein

Multinacional aposta em soluções logísticas especializadas para a indústria do vinho e bebidas espirituosas.

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A Dachser vai estar presente na ProWein 2025, de 16 a 18 de março, em Düsseldorf. No pavilhão 4, stand D18, a empresa apresentará as suas soluções logísticas globais para este setor, incluindo transporte de aprovisionamento e distribuição, serviços de logística contratual e gestão aduaneira.

“A nossa gama de serviços é tão sofisticada como os vinhos e bebidas espirituosas do mundo”, afirma Stefan Käufer, key account manager da Dachser Food Logistics.

“Na ProWein, queremos falar com os vários produtores e retalhistas de vinho e bebidas espirituosas e apresentar-nos como um parceiro logístico integrado, internacional e fiável. Com a nossa capacidade inovadora e experiência em logística, combinadas com qualidade superior, flexibilidade e uma rede conectada, estamos muito bem posicionados”, acrescenta.

Sob o lema “Descubra o sabor de amanhã”, a Dachser contará com a presença de Martin Göbl, professor de Administração de Empresas e sommelier certificado, que conduzirá provas comparativas de vinhos do Velho e Novo Mundo. Durante a manhã, serão apresentados vinhos brancos, enquanto a tarde será dedicada aos vinhos tintos.

Os vinhos do Velho Mundo terão origem na Europa, enquanto os do Novo Mundo representarão regiões como América do Sul, Oceânia e África do Sul.

“Ao interligar estreitamente os serviços dos nossos segmentos de negócio de Road Logistics e Air & Sea Logistics, conseguimos oferecer aos nossos clientes soluções integradas eficientes e sem interrupções”, afirma Stefan Behrendt, Managing Director da Dachser Food Logistics, resumindo a estratégia de crescimento internacional. Refira-se, igualmente, que, este ano e pela primeira vez, dois colaboradores da Dachser da Argentina estarão presentes no stand da multinacional.

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Logística

Portuguesa Homycasa instala-se no Panattoni Park Porto Valongo

Com um total de 76.209 m² distribuídos por dois armazéns, o hub logístico está localizado a 25 minutos do centro do Porto.

A Panattoni, promotora imobiliária líder do setor logístico-industrial, arrendou a última fração de 7.500 m² no parque multi-inquilino Panattoni Park Porto Valongo à Homycasa, empresa portuguesa especializada em mobiliário e decoração. Com um total de 76.209 m² distribuídos por dois armazéns, este parque logístico apresenta-se como o maior projeto logístico construído a risco (sem cliente para ocupar) no norte de Portugal.

“É um prazer contar com a Homycasa no Panattoni Park Porto Valongo. A sua escolha reflete a capacidade da Panattoni Iberia em oferecer soluções logísticas adaptadas a empresas em crescimento, contribuindo para a sua eficiência e expansão”, afirma Gustavo Cardozo, diretor geral da Panattoni Iberia. O acordo com a Homycasa reforça a presença da empresa no país, uma vez que representa o último arrendamento disponível no armazém norte, que tem uma área total de 26.400 m². O armazém sul conta com uma extensão de 49.734 m², dos quais 37.000 m² estão disponíveis, a partir de 14.000 m².

Implantado a 25 minutos do centro do Porto e com acesso direto às autoestradas A41 e A4, o Panattoni Park Porto Valongo apresenta um design sustentável, apoiado pela certificação Breem Very Good, iluminação Led de baixo consumo e estações de carregamento para veículos elétricos.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

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