IVDP leva 20 empresas a Londres para promover o Vinho do Porto
Será uma grande prova de Vinhos do Porto destinada a profissionais, retalhistas, sommeliers, imprensa e bloggers especializados e vai ter lugar a 29 de novembro, em Londres, numa ação que […]

Ana Rita Almeida
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
Será uma grande prova de Vinhos do Porto destinada a profissionais, retalhistas, sommeliers, imprensa e bloggers especializados e vai ter lugar a 29 de novembro, em Londres, numa ação que marca, cinco anos depois, o regresso destas grandes iniciativas a um mercado que é tradicionalmente consumidor de Vinho do Porto.
O acontecimento, da responsabilidade do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, IP (IVDP), vai contar com a participação de vinte empresas, que apresentarão várias das suas melhores referências, entre as quais se contam algumas das novas categorias, designadamente Vinho do Porto Tawny 50 anos e Vinho do Porto Branco 50 anos, a que se junta, para os vinhos com mais de 80 anos, a categoria Very Very Old Tawny Port. Em prova, no histórico The Charterhouse, estarão mais de 160 vinhos, que mostrarão toda a diversidade do Douro.
O presidente do IVDP, Gilberto Igrejas, considera que “há um peso histórico-cultural de mais de três séculos entre o vinho do Porto e o mercado inglês que convém cimentar. É – e será sempre – um mercado preferencial”.
Esta deslocação do IVDP à capital britânica ficará igualmente marcada pela Final do Concurso Master of Port, que irá selecionar o primeiro representante do Reino Unido a poder ostentar esse galardão.
O epíteto Master of Port é um dos principais títulos na certificação de um profissional sommelier, em termos de Vinho do Porto, e o IVDP tem realizado vários concursos do género em países considerados estratégicos para o consumo.
Gilberto Igrejas sustenta que “o Master of Port como que certifica um embaixador de Vinho do Porto, alguém que está habilitado a contar a sua história, propor harmonizações, dar dicas sobre os momentos de consumo, temperatura dos vinhos ou o melhor copo para o saborear. Em síntese, alguém que ficará indelevelmente ligado à Região Demarcada do Douro e à valorização do Vinho do Porto no mundo.”