VINHOS E ENOTURISMO DAS REGIÕES DE LISBOA E DA PENÍNSULA DE SETÚBAL EM GRANDE NO PÁTIO DA GALÉ
“Vinhos no Pátio” regressa de 9 a 11 de dezembro
O Vinhos no Pátio, no Pátio da Galé, está de volta para três dias onde podem ser provados mais de 200 vinhos, contactar com propostas diversificadas de enoturismo, participar em workshops […]
Ana Rita Almeida
Exportações da indústria alimentar e bebidas em 2024 ultrapassam valores de 2023
Intermarché é o patrocinador oficial da Taça da Liga Portugal
O Meu Super foi eleito Escolha do Consumidor
Telepizza lança nova gama de produtos
CoRe investe na Bolseira para fazer crescer a empresa em Portugal e na Europa
“A José Maria da Fonseca vai ser uma empresa muito mais internacional”
Izidoro é Escolha do Consumidor 2025 na gama Forno a Lenha
Personalização e investimento em tecnologia são tendências no retalho em 2025
Vítor Hugo Gonçalves: “Estamos constantemente a medir a eficiência da nossa linha”
Pós-Graduação em Sustentabilidade e Inovação em Frutos Secos abre candidatura à 2ª fase
O Vinhos no Pátio, no Pátio da Galé, está de volta para três dias onde podem ser provados mais de 200 vinhos, contactar com propostas diversificadas de enoturismo, participar em workshops e masterclasses e fazer uma pausa para petiscar.
A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e as Comissões Vitivinícolas Regionais de Lisboa e da Península de Setúbal retomam o evento Vinhos no Pátio, onde os grandes nomes das duas regiões reúnem-se e partilham o palco e mostram a uma abrangência de públicos os mais recentes lançamentos, por entre as referências icónicas e as estreias absolutas.
Os provadores da Revista de Vinhos, Célia Lourenço e Manuel Moreira, conduzem masterclasses e workshops diários, estando igualmente em funcionamento permanente os espaços de restauração Can the Can e do chefe Miguel Castro e Silva.
O evento arranca sexta-feira, dia 9 de dezembro, pelas 17:00.
A primeira masterclass está marcada para as 17:30, reservada a profissionais da hotelaria e turismo, e vai abordar algumas “Raridades de Lisboa e de Setúbal”, vinhos de castas como Moscatel Roxo, Tinta Miúda, Ramisco, Tamarez, Vital, entre outras, que reforçam o sentido de palavras como autenticidade ou diversidade.
Numa segunda masterclass (20:00), já disponível para o público em geral, o tema será “Lisboa, o nervo atlântico”, onde serão sublinhados os solos, o relevo ondulado de uma multiplicidade de encostas e consequentes exposições solares, a proximidade ao oceano e as brisas salgadas, a influência das serras, todo este conjunto de fatores que contribui para a frescura, boa acidez natural, mineralidade e potencial de longevidade dos vinhos da região. Ainda no primeiro dia será concretizado o workshop “Lisboa e Setúbal, vinhos das areias e vinhos de calcário” (19:00).
Sábado, entre as 15:00 às 22:00, mais inciciativas. A primeira masterclass será a “Grande Prova de Moscatéis de Setúbal” (16:00), que “seduzem pelos aromas encantadores, que surpreendem pelo equilíbrio entre doçura e frescura notabilizando o ofício da enologia pela perenidade que lhe é transmitida pela arte do lote e do estágio”.
“Quando duas regiões casaram com o mundo” (19:00) será a segunda masterclass desse segundo dia e irá versar sobre vinhos obtidos a partir de castas ditas internacionais, que resultam em exemplares francamente surpreendentes.
Dois workshops apresentam outros tantos desafios: “Castelão de Lisboa, Castelão de Setúbal: descubra as diferenças” (17:30) e “Vinhos para o Natal: Lisboa e Setúbal no sapatinho!”, (19:30).
O sábado termina com sonoridades de jazz vintage e a atuação ao vivo do coletivo 24 Robbers Swing Trio.
Domingo (das 14 às 19 horas), a masterclass “Setúbal: o Castelão que é Periquita” (15:00) apresentará exemplares que comprovam a plasticidade de uma das grandes castas portuguesas e que, em Setúbal, é protagonista maior. “Caça ao Tesouro: as pérolas de Lisboa” (17:30) despertará certamente as consciências dos participantes nesta masterclass para a originalidades de vinhos como os Malvasia de Colares, os Carcavelos, os Medieval de Ourém e até a Aguardente da Lourinhã.
Vinhos no Pátio é uma organização da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa e da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, com apoio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e produção de Essência – Comunicação e Eventos.