Auchan lança detergente ecológico feito a partir de óleo alimentar usado made in Portugal
Uma garrafa de óleo alimentar usado por ser transformado num detergente de limpeza doméstica? A resposta é afirmativa. A Auchan lançou uma gama de detergentes produzidos a partir de óleo vegetal usado, da marca ECOX, disponível em três versões: para a loiça, roupa e multiusos

Rita Gonçalves
Vinhos de Portugal 2025 reúne 1300 referências na disputa pelo título de melhor do ano
Clube de Ténis do Porto recebe Torneio CTP Torrié Coffee 2025
Centromarca manifesta preocupação com tarifas e lembra: “Força e integridade do mercado único da UE nunca foram tão essenciais”
Expocosmética regressa este mês à Exponor
Inovação portuguesa cria o primeiro arroz 100% nacional
Sport Zone reinaugura segunda maior loja do país no CascaiShopping
Salutem volta a apoiar a Corrida Sempre Mulher
Entregas não domiciliárias da InPost premiadas como ‘Melhor Serviço do Ano’
Quatro portugueses são finalistas dos World Food Photography Awards
Loja Continente GaiaShopping transformada para uma experiência de compra “cada vez mais positiva e inclusiva”
Uma garrafa de óleo alimentar usado pode ser transformado num detergente de limpeza doméstica? A resposta é afirmativa. A ECOX criou uma gama de detergentes produzidos a partir de óleo vegetal usado, já disponível em três versões (para a loiça, roupa e multiusos) nos pontos de venda da Auchan.
A utilização de óleos alimentares na preparação das refeições é um hábito enraizado entre os portugueses, o que gera uma enorme quantidade de resíduos, que acabam por ser desperdiçados. Para mitigar este problema, promovendo a circularidade dos óleos alimentares usados e diminuindo o desperdício, a ECOX desenvolveu os novos detergentes, a “alternativa ideal para valorizar este recurso, tornando-o mais rentável e garantindo uma limpeza eficiente”, salienta a retalhista de origem francesa, em comunicado.
A fórmula líquida, desenvolvida pela Universidade de Coimbra, reúne ingredientes como o glicerol e ácidos gordos, transformando os resíduos num “produto útil e amigo do ambiente”.
Também as embalagens dos detergentes, que se caracterizam pela sua versatilidade (a mesma embalagem pode servir para diferentes produtos e aplicações), apresentam design ecológico. Foram pensadas e criadas para terem um menor impacto em todas as fases da cadeia de abastecimento, desde a produção, passando pelo enchimento até ao transporte, sublinha a empresa.
“Este packaging, 50% feito a partir de material reciclado, está capacitado para suportar uma volumetria de 850ml, algo que o torna diferenciador de outras embalagens no mercado”, termina.
Notícia corrigida a 07/02. Informados incorretamente por um comunicado de imprensa da Auchan, indicámos na primeira versão da notícia que foi a Auchan que desenvolveu este detergente ecológico quando, na verdade, foi a ECOX. Pelo sucedido, pedimos desculpa aos leitores e à ECOX.