Auchan lança detergente ecológico feito a partir de óleo alimentar usado made in Portugal
Uma garrafa de óleo alimentar usado por ser transformado num detergente de limpeza doméstica? A resposta é afirmativa. A Auchan lançou uma gama de detergentes produzidos a partir de óleo vegetal usado, da marca ECOX, disponível em três versões: para a loiça, roupa e multiusos

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Uma garrafa de óleo alimentar usado pode ser transformado num detergente de limpeza doméstica? A resposta é afirmativa. A ECOX criou uma gama de detergentes produzidos a partir de óleo vegetal usado, já disponível em três versões (para a loiça, roupa e multiusos) nos pontos de venda da Auchan.
A utilização de óleos alimentares na preparação das refeições é um hábito enraizado entre os portugueses, o que gera uma enorme quantidade de resíduos, que acabam por ser desperdiçados. Para mitigar este problema, promovendo a circularidade dos óleos alimentares usados e diminuindo o desperdício, a ECOX desenvolveu os novos detergentes, a “alternativa ideal para valorizar este recurso, tornando-o mais rentável e garantindo uma limpeza eficiente”, salienta a retalhista de origem francesa, em comunicado.
A fórmula líquida, desenvolvida pela Universidade de Coimbra, reúne ingredientes como o glicerol e ácidos gordos, transformando os resíduos num “produto útil e amigo do ambiente”.
Também as embalagens dos detergentes, que se caracterizam pela sua versatilidade (a mesma embalagem pode servir para diferentes produtos e aplicações), apresentam design ecológico. Foram pensadas e criadas para terem um menor impacto em todas as fases da cadeia de abastecimento, desde a produção, passando pelo enchimento até ao transporte, sublinha a empresa.
“Este packaging, 50% feito a partir de material reciclado, está capacitado para suportar uma volumetria de 850ml, algo que o torna diferenciador de outras embalagens no mercado”, termina.
Notícia corrigida a 07/02. Informados incorretamente por um comunicado de imprensa da Auchan, indicámos na primeira versão da notícia que foi a Auchan que desenvolveu este detergente ecológico quando, na verdade, foi a ECOX. Pelo sucedido, pedimos desculpa aos leitores e à ECOX.