VINHOS E ENOTURISMO DAS REGIÕES DE LISBOA E DA PENÍNSULA DE SETÚBAL EM GRANDE NO PÁTIO DA GALÉ
“Vinhos no Pátio” regressa de 9 a 11 de dezembro
O Vinhos no Pátio, no Pátio da Galé, está de volta para três dias onde podem ser provados mais de 200 vinhos, contactar com propostas diversificadas de enoturismo, participar em workshops […]
Ana Rita Almeida
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Salutem lança Mini Tortitas com dois novos sabores
LIGARTE by Casa Ermelinda Freitas chega às prateleiras da Auchan para promover inclusão social
Portugal não tem falta de água, não está é a saber geri-la como deve ser
O Vinhos no Pátio, no Pátio da Galé, está de volta para três dias onde podem ser provados mais de 200 vinhos, contactar com propostas diversificadas de enoturismo, participar em workshops e masterclasses e fazer uma pausa para petiscar.
A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e as Comissões Vitivinícolas Regionais de Lisboa e da Península de Setúbal retomam o evento Vinhos no Pátio, onde os grandes nomes das duas regiões reúnem-se e partilham o palco e mostram a uma abrangência de públicos os mais recentes lançamentos, por entre as referências icónicas e as estreias absolutas.
Os provadores da Revista de Vinhos, Célia Lourenço e Manuel Moreira, conduzem masterclasses e workshops diários, estando igualmente em funcionamento permanente os espaços de restauração Can the Can e do chefe Miguel Castro e Silva.
O evento arranca sexta-feira, dia 9 de dezembro, pelas 17:00.
A primeira masterclass está marcada para as 17:30, reservada a profissionais da hotelaria e turismo, e vai abordar algumas “Raridades de Lisboa e de Setúbal”, vinhos de castas como Moscatel Roxo, Tinta Miúda, Ramisco, Tamarez, Vital, entre outras, que reforçam o sentido de palavras como autenticidade ou diversidade.
Numa segunda masterclass (20:00), já disponível para o público em geral, o tema será “Lisboa, o nervo atlântico”, onde serão sublinhados os solos, o relevo ondulado de uma multiplicidade de encostas e consequentes exposições solares, a proximidade ao oceano e as brisas salgadas, a influência das serras, todo este conjunto de fatores que contribui para a frescura, boa acidez natural, mineralidade e potencial de longevidade dos vinhos da região. Ainda no primeiro dia será concretizado o workshop “Lisboa e Setúbal, vinhos das areias e vinhos de calcário” (19:00).
Sábado, entre as 15:00 às 22:00, mais inciciativas. A primeira masterclass será a “Grande Prova de Moscatéis de Setúbal” (16:00), que “seduzem pelos aromas encantadores, que surpreendem pelo equilíbrio entre doçura e frescura notabilizando o ofício da enologia pela perenidade que lhe é transmitida pela arte do lote e do estágio”.
“Quando duas regiões casaram com o mundo” (19:00) será a segunda masterclass desse segundo dia e irá versar sobre vinhos obtidos a partir de castas ditas internacionais, que resultam em exemplares francamente surpreendentes.
Dois workshops apresentam outros tantos desafios: “Castelão de Lisboa, Castelão de Setúbal: descubra as diferenças” (17:30) e “Vinhos para o Natal: Lisboa e Setúbal no sapatinho!”, (19:30).
O sábado termina com sonoridades de jazz vintage e a atuação ao vivo do coletivo 24 Robbers Swing Trio.
Domingo (das 14 às 19 horas), a masterclass “Setúbal: o Castelão que é Periquita” (15:00) apresentará exemplares que comprovam a plasticidade de uma das grandes castas portuguesas e que, em Setúbal, é protagonista maior. “Caça ao Tesouro: as pérolas de Lisboa” (17:30) despertará certamente as consciências dos participantes nesta masterclass para a originalidades de vinhos como os Malvasia de Colares, os Carcavelos, os Medieval de Ourém e até a Aguardente da Lourinhã.
Vinhos no Pátio é uma organização da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa e da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, com apoio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e produção de Essência – Comunicação e Eventos.